terça-feira, 29 de julho de 2008

JSD reúne com vereadora Lígia Batalha


A Comissão Política de Secção da JSD de Santarém reuniu este mês com a Sra. Vereadora Lígia Batalha.
A reunião insere-se no âmbito da Campanha de Sensibilização Ambiental, que a JSD de Santarém está a levar a cabo, e teve como principais objectivos questionar a Sra. Vereadora com o pelouro da Protecção Ambiental, sobre as medidas que a Câmara tem implementado a este nível e perceber se algumas das propostas que a JSD apresentou em Março deste ano vão ser postas em prática.
A Vereadora Lígia Batalha iniciou a reunião felicitando a JSD pela postura e pela dedicação que esta estrutura partidária tem tido na defesa do Ambiente, salientando que este é um tema que deve merecer a preocupação de todos.
Quanto às propostas apresentadas pela JSD, a Sra. Vereadora referiu que algumas delas já estão a ser postas em prática, como por exemplo, a cobertura eficaz de eco-pontos no Concelho, que segundo a mesma, cumpre os rácios estipulados. No que toca à informatização, a Sra. Vereadora afirmou que: “…vamos começar pelas reuniões do executivo. Anseio que toda a troca de informações com as escolas seja feita on-line, o que nos iria poupar umas toneladas de papel e a sobrecarga dos arquivos, os quais seriam passados para suporte magnético”.
Quanto à proposta da JSD sobre a disponibilização gratuita de eco-pontos domésticos, a Sra. Vereadora referiu que: “…relativamente aos eco-pontos domésticos temos atribuído alguns como prémio mas é uma medida cuja generalização vai sair muito cara, pelo que não sei se será viável. Acho que a aposta pode continuar pelo prémio que, eventualmente, poderá ser alargado em número e público-alvo”.
A JSD mencionou também na sua proposta a importância da utilização do papel reciclado dentro da Câmara Municipal de Santarém. A Sra. Vereadora embora concorde que seja uma mais valia, afirma que “…o papel reciclado, infelizmente, ainda está mais caro do que o normal, daí ser muito difícil a qualquer organismo assumir uma despesa extra. O grande objectivo será apostar na redução do consumo e não na substituição.”
A JSD lançou ainda um desafio à Sra. Vereadora para que esta mencionasse algumas medidas que gostasse de implementar na área do ambiente caso o orçamento da Câmara Municipal de Santarém nesta área fosse ilimitado. De entre várias medidas, a JSD destacou as seguintes:
· “Substituir o uso de sacos de plástico por sacos de papel grosseiro reciclado, este sim, pode ser mais barato porque não tem que ser sujeito a processos de branqueamento ou coloração complicados e caros, envolvendo todos os agentes comerciais.
· Aumentar as áreas não impermeabilizadas no planalto recorrendo a métodos tradicionais de revestimento de superfícies, como calçada à portuguesa e relvados.
· Implementar o uso de dupla canalização para reciclagem de águas residuais.
· Apostar fortemente na educação ambiental generalizada com programas e acções para todas as idades e estratos culturais.
· Envolver a comunidade em geral e a educativa em particular nas grandes acções ambientais do concelho como a estabilização das barreiras ou a despoluição do Alviela e divulgá-las como case studies.”
João Leite, Presidente da JSD de Santarém informou a Sr. Vereadora que a JSD durante o mês de Setembro vai dar mais um passo na sua Campanha de Sensibilização Ambiental, indo junto das escolas do Concelho sensibilizar os jovens para a protecção Ambiental. Importante referir que esta Campanha arrancou com a colocação de um outddoor, onde a JSD, através de uma mensagem forte, alerta para o perigo da poluição.