terça-feira, 10 de março de 2009

Distrital da JSD de Santarém promoveu Academia do Poder Local


A Comissão Política Distrital da JSD de Santarém (CPD), no âmbito da realização do seu plano de actividades em matéria de Formação Autárquica realizou, no passado fim-de-semana de 7 e 8 de Março, no Centro de Estágios de Rio Maior, uma Academia do Poder Local, formação autárquica destinada a actuais e futuros jovens autarcas.

A Academia teve como principal objectivo, formar os jovens da JSD, de forma a prepará-los melhor para os desafios do poder local. A Academia decorreu durante o dia de Sábado e a manhã de Domingo e contou com diversos painéis de debate que abordaram os temas mais relevantes em matéria de Poder Local.


A formação iniciou-se com uma palestra sobre o Poder Local em Portugal da responsabilidade do Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, professor de Direito e mandatário da candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara de Lisboa.


Durante a manhã houve ainda tempo para debater as Freguesias, tendo como convidado Luís Castelhano, Membro do Conselho Directivo da ANAFRE.


Após o almoço, que contou com a presença do Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, Joaquim Cruz, a tarde intensa de trabalho começou com um debate sobre o papel dos representantes na Assembleia Municipal, que contou com a presença de Miguel Relvas, Deputado e Presidente da Assembleia Municipal de Tomar, e de Nuno Serra e António Nobre, líderes da bancada do PSD nas Assembleias Municipais de Santarém e Torres Novas, respectivamente.


Seguiu a formação com a intervenção de Isabel Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, em representação da ANMP, que falou do papel dos presidentes de Câmara, e da sua experiência pessoal enquanto “mulher autarca”.


Finalmente, para terminar o primeiro dia de formação foi a vez de se ouvir António Paiva, representante dos Municípios na Comissão Executiva do PO Centro e de debater os desafios do QREN para as Autarquias Locais.
Em época de Tasquinhas em Rio Maior houve também lugar a um jantar e noite de diversão no evento que decorreu em Rio Maior.
No Domingo de manhã e para encerrar com chave de ouro, foi a vez do debate sobe as diversas formas de exercício do poder nas Câmaras Municipais, tendo como oradores Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que ganhou as eleições mas governa sem maioria e Fernando Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Odivelas, que aceitou pelouros embora não seja do partido de venceu as eleições.
O almoço de encerramento da Academia contou com a presença de Isaura Morais, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior e de Vasco Cunha, Presidente da Distrital do PSD, que se juntaram aos formandos e aos dirigentes responsáveis pela iniciativa, Vânia Neto, Presidente da Distrital da JSD de Santarém e Leandro Jorge, Presidente da JSD de Rio Maior, anfitrião do evento.
O resultado final da Academia de formação foi extremamente positivo, tendo os objectivos sido plenamente cumpridos, permitiu aos cerca de 30 jovens inscritos, aprender e aprofundar conhecimentos em matéria de Poder Local, fortalecendo a capacidade de potenciais futuros jovens autarcas do PSD no Distrito.