domingo, 25 de setembro de 2011

Falecimento do Dr. José Niza (Ex-Presidente da Assembleia Municipal - PS)

O músico, médico e ex-deputado socialista José Niza morreu na madrugada desta sexta-feira, 23 de Setembro, num hospital de Lisboa, onde se encontrava internado.

José Manuel Niza Antunes Mendes nasceu em Lisboa, a 16 de Setembro de 1938, e viveu em Portalegre até aos sete anos. Fez a escola primária e o liceu em Santarém e vivia há muitos anos em Perofilho, uma aldeia dos arredores da cidade.

Como político, sempre ligado ao Partido Socialista, foi deputado na Assembleia Constituinte, após a revolução de 74, e depois em cinco legislaturas na Assembleia da República até ao final da década de 90. Foi durante alguns anos presidente da Assembleia Municipal de Santarém. Como deputado José Niza foi autor, ou co-autor, de diversas iniciativas e diplomas legislativos, casos do Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, Lei de Protecção da Música Portuguesa e redução do imposto sobre importação de Instrumentos musicais.

Licenciou-se em medicina em Coimbra em 1966, onde fez a sua tese de licenciatura sobre esquizofrenia, enveredando, depois, pela psiquiatria. Depois do 25 de Abril foi director de programas da RTP, sendo o responsável pela compra da primeira telenovela pela televisão pública, “Gabriela Cravo e Canela”.

No último adeus ao homem que escreveu a canção e depois do adeus que foi a senha para a revolução do 25 de Abril, estiveram muitos amigos da luta pela liberdade, das artes, da política.
A despedida de um homem sereno e humanista fez-se ao som da música e depois do adeus pela banda da Gançaria (Santarém) e com muitas palmas.

Deixa na vida pública local uma marca de seriedade, de rigor e de competência no exercício de todas as suas funções.

A JSD, expressa o seu profundo pesar pela morte do Dr. José Niza e endereça as sentidas condolências à sua família.