sábado, 18 de novembro de 2006

"Encontros na nossa terra"

1º Encontro: Vale de Santarém

Realizou-se hoje na Junta de Freguesia do Vale de Santarém o 1º encontro na nossa terra, que se insere numa das nossas propostas eleitorais: JSD mais perto do poder autárquico.


A Comissão Política de Secção da JSD de Santarém foi recebida pelo Presidente da Junta, George Nuno D' Almeida e pelo Secretário, João José Rosa que de uma forma bastante agradável e informal falaram sobre os problemas com que se depara actualmente a sua Freguesia e sobre os projectos a concretizar.


O Presidente George Almeida, eleito pelo PS, começou por referir que a JSD foi a primeira juventude partidária que pediu para reunir com o executivo da Junta, e vê com agrado, a dedicação e empenho que a actual Comissão Política de Secção da JSD de Santarém tem tido no contributo de iniciativas e políticas direccionadas para a juventude.


De tudo o que foi falado nesta reunião destacamos a preocupação da Junta em relação aos Jovens, nomeadamente a habitação jovem, que o Presidente considera ser a "obra de mandato". Outro aspecto a destacar, diz respeito à prática desportiva e aos crescentes esforços que têm vindo a ser realizados neste âmbito. A Sociedade Recreativa Operária "renasceu" e tem vindo a colaborar nas iniciativas lúdicas e desportivas fomentando o convívio entre pessoas de todas as faixas etárias, passando pela ginástica, karaté, danças de salão, yoga, entre outras.
O autarca eleito pelo PS, considera que em terras mais pequenas o que interessa realmante são as pessoas e não as ideologias partidárias. Como o próprio disse, "a ideologia é o Vale de Santarém".

Para dinamizar a Freguesia, o Presidente revelou alguns dos projectos que o actual executivo da Junta quer implementar, entre os quais destacamos a realização de "Serões da Vila", com o objectivo de levar um pouco de música, poesia e animação cultural à população.
Pretendem também homenagear Almeida Garrett, que em 2007 faz 100 anos da sua morte, com um ano dedicado ao escritor.
Dos seus objectivos fazem ainda parte campanhas de sensibilização contra a poluição da vala, a festa de Natal para as crianças, a criação de uma zona de lazer no alto do Vale, a dinamização dos espaços verdes, a premiação dos jovens que se destacam em diversas actividades, a realização da "noite das estrelas", através da criação de um observatório com telescópios gigantes.
Um dos projectos que está actualmente em curso é a construção da Escola EB 2+3 do Vale de Santarém que irá servir outras freguesias.

Ao Longo da reunião, o Presidente da JSD João Leite e outros membros da Comissão Política da JSD, Teresa Rodrigues, Carla Neto, Diogo Simões e João Coelho, foram lembrando o responsável pela Junta de Freguesia, das promessas eleitorais nas eleições autárquicas, destacando aquelas que foram direccionadas aos Jovens, e foi com agrado que se verificou que muitas delas estão a ser realizadas. A JSD foi dando algumas ideias para resolver alguns problemas da freguesia, e mostrou-se totalmente disponível para participar e colaborar com o executivo na resolução dos problemas dos fregueses do Vale de Santarém.

A JSD agradece a colaboração do Presidente da Junta do Vale de Santarém, esperando poder ver concretizados todos estes objectivos.