quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Seminário Internacional organizado pela FAJUDIS - Juventude e Cidadania Politica


JSD DISTRITAL PARCEIRA NO PROJECTO “PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA DEMOCRACIA”
A Distrital da JSD de Santarém associou-se, desde a primeira hora, como parceira a convite da FAJUDIS – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém numa candidatura que apresentaram ao Programa Juventude em Acção, Medida 3.2. com o Projecto “Participação Juvenil na Democracia”.
O projecto visa promover o intercâmbio de experiências e boas práticas no domínio da Juventude, da cidadania e da participação juvenil, no âmbito da educação não formal, com a finalidade de desenvolver parcerias e redes duradouras entre organizações de juventude da Europa, África e América Latina. Participam no projecto associações de cinco países: Hungria, Brasil, Cabo Verde, Costa Rica e El Salvador.
O projecto será desenvolvido durante o ano de 2008, através do desenvolvimento de um conjunto de actividades que torne possível aprofundar a questão da democracia e melhorar o processo democrático, incutindo uma maior atitude participativa nos jovens.
A primeira iniciativa do projecto decorre em Portugal de 21 a 27 de Fevereiro, sendo o momento alto o Seminário Internacional, que decorrerá no dia 23 de Fevereiro no Auditório do IPJ, com a presença dos representantes de todas as associações estrangeiras parceiras do projecto e de representantes das Juventudes partidárias. O tema do Seminário será “Juventude e Cidadania Política” e a síntese e encerramento dos trabalhos sobre o Papel dos Jovens na Democracia estará a cargo do Eurodeputado Carlos Coelho.