terça-feira, 19 de outubro de 2010

JSD Secção de Santarém em Força no Encontro de Jovens Autarcas organizado pela distrital da JSD de Santarém


Realizou-se no passado dia 9 de Outubro na Golegã o Encontro de Jovens Autarcas do Distrito de Santarém, onde a JSD secção de Santarém marcou presença activa e reforçada. (após ter estado presente no Almoço de Convívio do PSD Santarém).

Foram oradores neste encontro o Engº António Campos e Prof. Pedro Saraiva, que respectivamente nos deram um contributo essencial ao nível dos desafios para as autarquias e o QREN. Em reflexão, este Governo Socialista é apelidado de “Governo do NADA” devido à sua constante Negação, Anúncios, Dívida e Arrogância. No decorrer dos trabalhos ficou bem patente que para inverter a situação do país há que apostar na economia, na educação e qualificação da população e no combate ao défice. (através de recursos até então menos bem explorados como o turismo e bem-estar, o mar, o Sol e a floresta).

Após os trabalhos, a JSD Santarém questionou os nossos autarcas sobre como se pode promover a fixação dos jovens em zonas rurais ao que o Vereador João Leite (CM Santarém) respondeu que o projecto “Via Expresso Jovem”, a revisão do PDM e o incentivo à habitação jovem com condições especiais de construção, são sem sombra de dúvida factores que a médio longo prazo promoverão a fixação acima referida. O deputado municipal no Cartaxo, Gonçalo Gaspar, referiu que a criação de um curso profissional de Viticultura e Enologia poderia fixar os jovens no Cartaxo, e o Presidente da Junta de Freguesia do Souto, Diogo Valentim, manifestou com desalento o facto de não serem canalizadas verbas no Município de Abrantes que visem o apoio à Habitação Jovem.

O presidente da secção de Santarém Diogo Gomes felicitou a organização do encontro e reforçou a importância do encontro de jovens autarcas onde fica patente que a irreverência e a energia da juventude pode de facto mudar os destinos das autarquias. (referindo também um autarca de Santarém, Manuel Pedroso, que não tendo tomado a palavra, marcou presença).

Após o encerramento dos trabalhos, a JSD Santarém participou na Inauguração da Sede do PSD Golegã seguida de jantar convívio, que se acumulou com a eleição dos novos órgãos dirigentes da JSD Golegã, tendo sido eleito o companheiro Nuno Castelo e a sua grande equipa.

A JSD de Santarém felicita a JSD Distrital pelo Sucesso do Encontro de Jovens Autarcas.