sábado, 21 de abril de 2012

Reunião com o Vereador com o pelouro do Desporto e da Juventude


O principal objectivo desta reunião era que os membros da JSD Santarém ficassem mais informados sobre o trabalho que está a ser desenvolvido pela equipa responsável por todas acções que tenham a ver com a Juventude e o Desporto na nossa Cidade. E, sobre estas, saber qual vai ser o papel que nós, como comissão política, podemos ter para ajudar na sua concretização e desenvolvimento. Das várias propostas que já se encontram postas em prática podemos destacar:

- Via Expresso Jovem: pretende incentivar os jovens a serem empreendedores e, simultaneamente, fomentar o aumento da criação de postos de trabalho. Já conseguiu desenvolver sete projectos e criar uma dezena de posto de trabalho. Os participantes deste projecto podem beneficiar de uma redução até 50% nas taxas de licenciamento; prioridade no encaminhamento do processo; encaminhamento para sistemas de incentivos; e apoio técnico personalizado;
- Habitação jovem: consiste em reabilitar casas e prédios para depois os disponibilizar a preços muito mais baixos do que o valor de mercado, isto para que os jovens interessados as consigam comprar ou arrendar promovendo, assim, a fixação destes no Concelho.
- Semana da Juventude, que integra acções como a homenagem aos alunos do quadro de excelência e apoio à organização da Semana Académica de Santarém. Esta medida é um importante palco para a juventude do concelho, promovendo a partilha de experiências, incentiva a prática desportiva e apoia o empreendedorismo jovem.
- Comemorações do Dia Internacional da Juventude.
- Federação Académica de Santarém, que pretende representar as Associações de Estudantes federadas, os alunos que as mesmas representam e os interesses de todos eles.
- Concelho Municipal da Juventude: foi criado com o objectivo de dar condições para uma efectiva participação dos jovens e o exercício da plenitude os seus direitos de cidadania de forma empenhada e participativa.
- Construção de três Centros Escolares.
- Colocação de relvados sintéticos em quatro campos já existentes.
- Bikesharing: serviço de bicicletas de uso partilhado com um caracter lúdico e ecológico, sendo o seu objectivo fomentar o uso deste veículo não poluente na realização de deslocações urbanas em bicicleta, reduzindo progressivamente a circulação automóvel na cidade.
- Requalificação de diversos espaços públicos que possibilitam a todos os jovens locais de convívio com segurança e qualidade.

Desta reunião retiramos, para além do já apresentado, a grande importância que esta Câmara dá aos jovens e a preocupação que tem com o bem-estar de todos nós, prova disso são todos os feitos já conseguidos e as tantas outras ideias que têm para por em prática. Resta-nos agradecer a disponibilidade do Vereador João Leite e por à sua disposição o que quer que seja preciso da nossa Comissão.