quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Encontro Nacional de Secções


Vila Nova de Famalicão, 4 Novembro




A Comissão Política de Secção da JSD de Santarém esteve muito bem representada no passado sábado, em Vila Nova de Famalicão, no Encontro Nacional de Secções, promovido pela JSD Nacional.
João Leite, Carla Neto, Manuel Pedroso, Teresa Rodrigues e Diogo Simões estiveram presentes neste encontro em que se debateram "Políticas para o Século XXI".
Hugo Mesquita (Presidente de Secção da JSD de Vila Nova de Famalicão) e Filipe Marinho (Presidente da CPD JSD/Braga) foram os anfitriões deste encontro no qual, durante cerca de seis horas se abordaram temas, tais como: o Poder Local, a Educação, a Habitação Jovem e as Políticas Regionais, nomeadamente, a controversa questão da maior autonomia das Regiões Autónomas.
Cada tema abordado foi seguido de um debate com o público presente. O Presidente da JSD de Santarém, João Leite, aproveitou um destes momentos, aquando do tema do poder local, para deixar algumas palavras sobre a realidade escalabitana. Focou essencialmente a estratégia utilizada pelo PSD na campanha autárquica de 2005: o facto do o partido ter tido a coragem de se abrir a toda sociedade civil e convidar um independente, Francisco Moita Flores, para em conjunto, poderem libertar Santarém da inércia e desgovernação do Partido Socialista.
Para além de um longo elenco de oradores que tomaram a palavra neste debate, na sua maioria Presidentes de Comissões Políticas de Secção da JSD, falando essencialmente da sua experiência em cada um dos temas em questão, tomaram ainda a palavra o Dr. Jorge Paulo Oliveira (Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão), Daniel Fangueiro (Presidente da JSD Nacional) e o Eng. Ribau Esteves (Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Aveiro).
A JSD de Santarém congratula-se com o facto de haver empenho por parte dos seus membros em interagir com outras Secções e militantes do da JSD a nível nacional. É com esta atitude que se alargam os conhecimentos e que se fomenta a troca de experiências entre os vários militantes dos vários pontos do país. Fica também à espera de mais iniciativas como esta, que possam reunir militantes para um verdadeiro "confronto" de ideias... que de certeza absoluta servirão para enriquecer ainda mais a JSD e o PSD.