quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Espetaculo de Solidariedade da JSD dia 15 de Dezembro no Teatro Sá da Bandeira


JSD em Força na Inauguração da Sede de Candidatura do Prof. Cavaco Silva



A JSD Secção de Santarém esteve em força na inauguração da sede de campanha Distrital do Prof. Cavaco Silva.
O empenho da secção de Santarém na inauguração da sede de campanha começou dias antes da inauguração da mesma, pois muito houve para limpar, arrumar e carregar de um lado para o outro, sempre com excelente coordenação da nossa Deputada Eng.ª Carina João e do Dr. Marco Pombo.
Aos Jotinhas incansáveis desta Comissão Politica de Secção um obrigado muito especial.
A Sede de Candidatura está aberta todos os dias das 10h às 18h e os Jotas responsáveis são o Alexandre e o João Leão.

PSD Santarém realizou no passado dia 4 Dezembro várias actividades

O PSD concelhio realizou no passado dia 4 de Dezembro várias actividades.
Depois da concelhia receber a apresentação do 1º Congresso Distrital na sede seguiu-se uma missa evocativa do 30º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro na igreja de S. Nicolau.
Seguiu-se o tradicional Jantar de Natal que juntou Dirigentes, Militantes e Simpatizantes Social Democratas de Santarém.
A JSD Secção de Santarém esteve presente em todas as actividades, e na intervenção do seu Presidente Diogo Gomes ficou bem patente o que Francisco Sá Carneiro representa para a JSD.
"Sá Carneiro queria um País mais Livre e Solidário" disse Diogo Gomes aproveitando para fazer a comparação com o que Dr. Francisco Moita Flores e o PSD quiseram e querem para o Concelho de Santarém.
Aproveitou para felicitar todo Executivo Municipal e deu especial relevância aos designios já compridos no Pelouro da Juventude.
A Comissão Política da JSD Felicita todos os que participaram e fizeram com que esta festa de convivio da familia Social Democrata tenha sido um sucesso.

Francisco Sá Carneiro



Primeiro-ministro de Portugal
Mandato: 3 de Janeiro de 1980 - 4 de Dezembro de 1980
Precedido por: Maria de Lourdes Pintasilgo
Sucedido por: Diogo Freitas do Amaral

Nascimento: 19 de Julho de 1934
Porto, Portugal
Falecimento: 4 de Dezembro de 1980 (46 anos)
Camarate, Loures, Portugal
Partido: Partido Social Democrata
Profissão: advogado, político

Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, GC TE, GC C, GC L, (Porto, 19 de Julho de 1934 — Camarate, 4 de Dezembro de 1980) foi um advogado e político português, fundador e líder do Partido Popular Democrático / Partido Social Democrata, e ainda Primeiro-Ministro de Portugal, durante cerca de onze meses, no ano de 1980.

Origem Familiar

Nascido no Porto no dia 19 de Julho de 1934, cresceu no seio de uma família da alta burguesia. Era filho do advogado José Gualberto Chaves Marques de Sá Carneiro, natural de Barcelos, e de Maria Francisca Judite Pinto da Costa Leite, filha dos Condes de Lumbrales, Salamanca.

Durante o Estado Novo

Advogado de profissão, licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi eleito pelas listas da Acção Nacional Popular, o partido único do regime salazarista, para a Assembleia Nacional, convertendo-se em líder da Ala Liberal , onde desenvolveu diversas iniciativas tendentes à gradual transformação da ditadura numa democracia típica da Europa Ocidental. Colaborou com Mota Amaral na elaboração de um projecto de revisão constitucional, apresentado em 1970. Não tendo alcançado os objectivos aos quais se propusera, viria a resignar ao cargo de deputado com outros membros da Ala Liberal, entre os quais Francisco Pinto Balsemão e Magalhães Mota. Foi, no entanto, na cidade do Porto, sua cidade natal, que o Partido Social Democrata teve a sua génese, em parte, no diálogo entre amigos e colegas dos meios republicanos do Porto, como Miguel Veiga, Artur Santos Silva (pai) ou Mário Montalvão Machado. Sá Carneiro professava o republicanismo e a laicidade como as formas de organização estrutural do Estado Português, como refere na célebre entrevista de 1973 concedida a Jaime Gama no Jornal República: "Os conceitos de catolicismo progressista e de democracia cristã são bastante equívocos para mim – e não aceito enquadrar-me em qualquer deles. Entendo que os partidos políticos – que considero absolutamente indispensáveis a uma vida política sã e normal – não carecem de ser confessionais, nem devem sê-lo. Daí que não me mostre nada favorável, nem inclinado, a filiar-me numa democracia cristã. É evidente que a palavra pode não implicar nenhum conceito confessional e nesse sentido apresentar-se apenas como um partido que adopte os valores cristãos. Simplesmente, em política, parece-me que os valores não têm que ter nenhum sentido confessional e, portanto, se amanhã me pudesse enquadrar em qualquer partido, estou convencido de que, dentro dos quadros da Europa Ocidental, comummente aceites, iria mais para um, partido socialdemocrata."

