terça-feira, 30 de março de 2010

Pedro Passos Coelho é o novo Líder do Partido Social Democrata



Realizaram na sexta-feira dia 26 de Março as eleições diretas para a liderança do PPD/PSD.

O ex-presidente da JSD Pedro Passos Coelho chegou, aos 45 anos, à liderança do PSD, depois de há dois anos ter concorrido com Pedro Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite.

Pedro Passos Coelho venceu as diretas de sexta feira com cerca de 61 por cento dos votos, derrotando Paulo Rangel, José Pedro Aguiar-Branco e Castanheira Barros.

Nascido em Coimbra a 24 de julho de 1964, Pedro Manuel Mamede Passos Coelho passou a sua infância em Angola, mudando-se depois para Vila Real, onde se inscreveu na Juventude Social Democrata (JSD) quando tinha apenas 13 anos.

Depois de exercer os cargos de secretário geral e vice-presidente da "jota" entre 1984 e 1990, foi presidente da JSD durante dois mandatos consecutivos, de 1990 a 1995, em pleno "cavaquismo".

Foi nesse período o rosto da maior organização de juventude partidária, que chegou a ter 13 deputados. A sua passagem pelo Parlamento durou oito anos, de 1991 a 1999, como deputado e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD.

"Saí depois de oito anos de Parlamento sem pedir a reforma parlamentar e fui tratar da minha vida sem saber bem ainda os caminhos que havia de seguir. Fui para a universidade e fui para as empresas", disse Pedro Passos Coelho, na sua intervenção no congresso do PSD em Mafra.

Sobre a sua saída do Parlamento em 1999, Pedro Passos Coelho disse ainda: "Não queria ficar empregado da política, não tinha lá estado com esse propósito, diga-se de passagem, nunca fui funcionário da política. Comecei a trabalhar aos 18 anos, fui pai aos 24, nunca ninguém na política me deu emprego, nunca pedi emprego para ninguém na política".

"Estive a fazer o que pude pela minha família, por mim próprio também, achando que, se algum dia tivesse de regressar a uma atividade partidária ou política, não devia depender dela para viver. E se hoje não sou rico nem tenho heranças, vivo do meu trabalho com honestidade. Creio que isso deve ser importante".

Em 2001 concluiu a licenciatura em economia pela Universidade Lusíada de Lisboa. Foi consultor da Tecniforma e depois ingressou como diretor financeiro no grupo Fomentinvest, que tem o ex-ministro da Administração Interna Ângelo Correia como presidente da comissão executiva.

O Dr.Pedro Passos Coelho é atualmente administrador executivo do grupo Fomentinvest e simultaneamente docente no Instituto Superior de Ciências Educativas.

O seu regresso à política partidária aconteceu em 2005, quando foi eleito vice-presidente da direção social democrata de Luís Marques Mendes, cargo que deixou menos de um ano depois, por divergências políticas. Passos Coelho eleito líder de forma inequívoca, vencedor e derrotados apelam à unidade.

Pedro Passos Coelho é o novo líder do PSD, eleito com mais de 61 por cento dos votos dos militantes, a quem fez um apelo à unidade do partido, tom que marcou também as intervenções dos candidatos derrotados.

Com resultados quase finais (apenas 30 secções por apurar), o Conselho de Jurisdição do PSD anunciou cerca da 01:00 que Pedro Passos Coelho tinha vencido as eleições diretas do partido com 61,06 por cento dos votos.

Paulo Rangel, o segundo candidato mais votado, contou com o voto de 15248 militantes (34,47 por cento), José Pedro Aguiar Branco recolheu 1598 votos, traduzidos em 3,61 por cento, enquanto Castanheira Barros contabilizou 103 votos (0,23 por cento).

"A minha primeira preocupação vai ser a de unir o PSD e estou convencido de que os resultados inequívocos que estão patentes permitirão com certeza de acordo de resto, com as declarações que fizeram quer Dr. Paulo Rangel, quer Dr. José Pedro Aguiar-Branco, fazer um caminho de unidade e de coesão interna no PSD", afirmou Pedro Passos Coelho, na sua declaração de vitória.

Dizendo que conta com os seus adversários nas diretas "na primeira linha da intervenção política no PSD", Passos Coelho sublinhou ainda que espera "um papel muito cooperante" do ainda líder parlamentar Aguiar-Branco na condução da bancada, até que seja escolhida a nova direção.

Já num recado para fora, Passos Coelho avisou os socialistas que não pretende abrir crises políticas desnecessárias mas garantiu que não andará com o Governo ao colo nem votará contra as suas ideias.

O eurodeputado e candidato derrotado Paulo Rangel prometeu uma "atitude de lealdade" e de colaboração com o "grande projeto social democrata", felicitando Pedro Passos Coelho pela vitória "clara e expressiva" nestas diretas.

Sublinhando ter sido um "privilégio" como experiência política e pessoal ter sido candidato à liderança do PSD, Rangel prometeu colaborar com a nova direção social democrata.

No mesmo tom, Aguiar-Branco apelou à união em torno do partido e do seu novo líder, garantindo que "a campanha acaba aqui, a campanha acaba hoje".

Também o quarto candidato, Castanheira Barros, felicitou Passos Coelho pela sua vitória, sublinhando que este será "o seu presidente".

A vitória de Pedro Passos Coelho verificou-se em todas as distritais e na Região Autónoma dos Açores, tendo a Madeira sido a única exceção: aqui ganhou Paulo Rangel, o candidato apoiado pelo líder do PSD-Madeira, Alberto João Jardim.

Numa primeira reação à vitória de Passos Coelho - que criticou duramente pela sua posição em relação à Lei das Finanças Regionais - Jardim disse apenas estar "consumada a eleição", não tendo mais comentários a fazer.

Lembro que Diogo Gomes Presidente da Comissão Política foi o Mandatário Concelhio e João Leite Presidente da Comissão Politica Distrital da JSD foi o Mandatário Distrital da candidatura do Dr. Pedro Passos Coelho.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Vereador da Câmara de Santarém e Presidente da Comissão Política Distrital da JSD, é o Mandatário Distrital da Juventude do Dr. Pedro Passos Coelho


O Jovem Autarca Social-democrata e Presidente da Comissão Política Distrital João Leite, é o Mandatário da candidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD.


João Leite aceitou o convite com o objectivo de contribuir para uma mudança que considera imperativa no PSD e sobretudo em Portugal.


A direcção da juventude do distrito para a candidatura do Dr. Pedro Passos Coelho, lançou um Blog onde irão estar informações e várias mensagens de apoio ao candidato.


Gonçalo Gaspar Presidente da Secção do Cartaxo foi o indigitado para Director de campanha da juventude pelo distrito.


Diogo Gomes Presidente da Secção de Santarém é o Mandatário Concelhio.


A secção da JSD de Santarém congratula-se com o facto de João Leite ser o Mandatário escolhido a nível distrital.

terça-feira, 2 de março de 2010

Eleições no PSD



José Pedro Aguiar-Branco, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho disputam a liderança do PSD. Os sociais-democratas reúnem-se num congresso extraordinário, entre 13 e 14 de Março, para depois elegerem o sucessor de Manuela Ferreira, nas directas marcadas para 26 de Março.

Esta semana na SIC Notícias e na SIC Online: os três principais candidatos frente-a-frente.


Terça-feira 2, 22h00: Passos Coelho x Rangel


Quinta-feira 4, 21h00: Aguiar-Branco x Rangel


Quarta-feira 10, 21h00: Passos Coelho x Aguiar-Branco