segunda-feira, 8 de junho de 2009

PSD venceu Eleições Europeias

07.06.2009 - 23h20 Lusa, PÚBLICO


O cabeça-de-lista social-democrata ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, considerou hoje que a presidente do PSD "é a grande vencedora" destas eleições europeias e que o secretário-geral do PS sofreu "uma derrota pessoal".

"A nossa presidente é a grande vencedora desta noite", declarou Paulo Rangel, no seu discurso de vitória, na sede nacional do PSD. Segundo o candidato social-democrata hoje eleito eurodeputado, Manuela Ferreira Leite "é sem dúvida a grande vencedora" desta noite, "pela sua determinação, pela forma como levou o partido ao caminho de uma política de verdade que naturalmente os portugueses entenderam hoje, de forma expressiva, nas urnas, pelo seu voto".

Por outro lado, Paulo Rangel acrescentou que os resultados destas eleições são "uma derrota pessoal do engenheiro Sócrates" pela forma como "se envolveu nesta campanha, de forma total", participando em iniciativas "a toda a hora". "Aliás, ele hoje fez questão de falar ao mesmo tempo que o cabeça-de-lista do PS", assinalou.

Paulo Rangel defendeu também que a "política rasteira" e a tentativa de impor "uma cartilha única" saíram derrotadas destas eleições europeias e que "venceu a democracia". O cabeça-de-lista do PSD, eleito eurodeputado, acrescentou que hoje venceu "um estilo de respeito profundo pelos adversários, pelo acto eleitoral e pelos portugueses" e que, "por isso, esta é também a derrota das campanhas que se fizeram em cima das suspeições, das insinuações e da política rasteira". "Hoje venceu a democracia, hoje venceu Portugal", rematou.

Depois, Rangel disse que nestas eleições europeias "ficou claro que os portugueses não alinham com o projecto do PS" e que isso deve limitar as decisões do Governo. "Agora há lições políticas que o Governo tem de tirar e, portanto, está inibido de tomar decisões que retirem capacidade de manobra aos governos seguintes, até porque os governos seguintes, já hoje o podemos ver, vão ser de sinal muito diferente do Governo actual", declarou.