Pós 25 de Abril de 1974

Em Maio de 1974, após a Revolução dos Cravos, Sá Carneiro fundou o Partido Popular Democrático (PPD), entretanto redesignado Partido Social Democrata (PSD), juntamente com Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota. Torna-se o primeiro Secretário-Geral do novo partido.

Nomeado Ministro (Sem Pasta) em diversos governos provisórios, seria eleito deputado à Assembleia Constituinte em 1975 e em 1976, eleito deputado (na I Legislatura) à Assembleia da República.

Em Novembro de 1977, demitiu-se da chefia do partido, mas seria reeleito no ano seguinte para desempenhar a mesma função.

Em finais de 1979, criou a Aliança Democrática, uma coligação entre o seu PPD/PSD, o Centro Democrático Social-Partido Popular de Diogo Freitas do Amaral, o Partido Popular Monárquico de Gonçalo Ribeiro-Telles, e alguns independentes. A coligação vence as eleições legislativas desse ano com maioria absoluta. Dispondo de uma ampla maioria a apoiá-lo (a maior coligação governamental até então desde o 25 de Abril), foi chamado pelo Presidente da República Ramalho Eanes para liderar o novo executivo, tendo sido nomeado Primeiro-Ministro a 3 de Janeiro de 1980, sucedendo assim a Maria de Lurdes Pintasilgo.

Uma morte inesperada

Francisco Sá Carneiro faleceu na noite de 4 de Dezembro de 1980, em circunstâncias trágicas e nunca completamente esclarecidas, quando o avião no qual seguia se despenhou em Camarate, pouco depois da descolagem do aeroporto de Lisboa, quando se dirigia ao Porto para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o General António Soares Carneiro. Juntamente com ele faleceu o Ministro da Defesa, o democrata-cristão Adelino Amaro da Costa, bem como a sua companheira Snu Abecassis, para além de assessores, piloto e co-piloto.

Nesse mesmo dia, Sá Carneiro gravara uma mensagem de tempo de antena onde exortava ao voto no candidato apoiado pela AD, ameaçando mesmo demitir-se caso Soares Carneiro perdesse as eleições (o que viria de facto a suceder três dias mais tarde, sendo assim o General Eanes reeleito para o seu segundo mandato presidencial). Dada a sua trágica morte, pode-se muito bem especular sobre se teria ou não demitido em função dos acontecimentos subsequentes…

Trinta anos depois dos acontecimentos, contudo, continuam a existir duas teses relativas à sua morte: a de acidente (eventualmente motivado por negligência na manutenção do avião), ou a de atentado (neste último caso, desconhecendo-se quem o perpetrara e contra quem teria sido ao certo - Sá Carneiro ou Amaro da Costa).

Homenagem:

O aeroporto internacional do Porto, para o qual ele se dirigia, foi posteriormente rebaptizado com o seu nome, apesar das objecções de que não seria elegante dar a um aeroporto o nome de alguém que havia morrido num desastre de aviação.


Sá Carneiro foi autor de várias obras, das quais se destacam:

Uma Tentativa de Participação Política (1973)
Por uma Social-Democracia Portuguesa (1975)
Poder Civil; Autoridade Democrática e Social-Democracia (1975)
Uma Constituição para os anos 1980: Contributo para um Projecto de Revisão (1979)

Secção de Santarém em força na apresentação do 1º Congresso Distrital do PSD


A apresentação do 1º Congresso Distrital do PSD que tem corrido o Distrito realizou-se no passado Sábado na Concelhia do PSD de Santarém.

A JSD secção de Santarém marcou presença para afirmar que quer ser parte integrante deste congresso.

A Comissão Política da JSD


Congresso dos JASD em Pombal



A JSD Secção de Santarém esteve presente no Congresso dos JASD em Pombal.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

JSD Marcou presença no lançamento do III Volume dos "textos de Francisco Sá Carneiro" promovido pelo Instituto Francisco Sá Carneiro




Realizou-se no passado dia 24 de Novembro de 2010 nas instalações da futura Fundação da Liberdade o lançamento do III volume dos "textos de Francisco Sá Carneiro".
No evento organizado pelo Instituto Sá Carneiro e o PSD Concelhio e Distrital, estiveram presentes vários militantes e simpatizantes com destaque para a presença do Sr. Presidente da Câmara Dr. Moita Flores que apresentou o livro.

A Comissão Politica da JSD felicita a iniciativa e os esforços efectuados Pelo PSD Concelhio na Pessoa do Seu Presidente.