segunda-feira, 4 de outubro de 2010

JSD de Santarém participou no programa da Rádio Pernes "Zona J"

No passado dia 2 de Outubro a JSD Santarém participou no programa da Rádio Pernes "Zona J", que tinha como pontos em discussão a despenalização das drogas leves, a deportação de ciganos em França e os pontos fortes e fracos de Santarém.

Em debate esteve um representante da JSD e um representante da JS (José Castela e José Noras respectivamente). O debate começou com a JSD a defender a política em detrimento da politiquice, e apelando para que os jovens políticos sejam exemplo de política saudável. Defendemos o referendo para a despenalização das drogas leves com a condição de a lei que regula a sua utilização seja clara e rígida, para que não haja promiscuidade no separatismo entre drogas leves e drogas pesadas e também para que a produção destas drogas seja incluída num sector económico da sociedade portuguesa devidamente fiscalizado.
Acima de tudo, defendemos que toda e qualquer utilização de drogas leves deva ser realizada com o máximo de condições sanitárias e com o mínimo de prejuízo para a sociedade envolvente. No segundo ponto do debate, ficou patente que existem duas formas para analisar a questão dos ciganos em França, segundo os prismas da cidadania e da ilegalidade. Ao sermos abordados sobre a possibilidade de isso acontecer em Portugal, não deixámos de referir que enquanto cidadãos portugueses legais não poderão ser deportados, mas no entanto a inclusão social de que beneficia o povo cigano (e não só!) não é justa perante cidadãos portugueses ditos caucasianos puros que se encontram em situação de total legalidade e que beneficiam apenas do RSI e nada mais.

Quanto aos pontos fortes e fracos da cidade de Santarém, referimos que a nossa cidade mudou nos últimos 5 anos, todos nós sabemos como Santarém estava há quatro anos atrás, uma cidade desadequada das exigências do séc. XIX, hoje é com muito gosto que vemos todos os dias dezenas de jovens e menos jovens, tanto de noite como de dia a praticar exercício físico, a conviver e a passear no espaço público requalificado.
Isto tudo se deve à dedicação, visão e empenho do nosso Presidente Dr. Moita Flores e do seu executivo Municipal.

A Comissão Política da JSD