sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

JSD acompanha PSD em iniciativa dedicada à Acção Social

Na passada Segunda-Feira, dia 28 de Janeiro, a Comissão Política da JSD e os Deputados do PSD, eleitos para a Assembleia da República pelo distrito de Santarém, acompanharam uma iniciativa organizada pela Secção do PSD de Santarém, subordinada ao tema da Acção Social.

A iniciativa incluiu uma visita à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) e ao Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira.

Os deputados do PSD vão questionar o Governo sobre a legislação que determina o encaminhamento de todas as crianças com deficiência para as escolas, acabando, a partir de Setembro, com a escolaridade obrigatória nas instituições especializadas.

O deputado Vasco Cunha questionou a aplicabilidade da nova legislação, “instituições como a APPACDM recebem crianças com deficiência porque as escolas, incapacitadas para as acolherem, as enviam para onde existem técnicos especializados para as acompanharem”.

Considerando que a formação de 50 horas que o Ministério quer dar aos professores para lidarem com crianças que por vezes apresentam problemas complexos é insuficiente.
Além do acompanhamento que estas crianças necessitam, Vasco Cunha duvida que as escolas estejam equipadas e adaptadas, na sala de aula, nas casas de banho ou nos refeitórios. “Nesta e na próxima semana vamos reunir informação para apresentar um requerimento ao Governo no parlamento”, disse Vasco Cunha.

Ramiro Matos, Vice-Presidente da autarquia e Presidente da Secção do PSD de Santarém, teme que a APPACDM entre em crise e pediu a intervenção dos deputados eleitos pelo PSD. Vasco Cunha, Miguel Relvas e Mário Albuquerque garantiram que este assunto será uma prioridade.
A CPS/JSD de Santarém vê com muita preocupação a aplicação desta lei, e repudia a maneira como o Governo Socialista pretende aplicar o diploma, sem primeiro criar as condições necessárias nas escolas para que estas estejam verdadeiramente aptas a receberem as crianças que são provenientes de instituições especializadas.