domingo, 29 de abril de 2012

JSD mais próxima da Juventude

A primeira iniciativa do gabinete das freguesias foi reunir com a Presidente de Junta de Tremês. Falamos sobre diversos temas como juventude, reforma administrativa local, as festas que estão a decorrer e iniciativas criadas pela junta de freguesia.

Intervenção do presidente da JSD Santarém, Manuel Pedroso

Passados dois dias das comemorações do trigésimo oitavo aniversário do 25 de Abril, não é demais relembrar este acontecimento que marcou, para sempre, a identidade do nosso povo, deixando, também, uma herança profunda na nossa cidade.
Falar do 25 de Abril é falar de Santarém, pois, como reza a História, esta cidade foi lugar de grande destaque nesta luta, porque só assim se justifica a sua designação como Capital da Liberdade.
Recordo ainda que desde à dois anos, jovens nascidos depois do 25 de Abril de 74 participaram na organização das actividades, levadas a cabo pela Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, em Santarém. 
Esta foi sem dúvida uma demonstração de abertura e renovação, fruto de uma nova atitude, essencialmente fomentada por uma geração que só conhece a Liberdade como forma de vida! 
E porque a Liberdade se conquista todos os dias, importa referir mais uma grande conquista para a nossa cidade.
Neste âmbito, aproveito para felicitar o Município, na pessoa do Sr. Presidente da Câmara, pela criação da Fundação da Liberdade, com o devido reconhecimento de interesse público, por parte do Governo. 
É um projecto que serve Santarém, Portugal e as futuras gerações, numa passagem de valores de cidadania, liberdade e direitos humanos. 
Constitui, sem dúvida, um reforço da posição da nossa cidade no panorama português, enquanto capital deste valor primário. 
Certamente que a todos os jovens, tal como a mim, agrada esta grande oportunidade de perpetuar os ideais de Abril e continuar, desta forma, a construir uma HISTÓRIA DE LIBERDADE.
Se queremos os nossos jovens em Santarém, é necessário incentivar o emprego e criar todas as condições e oportunidades para que ambicionem trabalhar na nossa cidade. 
É por isso que todas as medidas tomadas no sentido de incentivar a fixação e o empreendedorismo jovem são de louvar. 
E, neste âmbito, aproveito para felicitar o executivo, na pessoa do Vereador, com o pelouro da Juventude, pelo lançamento do “Via expresso jovem”. Esta ferramenta permitirá criar empresas no nosso concelho. 
Queria ainda referir a criação da semana da juventude e da semana académica, que já e uma referencia da nossa cidade.
É certo que ainda temos um longo caminho a percorrer na 
Democracia, que ainda temos muito a recuperar em relação aos restantes países da União Europeia, mas conforme temos dado provas na nossa história, a nossa coragem, a nossa persistência, o nosso desejo são mais fortes do que qualquer crise… do que qualquer obstáculo que surja no nosso caminho, por mais difícil que possa parecer. 
E aos 22 anos, é prematuro demais para deixar de acreditar nos nossos políticos, para baixar os braços e não ter a ousadia de querer transformar sonhos em realidade. 
Sei que é possível inverter a situação em que o país se encontra mergulhado. Se todos dermos o nosso pequeno contributo no dia-a-dia e se agirmos de forma colectiva será possível mudar o rumo.
Porque o futuro prepara-se todos os dias e eu acredito no futuro. 
Viva Santarém e a Liberdade!


sábado, 21 de abril de 2012

Reunião com o Vereador com o pelouro do Desporto e da Juventude


O principal objectivo desta reunião era que os membros da JSD Santarém ficassem mais informados sobre o trabalho que está a ser desenvolvido pela equipa responsável por todas acções que tenham a ver com a Juventude e o Desporto na nossa Cidade. E, sobre estas, saber qual vai ser o papel que nós, como comissão política, podemos ter para ajudar na sua concretização e desenvolvimento. Das várias propostas que já se encontram postas em prática podemos destacar:

