sábado, 21 de julho de 2012

Intervenção do Presidente da Comissão Política da JSD na Assembleia Municipal

Enquanto membro desta assembleia e dirigente da JSD votarei favoravelmente a proposta do PSD sobre a reforma administrativa local.

Esta reforma traduz um ajuste necessário que é sinal da evolução dos tempos e que deve ser entendida como tal, um ajuste para o futuro.

Neste sentido, a JSD louva a coragem das opções efetuadas, nomeadamente, no que diz respeito às freguesias da cidade, sendo facilmente entendível que tal fusão permitirá uma economia de escala e partilha de recursos comuns para necessidades iguais.

Cumpre também saudar o respeito pelas freguesias rurais com maior distância à sede de concelho, bem como por aquelas que apresentam identidades culturais vincadas.

Ainda assim, e sendo a JSD uma juventude reformista, entendemos que caso esta proposta peque em algum ponto, terá de ser necessariamente por escassez.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Campanha de recolha de material escolar


"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana."
(Franz Kafka)

Caros Companheiros …

O gabinete de Solidariedade da Juventude Social-democrata da Concelhia de Santarém iniciou
no final do mês de Julho uma campanha de recolha de material escolar, que se encontrará em
vigor até Setembro.

Com o novo ano escolar à porta, o gabinete de solidariedade desta juventude partidária
pretende auxiliar as famílias mais carenciadas do concelho e os lares da cidade de Santarém.

Numa altura economicamente tão complicada para a maioria das famílias do nosso concelho,
e cientes das dificuldades que as instituições de solidariedade atualmente enfrentam, é
fundamental criar mecanismos de auxílio a quem realmente precisa num período do ano tão
complicado para os orçamentos familiares.

Crentes que a formação escolar é a chave essencial para o sucesso da nossa geração, é
fundamental assegurarmos as condições mínimas ao seu acesso.

Desta forma, a campanha será efetuada em todas as juntas de freguesia do concelho, e serão
distribuídas aos lares da cidade e a famílias carenciadas de cada freguesia.

Apelamos à solidariedade e ao sentido cívico de todos vós, para nos «ajudar à ajudar» …

Obrigada

Gabinete de Solidariedade da JSD de Santarém




quarta-feira, 18 de julho de 2012


A JSD Concelhia de Santarém tem agora uma página nova no facebook onde é possível acompanhar todas as nossas actividades, interagir connosco e partilhar com todos os interessados. JUNTEM-SE A NÓS! 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Universidade de Verão


Desde 2003, que o PSD e a JSD, conjuntamente com o Partido Popular Europeu e o Instituto Francisco Sá Carneiro, formam uma parceria para realizar a melhor acção de formação política nacional: a Universidade de Verão.
Durante uma semana, numa jornada de estudos intensivos, trabalham em conjunto uma selecção de jovens quadros de elevado potencial e um naipe de formadores e oradores de grande qualidade. Este ano, a 10ª Universidade de Verão realizar-se-á de 27 de Agosto a 2 de Setembro, e a Concelhia de Santarém orgulha-se de informar que conseguiu a melhor representatividade da UV de sempre, foram seleccionados dois vogais, Diogo Paulino e João Estrela e uma suplente, Margarida Gervásio. Esta semana representa uma grande oportunidade de aprendizagem e aprofundamento dos conhecimentos para todos os participantes e, por isso mesmo, a JSD Santarém felicita todos os seleccionados! 


Torneio de Futsal Solidário


A JSD Regional de Santarém irá organizar em colaboração com a Secção Concelhia da Golegã um Torneio de Futsal Solidário, no próximo dia 21/07 (sábado), na freguesia de Azinhaga (Golegã).

Começa já a preparar a tua equipa para esta esta prova de desportivismo e solidariedade. Junta a tua Secção, traz os teus Amigos e vem fazer parte desta Festa!

Inscrições dois alimentos por jogador. Até dia 19/07 por telefone para 919 294 985 ou 918 233 115, por email para nunomcastelo@gmail.com ou goncalofgaspar@gmail.com


JSD na Romeira

No fim-de-semana passado, a Concelhia de Santarém visitou a Romeira, onde teve oportunidade de participar nas festas da Freguesia e conviver com os militantes da JSD presentes.

terça-feira, 3 de julho de 2012


JSD na Moçarria


Foi no passado dia 30 de Junho de 2012 que a JSD visitou mais uma Freguesia do nosso Concelho, iniciativa organizada pelo Gabinete das Freguesias da nossa Comissão Política.
Durante esta visita, tivemos oportunidade de reunir com o Presidente e com outros membros que integram a Junta de Freguesia. Através deste encontro, foi-nos possível perceber melhor quais são os principais problemas com que se têm debatido, nomeadamente, a falta de verbas e o crescente número de pessoas que se deslocam para a zona, devido ao êxodo urbano, mas que, apesar disto, não estão envolvidas nas actividades desenvolvidas pela terra, nem ajudam ao crescimento económico. Como contra ponto, podemos realçar o facto de ser das Freguesias rurais com uma taxa de Natalidade mais elevada e de se encontrarem relativamente próximos de Santarém, o que se repercute sempre num maior dinamismo – o qual comprovamos pela adesão que as Festas organizadas tiveram!