sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Câmara quer promover exportação de cavalos com projeto de 250 milhões de euros

A câmara de Santarém anunciou no passado dia 5 de Julhoo que vai desenvolver um pólo equino, em parceria com criadores brasileiros, para comercializar e exportar cavalos ligados a todas as vertentes equestres, num investimento de 250 milhões de euros.

O projeto, que será desenvolvido pela autarquia e pelo Jockey Clube de São Paulo (Brasil), funcionará como “uma plataforma de desenvolvimento agro-pecuário e de exportação de equídeos para o mercado europeu” e vai contar com financiamentos comunitários e privados.
O presidente da câmara sublinhou que Santarém tem “vindo a trabalhar o ‘cluster’ do cavalo há muito tempo” e que já possui equipamentos que “permitem alavancar um projeto desta natureza”, como a escola agrícola e a estação zootécnica.

Moita Flores destacou a importância da parceria realizada com o clube de criadores de São Paulo, já que, além da proximidade da língua, o Brasil tem grande tradição na criação de cavalos e está muito bem posicionado nas mais importantes provas mundiais.

“O Brasil é um dos maiores criadores de cavalos do mundo, incluindo de cavalos lusitanos” e poderá usar o Pólo Equino de Santarém para “atingir outros mercados”. adiantou o autarca.
O projeto vai permitir revitalizar espaços agrícolas e unidades pecuárias abandonadas ou com fraco rendimento, criando 700 postos de trabalho até 2015 e aumentando a população equídea dos atuais 6 mil para nove mil animais.

O objetivo é promover a exploração, comercialização e exportação de cavalos associados a todas as vertentes da atividade equestre desde atividades olímpicas e lúdicas, passando por corridas de cavalos, hipoterapia, turismo equestre e investigação científica