domingo, 17 de fevereiro de 2008

PEDRO PASSOS COELHO DÁ FORMAÇÃO POLÍTICA A JOVENS A CONVITE DA DISTRITAL DA JSD

Cerca de 60 jovens encheram a Casa do Brasil,em Santarém, para ouvir Pedro Passos Coelho.



Pedro Passos Coelho, antigo Presidente da JSD, veio a Santarém para um debate com jovens a convite da Distrital da JSD. Na tarde do passado sábado, dia 16 de Fevereiro, cerca de 60 jovens, encheram a Casa do Brasil debater sobre “Políticas para a Juventude e Participação dos Jovens na Democracia” e ouvir Pedro Passos Coelho, que aceitou o desafio de falar sobre as políticas para a juventude que implementaria se fosse actualmente governante.

No estilo irreverente e polémico que lhe é próprio, manifestou-se contra a existência de uma política global integrada para a juventude, por considerar que as medidas destinadas aos jovens são transversais a várias áreas de governação, devendo ser implementadas de forma coerente, e não de forma sectária. Em sua opinião, uma tal política integrada, “além de inviável é impraticável”.

Após fazer uma resenha histórica da sua experiência, e apesar de estar afastado há largos anos das matérias ligadas à juventude, este “pai” de 43 anos considera que os problemas mais importantes para os jovens são hoje diferentes do que eram no seu tempo. Actualmente, a habitação, o emprego e a qualificação/educação são as principais preocupações dos jovens.

O problema do trabalho e emprego foi destacado como o mais preocupante. Assiste-se a uma gritante desadequação entre formação e necessidades do mercado de trabalho, que dá origem a situações difíceis de desemprego e precariedade no trabalho. Medidas de incentivo à contratação de jovens e de seriedade na avaliação dos cursos são, em sua opinião, determinantes para inverter os números.

Considera que um dos principais problemas dos jovens no mercado de trabalho decorre da degradação da qualidade do ensino que “já não ensina a pensar”, antes “treina a malta para resolver situações paradigmáticas”, dando “mais importância à memória do que à inteligência e ao raciocínio”, o que só prejudica a competitividade dos jovens portugueses.


Em tom provocatório defendeu que os jovens devem organizar-se de forma a encontrarem e proporem soluções para o que consideram ser os seus problemas, em vez que estarem à espera que o Estado os resolva por si. “Se não estão bem devem romper com a situação e procurar soluções”, afirmou. Devem exigir uma educação diferente, mais exigente, dando como exemplo de facilitismo e fraude intelectual o programa “Novas oportunidades”, que vai custar milhões ao Estado, sem que a isso corresponda verdadeira formação das pessoas. O debate que se seguiu foi bastante participado e animado.

Finalmente, questionado sobre a participação dos jovens em Democracia, Pedro Passos acabou por afirmar que os sistemas tradicionais de participação democrática estão a esgotar-se e não atraem os cidadãos, correndo mesmo o risco de desaparecer. Torna-se cada vez mais inevitável o ajustamento dos modelos de participação, podendo, nesta matéria, os jovens ser um motor de mudança.

Esta formação contou com a presença do actual Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, que congratulou a iniciativa, tendo a Presidente Distrital da JSD, Vânia Neto, anunciado que será para continuar, e que já no próximo dia 23 de Fevereiro, a Distrital da JSD participa no Seminário Internacional sobre Juventude e Cidadania Política, organizado pela FAJUDIS, no Auditório do IPJ em Santarém.