quarta-feira, 18 de março de 2009

Secção da JSD de Santarém promove “Encontros na Nossa Terra” em São Nicolau


No passado dia 15 de Março, a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém promoveu um encontro com os jovens da Freguesia de São Nicolau e ainda com o membro do executivo da Junta de Freguesia o Sr. João Pando. Esta reunião decorreu no âmbito da iniciativa “Encontros na nossa terra”.

O encontro com o Sr. João Pando foi antecedido por um reunião com alguns jovens de São Nicolau que mencionaram o que de bom e mau existe na freguesia. Como aspectos positivos os jovens referiram as obras de requalificação do espaço público, como é o caso na Avenida Marquês de Pombal, Praceta São João e a construção de uma ciclovia, enunciaram ainda a oferta de vários serviços como o novo centro de saúde, CTT, a delegação da Junta de Freguesia, o espaço verde existente e por último a disponibilização do Parque Insuflável. Os jovens apontaram preocupações relativamente à insegurança, à falta de equipamentos desportivos, à falta de segurança para os peões que circulam na Avenida Nossa Senhora de Fátima e à falta de um espaço para a Associação de Jovens de São Domingos.

Depois de reunir com os Jovens, a Comissão Política de Secção da JSD reuniu na Junta de Freguesia com o membro do executivo João Pando que confrontado com os problemas que os jovens mencionaram, referiu que a falta de espaços desportivos é uma preocupação da Junta de Freguesia e que a requalificação de espaço existentes degradados será uma solução, quanto à insegurança a Junta de Freguesia está a promover um abaixo assinado para potenciar a criação de uma delegação da PSP em São Domingos, no que diz respeito ao espaço para a Associação de Jovens, referiu que a Junta já tem uma solução, que será num edifico onde os mais jovens e os menos jovens possam interagir com a realização de diversas actividades, neste local a Junta de Freguesia pretende colocar, internet, diversas salas e ainda um bar, no fundo será um espaço aberto a toda a sociedade, quanto à insegurança dos peões a solução passará pela colocação de lombas.

Relativamente aos grandes projectos João Pando referiu que foi uma mandato muito produtivo, “São Nicolau teve investimentos muitos grandes nestes quatro anos” referiu, destacando todas as obras que estão a decorrer no espaço público, “foi também alcatroada a estrada de São Domingos e fomos a primeira Junta de Freguesia do País a abrir uma delegação, um espaço utilizado por milhares de cidadãos”.

O Presidente da JSD de Santarém, João Leite, agradeceu a disponibilidade da Junta de Freguesia de São Nicolau em receber a Juventude Social Democrata de Santarém, “conte com a JSD, conte connosco para resolver os problemas de São Nicolau, pretendemos estar ao vosso lado na luta pela resolução dos problemas desta freguesia” referiu ainda João Leite. João Pando felicitou também a preocupação da JSD, “é com muito agrado que vejo a JSD neste tipo de iniciativas, é um sinal muito positivo que vocês estão a dar à sociedade”.