terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

«Portugueses vivem pior do que há dois anos»

Faz hoje dois anos que o Partido Socialista ganhou as eleições. Dois anos de Governo do Eng.º Sócrates são caracterizados por 5 resultados muito claros:

- Mais Desemprego – 73 novos desempregados por dia. Mais de 458 mil Portugueses sem emprego. A taxa de desemprego mais alta dos últimos 20 anos. Milhares de jovens licenciados sem conseguirem um emprego. O Primeiro-Ministro prometeu solenemente criar 150 mil novos postos de trabalho. O que assistimos todos os dias é à destruição de empregos e ao aumento do desemprego.

- Mais Impostos – em 2 anos Portugal registou o maior aumento de impostos de sempre. Em média, cada português paga hoje mais 330 Euros de impostos do que pagava há dois anos atrás (mais de 66 contos na moeda antiga). Este Governo é o campeão no aumento de impostos. Tudo ao contrário do que foi prometido. É este brutal aumento de impostos que prejudica gravemente a vida das pessoas e penaliza fortemente a actividade das empresas.

- Uma Saúde mais Cara e mais Difícil. A Saúde está hoje pior do que estava há 2 anos atrás. A Saúde está hoje mais cara, mais difícil e mais distante das pessoas. O caso dos medicamentos é o mais preocupante de todos. Em 2 anos, o preço dos medicamentos subiu 6,6%. Mais de 300 medicamentos deixaram de ser comparticipados pelo Estado. Os medicamentos genéricos, tão eficazes quanto os outros e mais baratos, depois de uma grande subida entre 2002 e 2004, estagnaram. Os idosos, os pensionistas e os reformados são os mais atingidos, por este aumento dos medicamentos. Um Governo dito Socialista pratica, assim, no domínio da Saúde, uma das maiores injustiças sociais.

- Combustíveis mais Caros – fruto dos vários aumentos de impostos sobre os combustíveis, a gasolina está hoje mais cara 15% do que estava há dois anos atrás. Os outros combustíveis seguem a mesma tendência de subida. Temos dos combustíveis mais altos da Europa e muito mais altos que a vizinha Espanha. E a verdade é esta: combustíveis mais caros significam transportes mais caros, aumento do preço dos bens essenciais, e perda de poder de compra para as pessoas. Tudo por causa da voracidade fiscal deste Governo.

- Crescimento Económico – Portugal tem hoje um crescimento medíocre: 1,2%. Menos de metade da média europeia. Cerca de 1 terço da vizinha Espanha. Muito menos do que os novos Estados Membros da União Europeia. O Governa gaba-se muito deste resultado medíocre. Mas a verdade é esta: Portugal teve em 2006 o pior crescimento económico de toda a União Europeia. Repito: o pior crescimento económico de toda a Europa.Isto não é grave. É gravíssimo. A Europa já não está em crise, a Europa já está em recuperação, e Portugal não a consegue acompanhar.Portugal está a perder. Na comparação com os outros Países da Europa não estamos a enriquecer. Estamos a empobrecer.