- Via Expresso Jovem: pretende incentivar os jovens a serem empreendedores e, simultaneamente, fomentar o aumento da criação de postos de trabalho. Já conseguiu desenvolver sete projectos e criar uma dezena de posto de trabalho. Os participantes deste projecto podem beneficiar de uma redução até 50% nas taxas de licenciamento; prioridade no encaminhamento do processo; encaminhamento para sistemas de incentivos; e apoio técnico personalizado;
- Habitação jovem: consiste em reabilitar casas e prédios para depois os disponibilizar a preços muito mais baixos do que o valor de mercado, isto para que os jovens interessados as consigam comprar ou arrendar promovendo, assim, a fixação destes no Concelho.
- Semana da Juventude, que integra acções como a homenagem aos alunos do quadro de excelência e apoio à organização da Semana Académica de Santarém. Esta medida é um importante palco para a juventude do concelho, promovendo a partilha de experiências, incentiva a prática desportiva e apoia o empreendedorismo jovem.
- Comemorações do Dia Internacional da Juventude.
- Federação Académica de Santarém, que pretende representar as Associações de Estudantes federadas, os alunos que as mesmas representam e os interesses de todos eles.
- Concelho Municipal da Juventude: foi criado com o objectivo de dar condições para uma efectiva participação dos jovens e o exercício da plenitude os seus direitos de cidadania de forma empenhada e participativa.
- Construção de três Centros Escolares.
- Colocação de relvados sintéticos em quatro campos já existentes.
- Bikesharing: serviço de bicicletas de uso partilhado com um caracter lúdico e ecológico, sendo o seu objectivo fomentar o uso deste veículo não poluente na realização de deslocações urbanas em bicicleta, reduzindo progressivamente a circulação automóvel na cidade.
- Requalificação de diversos espaços públicos que possibilitam a todos os jovens locais de convívio com segurança e qualidade.

Desta reunião retiramos, para além do já apresentado, a grande importância que esta Câmara dá aos jovens e a preocupação que tem com o bem-estar de todos nós, prova disso são todos os feitos já conseguidos e as tantas outras ideias que têm para por em prática. Resta-nos agradecer a disponibilidade do Vereador João Leite e por à sua disposição o que quer que seja preciso da nossa Comissão.

Reunião com a Associação de Estudantes do Liceu Sá da Bandeira

O grande objectivo desta reunião passava por tentar perceber quais são as principais dificuldades com que a Associação de Estudantes tem que lidar e saber se existe alguma forma de nós, JSD Santarém, conseguirmos ajudar em algumas delas.
Da nossa conversa, ficamos a saber que um dos seus maiores problemas é a pouca aderência dos estudantes aos eventos que a AE organiza. Perante isto, nós comprometemo-nos a divulgar, tanto no Blog como no Facebook, os eventos que organizem, tentando, assim, informar um maior grupo de pessoas.
Por fim, não podíamos deixar de fazer referência ao quão bem fomos recebidos por um grande número de membros da AE, o que só demonstra preocupação e interesse por parte dos alunos, o que é de louvar! Os alunos fizeram questão de nos congratular por termos sido os primeiros de uma juventude partidária a procura-los e a mostrar interesse nos seus problemas. A nosso ver, é uma iniciativa que importa repetir mais vezes e em mais secundárias!



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Reunião com o Vereador com o pelouro da juventude e desporto

Na próxima sexta-feira dia 20, a JSD Santarém vai reunir-se com o Vereador com o pelouro da juventude e desporto, queremos perceber o desenvolvimento dos projectos relacionados com estas duas matérias, que são muito importantes para a nossa juventude partidária!

Encontro com as Associações de Estudantes das escolas secundárias do Concelho

Na próxima quinta-feira dia 19 de Abril a JSD Santarém vai reunir-se com a associação de estudantes do Liceu Sá da Bandeira, pretendemos estar mais próximos dos estudantes do nosso concelho!

Mensagem de inicio de mandato

Desde o dia 7 de Abril uma nova equipa, presidida por Manuel Pedroso, passa a estar à frente da Concelhia da JSD de Santarém! Pelas palavras do mesmo, o grupo que aqui se apresenta, com ideias concretas e iniciativas consistentes, “assume o compromisso de tudo fazer para rejuvenescer o espirito político da juventude, elevando as bandeiras da proximidade, inovação e credibilidade”. 

