quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Intervenção de João Leite na Assembleia Municipal - 12/12/08

Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal e restantes membros da mesa
Sr. Presidente da Câmara e restantes Vereadores
Caras e Caros Deputados

Gostaria de salientar dois acontecimentos. Em primeiro lugar a organização do Scalabis Urbe Festival. Um Festival que junta experiências do desporto, à tecnologia, passando pela arte, musica e multimédia, tendo também como objectivo destacar os escalabitanos que se têm feito notar nestas diversas áreas.

É de facto um incentivo à população jovem do Concelho para que continue a explorar novos caminhos, trazendo para Santarém, dinamismo, jovens com garra, empreendedorismo, no fundo jovens com muito valor.

É mais um passo importante que a autarquia dá no incentivo à fixação de juventude. A melhor maneira de envolver a juventude no desenvolvimento é confiar nela e dar-lhe ferramentas de participação na vida em sociedade. Isso faz-se dando-lhes oportunidades de desenvolverem as suas próprias capacidades. As minhas felicitações pela iniciativa.

Outro passo importante que a Câmara Municipal deu no contributo à fixação de jovens, foi no processo da Escola Profissional do Vale do Tejo. Um processo que se arrastava há muitos anos, mas que ficou resolvido neste mandato.

A disponibilização do terreno para a construção de novas instalações vai permitir que a Escola Profissional passe de 300 para 600 alunos. Mais jovens quadros para Santarém significa ter uma Santarém mais preparada para enfrentar os desafios do futuro.

O conhecimento é efectivamente uma mais valia, uma arma bastante forte que temos de capitalizar em Santarém. Estamos no bom caminho.

Sr. Presidente continue a investir na juventude, continue a investir na educação, os jovens do presente mas essencialmente os jovens do futuro vão reconhecer o investimento que tem feito nestas áreas.