domingo, 29 de abril de 2012

Intervenção do presidente da JSD Santarém, Manuel Pedroso

Passados dois dias das comemorações do trigésimo oitavo aniversário do 25 de Abril, não é demais relembrar este acontecimento que marcou, para sempre, a identidade do nosso povo, deixando, também, uma herança profunda na nossa cidade.
Falar do 25 de Abril é falar de Santarém, pois, como reza a História, esta cidade foi lugar de grande destaque nesta luta, porque só assim se justifica a sua designação como Capital da Liberdade.
Recordo ainda que desde à dois anos, jovens nascidos depois do 25 de Abril de 74 participaram na organização das actividades, levadas a cabo pela Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, em Santarém. 
Esta foi sem dúvida uma demonstração de abertura e renovação, fruto de uma nova atitude, essencialmente fomentada por uma geração que só conhece a Liberdade como forma de vida! 
E porque a Liberdade se conquista todos os dias, importa referir mais uma grande conquista para a nossa cidade.
Neste âmbito, aproveito para felicitar o Município, na pessoa do Sr. Presidente da Câmara, pela criação da Fundação da Liberdade, com o devido reconhecimento de interesse público, por parte do Governo. 
É um projecto que serve Santarém, Portugal e as futuras gerações, numa passagem de valores de cidadania, liberdade e direitos humanos. 
Constitui, sem dúvida, um reforço da posição da nossa cidade no panorama português, enquanto capital deste valor primário. 
Certamente que a todos os jovens, tal como a mim, agrada esta grande oportunidade de perpetuar os ideais de Abril e continuar, desta forma, a construir uma HISTÓRIA DE LIBERDADE.
Se queremos os nossos jovens em Santarém, é necessário incentivar o emprego e criar todas as condições e oportunidades para que ambicionem trabalhar na nossa cidade. 
É por isso que todas as medidas tomadas no sentido de incentivar a fixação e o empreendedorismo jovem são de louvar. 
E, neste âmbito, aproveito para felicitar o executivo, na pessoa do Vereador, com o pelouro da Juventude, pelo lançamento do “Via expresso jovem”. Esta ferramenta permitirá criar empresas no nosso concelho. 
Queria ainda referir a criação da semana da juventude e da semana académica, que já e uma referencia da nossa cidade.
É certo que ainda temos um longo caminho a percorrer na 
Democracia, que ainda temos muito a recuperar em relação aos restantes países da União Europeia, mas conforme temos dado provas na nossa história, a nossa coragem, a nossa persistência, o nosso desejo são mais fortes do que qualquer crise… do que qualquer obstáculo que surja no nosso caminho, por mais difícil que possa parecer. 
E aos 22 anos, é prematuro demais para deixar de acreditar nos nossos políticos, para baixar os braços e não ter a ousadia de querer transformar sonhos em realidade. 
Sei que é possível inverter a situação em que o país se encontra mergulhado. Se todos dermos o nosso pequeno contributo no dia-a-dia e se agirmos de forma colectiva será possível mudar o rumo.
Porque o futuro prepara-se todos os dias e eu acredito no futuro. 
Viva Santarém e a Liberdade!