segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

JSD apresenta proposta à Câmara Municipal de Santarém

No passado dia 26 de Janeiro a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém apresentou em plenário de militantes uma proposta que a estrutura partidária irá dirigir à Câmara Municipal de Santarém:
“Santarém com MAIS E MELHOR AMBIENTE”
Considerando que a Câmara Municipal de Santarém, deve ter um papel fundamental na implementação de medidas de impacto ambiental positivo, tornando-se assim num exemplo a seguir;

Considerando que existem poucos Eco-pontos e que a atribuição de cada ponto de recolha é atribuído sobre o número de habitantes/área (500 habitantes por cada Eco-pontos);

Considerando que os Eco-pontos são contentores diversificados e que o seu objectivo é facilitar o processo de reciclagem;

Considerando a elevada quantidade de papel que a Câmara Municipal de Santarém consome no funcionamento dos seus serviços e tendo presente os impactos ambientais negativos resultantes do processo do fabrico do papel e consumo de matérias-primas (árvores), de energia e de água possíveis de reduzir através da generalização do papel reciclado;

A Juventude Social Democrata da Secção de Santarém tem a honra de propor à Câmara Municipal de Santarém:

1- Que a Câmara Municipal proceda a uma total e eficaz cobertura de Eco-pontos no Concelho, contribuindo assim para o aumento da separação do lixo;

2- Que a Câmara Municipal disponibilize gratuitamente Eco-pontos domésticos para facilitar a separação do lixo;

3- Que a Câmara Municipal proceda à aquisição de papel reciclado, usando este papel, em actas, agendas, convocatórias, boletins, envelopes e no papel avulso em geral;

4- Que a Câmara Municipal de Santarém equipe os seus serviços com depósitos para papel e cartão, tinteiros e toners, plásticos e outras embalagens, visando a sua separação dos demais lixos e facilitando a sua recolha;

5- Que a Câmara Municipal de Santarém informatize o quanto possível a documentação, tentando evitar ao máximo a sua impressão.
Nota:
“Sabia que se colocar, durante um ano, dois jornais por semana no ecoponto mais próximo está a evitar o abate de uma árvore? Ou que um total de 47 garrafas de plástico colocadas no ecoponto produz fibra suficiente para fazer o enchimento de um saco cama? Já a reciclagem de um pack de latas por semana permite, ao fim de um ano, a poupança de 50 kg de minério. Números que nos devem fazer pensar, antes de desfazermo-nos dos objectos ou substâncias que já não consideramos úteis...”

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Plenário - 26 de Janeiro

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, convoca-se a Assembleia de Secção da JSD de Santarém para reunir no próximo dia 26 de Janeiro de 2008, pelas 15h30, na Sede do PSD de Santarém, sita na Calçada Mem Ramires, n.º 10, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Informações e análise da situação política;
Ponto 2 – Apreciação e votação do relatório de contas do ano de 2007;
Ponto 3 – Apresentação do plano de actividades e votação do orçamento para 2008;
Ponto 4 – Discussão do tema para a próxima “Campanha de Sensibilização”

O Presidente da Mesa do Plenário
(Luís Valente)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Conselho Distrital da JSD de Santarém

Decorreu este sábado, dia 12 de Janeiro, pelas 15h00, mais um Conselho Distrital da JSD de Santarém, que teve lugar no Auditório Municipal de Alcanena.


O Conselho Distrital teve a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Informações e análise da situação política.

2. Apreciação e votação do relatório de contas de 2007.

3. Apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para 2008.

4. Eleição dos Delegados Distritais da JSD à Assembleia Distrital do PSD.


Apesar de pouco participado, este Conselho Distrital destacou-se pelo excelente debate político e pelas boas intervenções que, num ambiente mais informal, foram surgindo.

O nosso companheiro Eduardo Gomes (secção de Santarém), apresentou uma Moção que versa sobre a criação de uma Agência Municipal para a Juventude (AMJ), e a qual foi bem acolhida por todos e votada por unanimidade.

Foram ainda eleitos numa lista única a nível distrital os Delegados da JSD à Assembleia Distrital do PSD, o que demonstra mais uma vez o esforço de todas as Secções e da Comissão Política Distrital, em prol da união no seio da JSD.

É de frisar também, que a recentemente reactivada Secção da JSD de Alcanena e os membros que a compõem receberam da melhor maneira todos os órgãos e conselheiros distritais que estiveram presentes neste Conselho Distrital. Parabéns pela reactivação e continução de bom trabalho.

domingo, 13 de janeiro de 2008

JSD proporciona momento de alegria às meninas do Lar de Santo António



No passado dia 10 de Janeiro a Secção da JSD de Santarém entregou às meninas do Lar de Santo António os presentes de Natal recolhidos no II Espectáculo de Solidariedade organizado por esta estrutura partidária.

Foi com muita emoção que nos receberam e desembrulharam alguns dos muitos presentes doados por cidadãos que não quiseram ficar indiferentes a esta causa solidária.


É com muita felicidade e sentimento de missão cumprida que a JSD entrega pelo segundo ano consecutivo presentes às crianças desta Instituição de Solidariedade, proporcionando-lhes um belo momento de alegria.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Espectáculo de Solidariedade da JSD foi um êxito

Realizou-se no passado dia 22 de Dezembro o espectáculo de solidariedade que a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém organizou.

A sala do Teatro Sá da Bandeira tornou-se pequena para receber as pessoas que se juntaram a esta causa, dando assim o seu contributo para levar um pouco do Natal a crianças que estão em Instituições de Solidariedade.

O Presidente da JSD garantiu na sua intervenção que a actual Comissão Política irá ter sempre presente a palavra solidariedade. João Leite agradeceu aos que contribuíram para que o Espectáculo de Solidariedade fosse um verdadeiro sucesso, destacando o apoio da Câmara Municipal de Santarém que disponibilizou o espaço, da Empresa Nobre Brindes que ofereceu os cartazes para ajudar na divulgação da iniciativa, dos órgãos de comunicação social do Concelho que ajudaram a divulgar e ainda o apoio dos que foram actuar: Teresa Azoia, Circulo Cultural Sclabitano na pessoa de São Noronha, Bruno Marta, Carolina Figueira e por último à Scalabituna.

O responsável pela estrutura, fez questão de salientar que para o próximo Natal a JSD tudo fará para que esta iniciativa seja de novo uma realidade.