quarta-feira, 12 de setembro de 2007

JSD reúne em Alcanede

"Encontros na nossa terra"



3º Encontro: Alcanede



No passado dia 6 de Setembro, decorreu o 3º encontro entre a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém e o poder autárquico do nosso Concelho, desta vez com o Presidente da Junta de Freguesia o Sr. Manuel Joaquim. Esta reunião decorreu no âmbito da iniciativa “Encontros na nossa terra”.


O encontro com o Presidente da Junta foi antecedido por um reunião com alguns jovens de Alcanede que mencionaram o que de bom e mau existe na freguesia. Do rol de problemas enumerados foi consensual que os mais preocupantes são, a necessidade de criação de infra-estruturas desportivas, PDM que tem provocado o abandono de muitos jovens casais para concelhos vizinhos, saneamento básico e ainda a construção de uma via rodoviária que diminua o tempo de percurso de Alcanede a Santarém. Quanto aos pontos positivos os jovens referiram algumas iniciativas como a realização de um teatro no Castelo, a feira medieval e ainda o torneio de futebol.


Depois de reunir com os Jovens, a Comissão Política da JSD reuniu na Junta de Freguesia com o Presidente Manuel Joaquim, que confrontado com os problemas que os jovens mencionaram, referiu que “a resolução só é possível com a intervenção da CMS (Câmara Municipal de Santarém) …”, quanto ao PDM a CMS já enviou uma proposta, tendo a junta já sugerido algumas alterações, o saneamento básico só será possível com a criação da Empresa Municipal “Águas de Santarém”, quanto à criação de uma variante Santarém-Alcanede o Presidente de Junta referiu a importância dessa obra, esperando que não tenha ficado esquecida por parte da CMS, relativamente às infra-estruturas desportivas, existe um projecto que vai aglomerar vários equipamentos, mas que mais uma vez o Presidente refere que “a total concretização deste projecto depende da ajuda financeira da CMS…”.
O Presidente de Junta lamentou o facto de Alcanede, não ter qualquer receita por parte das pedreiras, tendo sido esta a principal receita da junta de freguesia nos últimos anos, “…sem esta receita será complicado concretizar grandes projectos para a freguesia, sem a ajuda da CMS…”.

Quanto a políticas direccionadas para a juventude o Sr. Manuel Joaquim referiu que a participação e apoio permanente a iniciativas desportivas é para continuar, que a criação do espaço Internet foi uma aposta ganha, não só por possibilitar a vários jovens o acesso à Internet mas também pelo facto de esta medida ter possibilitado a criação de dois postos de trabalho, destaca também o facto de a Junta ter aderido à vigilância de florestas através da participação voluntária de alguns jovens do concelho.

Na tentativa de esclarecer algumas questões que ficaram por responder a JSD questionou o Vice-Presidente da CMS o Dr. Ramiro Matos, que referiu que o actual executivo tem feito grandes esforços para inverter a situação de desinvestimento que existiu nos últimos anos relativamente a esta freguesia que, em número de habitantes se equipara às freguesias da cidade.
Relativamente ao PDM o mesmo está em revisão, e as actuais medidas do governo condicionam a aprovação da revisão à prévia entrada em vigor do PROT e PNOT, o que só acontecerá no início do próximo ano.
Quanto ao acesso Santarém cidade/Alcanede, o mesmo está inscrito nas nossas prioridades para o QREN, tendo sido já enviado um documento à CULT para inserir este projecto na contratualização no PO Regional.
Já quanto aos equipamentos desportivos é uma carência sentida em todo o concelho e estamos a elaborar um projecto que integra o novo Centro Escolar de Alcanede com equipamentos desportivos para a comunidade escolar e para a população em geral, que se prevê ultimar até ao final do ano depois do Ministério da Educação dar luz verde ao avanço do Centro Escolar.
Mais referiu que a Câmara está a tentar, dentro do quadro das limitações financeiras, promover diversas candidaturas ao QREN, muitas das quais visam esta freguesia e irá iniciar um Programa de Desenvolvimento Desportivo aproveitando as infra-estruturas existentes na posse de diversas colectividades para o fomento da prática desportiva diversificada.

A JSD agradece a colaboração de todas aqueles que contribuíram para a realização desta iniciava, desejando ver concretizados todos os projectos para a freguesia de Alcanede.