terça-feira, 3 de maio de 2011

JSD Santarém marca presença na sessão pública em Rio Maior do I Congresso Distrital do PSD Santarém

No passado dia 27 de Abril, realizou-se no Centro de Estágio e Formação Desportiva, Rio Maior, a 3ª Sessão Pública do I Congresso Distrital do PSD Distrital de Santarém.

Cerca das 21 horas deu-se inicio à sessão com o tema Uma Sociedade em mutação: a Juventude, o Desporto, o Associativismo e a Cidadania”, a abrir a sessão intervieram a Srª. Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e o Presidente da JSD Regional de Santarém, João Leite.

Em seguida, a nossa companheira Inês Barroso fez uma curta apresentação, com diversos dados e questões que demonstram quanto nos devemos preocupar com a sociedade actual relativamente à sua participação desportiva.

Após a divulgação do projecto e principais problemas encontrados pelo grupo que se encontra a trabalhar este tema, a mesa composta pelo Pe. António Pereira e pelo Prof, Carlos Barroca, iniciou o debate.

A JSD Santarém marcou presença e a sua intervenção fez-se ouvir pela voz do Coordenador do Gabinete de apoio Alexandre Paulo, que inicialmente debateu a questão dos recibos verdes que os jovens árbitros são obrigados a passar para que possam receber os respectivos honorários. Apesar do total interesse em debater esta situação e tendo em conta a próxima campanha de sensibilização da JSD Santarém (Participação Desportiva e Hábitos de Vida Saudável), o companheiro Alexandre Paulo demonstrou a preocupação em relação á fraca aderência dos jovens em relação à actividade física, frisando “ é essencial que as estruturas e entidades competentes consigam fazer a ligação entre o Desporto Escolar e o Desporto Federado, pois enquanto isso não acontecer vão-se continuar a perder centenas de jovens atletas, correndo o risco de muitos deles optarem por estilos de vida pouco saudáveis e havendo muitos com grandes hipóteses de contribuir para o número de obesos em Portugal”

O Coordenador do Gabinete de Apoio Alexandre Paulo deixa ainda o seguinte apelo a todos os jovens Scalabitanos: “ Mais que uma mera questão estética é essencial a prática desportiva regular como forma de prevenção de futuras Doenças Cardiovasculares, a principal causa de morte em Portugal e uma das mais incidentes nos jovens.”

A Comissão Política da JSD