terça-feira, 30 de novembro de 2010

Duarte Marques eleito Presidente da JSD Nacional


Duarte Marques foi eleito este domingo, em Coimbra, presidente da JSD (Juventude Social Democrata), com 61 por cento dos votos, durante o XXI congresso nacional da organização.

O novo líder da juventude do PSD disputou o lugar com Carlos Reis, presidente da JSD de Braga, que obteve 31 por cento dos votos expressos dos cerca de 600 delegados que participaram na reunião, que teve início na sexta-feira e terminou hoje.

Duarte Marques sucede ao deputado Pedro Rodrigues, que esteve à frente da JSD durante os últimos quatro anos (dois mandatos) e de quem o novo líder era vice-presidente.

A Comissão Política da Secção de Santarém excepto um elemento apoiou o actual Presidente da JSD, demosntrando mais uma vez que está ao lado dos projectos que servem à Juventude Portuguesa.

“É um orgulho para todos a eleição do companheiro Duarte Marques, para mim uma referência em termos de militância e um exemplo a seguir enquanto homem, hoje posso afirmar que iremos ter uma geração com futuro”, afirmou o Presidente dos Jotinhas Scalabitanos Diogo Gomes.

A Comissão Política da Secção de Santarém irá estar representada nos órgãos Nacionais pelo seu Presidente Diogo Gomes que irá integrar o Gabinete de Estudos Nacional, e com fortes probabilidades do Secretário-Geral José Castela e o Vice-Presidente Ricardo Rato virem a integrar o Conselho Nacional órgão ao qual foram Candidatos.

Foi com muita emoção e sentido de responsabilidade que o Presidente da Mesa da Secção e Presidente da Comissão Política Distrital João Teixeira Leite aceitou o desafio de ser o numero três ao Conselho Nacional na lista afecta ao actual Presidente da JSD Nacional Duarte Marques, lugar que honra o Distrito e a Secção de Santarém.

JSD com “força para mudar o país”

Duarte Marques adoptou um discurso ambicioso. «Concorri porque acreditava que era possível, com trabalho, com ideias, com propostas, ganhar a nossa geração. Agora, com esta nova equipa da JSD, alguma coisa vai mudar neste país, que é voltarmos a ter um Governo com a liderança PSD», começou por dizer o novo líder, numa intervenção que durou quase 40 minutos.

Na sua intervenção, o novo presidente da JSD revelou que a sua organização vai propor, à Assembleia da República, através dos seus deputados, a aprovação de legislação no sentido dos partidos serem obrigados a investir em «formação política, pelo menos dois por cento do financiamento» que lhes é atribuído pelo Estado.

A ideia pretende fazer com que os militantes partidários, particularmente os jovens, tenham melhor formação política e, assim, sustentou, possam dar um contributo melhor ao país.

Duarte Marques explicou depois que as principais bandeiras da JSD são agora o combate ao desemprego jovem, a aposta numa educação de qualidade e o incentivo ao exercício físico e a práticas de vida saudáveis para combater problemas como a obesidade e o alcoolismo entre os jovens.

«A JSD não é contra os recibos verdes, é contra os falsos recibos verdes», elucidou.

Pedro Passos Coelho disse, entretanto, que subscreve a proposta, pois, justificou, «na vida do país, como na vida dos partidos» não se «podem impedir investimentos no futuro».

«Não terei nenhum rebuço em acompanhar a iniciativa que a JSD quer levar a efeito», afirmou o presidente do PSD, que falava na sessão de encerramento do congresso.

Duarte Marques também defendeu o direito ao voto para os maiores de 16 anos de idade, embora admita que «isso pode beneficiar», em termos eleitorais, «o PS e o Bloco de Esquerda», disse.

Estiveram presentes vários congressistas da Secção de Santarém, destacando Tiago Gameiro, José Azóia, José Fernando e mesmo não estando presentes devido a obrigações da faculdade estiveram sempre a apoiar e a acompanhar o congresso On-Line os Vice-Presidentes Frederico Barreiros Mota e Rodrigo Farinha.
A Comissão Politica de Secção