Aproveitamos, desde já, para agradecer a todos os militantes que foram exercer o seu dever cívico e a confiança que depositaram em nós. São os vossos votos que nos vão permitir lutar por um concelho melhor, mais dinâmico, mais activo, mais nosso! Como tal, dos nossos projectos, saliento:
- Faculdade Scalabitana – Tomando como ponto de partida a já existente formação política da Universidade de Verão da JSD Nacional, o objectivo é adaptar o modelo a uma vertente a nível de concelho.
- Encontro de Juventudes Partidárias – Conferência com todas as juventudes partidárias existentes no Concelho de Santarém, de forma a possibilitar a exposição e clarificação dos diferentes valores e ideologias políticas.
- Eleição Autárquicas – Apoio incondicional à candidatura proposta pelo PSD de Santarém, através da participação na campanha eleitoral e criação de inúmeras ideias a apresentar ao partido.
-Apoio às Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Superior – Reforçar a presença da JSD de Santarém nas associações estudantis do concelho, procurando esclarecer os valores e ideologia política da JSD/PSD.
- Reuniões Descentralizadas – Realização de reuniões nas freguesias mais afastadas do centro do concelho, de forma a descentralizar a actividade política e promovendo uma participação mais activa dos militantes residentes nestas áreas.
- Tertúlias – Diálogos com figuras marcantes da sociedade portuguesa de forma a incentivar e estimular a relação da juventude scalabitana com áreas como o empreendedorismo, a solidariedade e a cultura.
- Jornal – O jornal da JSD de Santarém é uma das maiores inovações que pretendemos implementar na nossa estrutura. O objectivo é a divulgação e promoção do nosso partido e das nossas actividades, junto da comunidade.


Por fim, resta-nos acrescentar que é através, tanto deste blog como da nossa página no Facebook - http://www.facebook.com/jsdsantarem1 -, que podem acompanhar todas as nossas actividades, dar opiniões e participar nas mesmas!

«Nem sempre podemos construir o futuro para a nossa juventude, mas podemos construir a nossa juventude para o futuro»

sábado, 7 de abril de 2012

Mandato de 2010 - 2012

Caros amigos,

Deixarei de ser hoje Presidente da Concelhia da JSD de Santarém, termina assim um ciclo na JSD Santarém.

Fui dirigente concelhio durante 6 anos, ocupando o cargo de diretor do gabinete de estudos concelhio, Vice- presidente e Presidente da Concelhia.

No mandato 2010-2012 fica para memória futura a reeleição do Prof Cavaco Silva, onde a JSD de Santarém teve um papel constante e ativo e a vitória do PSD nas Legislativas com a eleição de Pedro Passos Coelho para Primeiro-ministro de Portugal.

Internamente estivemos ao lado do companheiro Duarte Marques na sua vitória no congresso em Coimbra, onde a lista que liderava obteve uma vitória esmagadora e chegou a Presidente da JSD Nacional, estivemos ao lado na reeleição do nosso Presidente da Mesa do Plenário distinto militante da secção de Santarém João Leite para Presidente da Comissão Politica Regional de Santarém e recentemente na sua eleição para Presidente da Comissão Política Nacional dos Jovens Autarcas Social Democratas.

Percorremos o Concelho, reunimos com Presidentes de Junta de Freguesia, fomos solidários, promovemos várias conferências e campanhas de sensibilização, participamos ativamente nas iniciativas da JSD Nacional e Regional bem como nas iniciativas do PSD. Organizamos a maior festa de Juventude alguma vez feita por uma juventude Partidária de Santarém no jardim da República com vários DJ´s, onde estiveram presentes milhares de jovens.
Estivemos sempre ao lado do executivo municipal e fizemos sempre uma oposição seria e construtiva à JS e ao PS.

Saio com o legado de esta Comissão Política ter feito a Concelhia da JSD de Santarém a maior em número de militância, de ter dignificado sempre a JSD e o PSD por onde passou e de ter lançado o debate sobre o BULLYNG que meses mais tarde foi discutido na Assembleia da República.
Caros amigos e companheiros,

Continuarei na JSD regional e nacional a dar o melhor que sei e posso, em prol dos jovens ribatejanos.

Recentemente fui eleito (em regime de substituição) ao Conselho Nacional do PSD, local onde irei com responsabilidade intervir para dar o meu contributo ao partido.

À equipa que me acompanhou nestes dois anos, um obrigado muito especial por tudo, militantes exemplares, com provas dadas, com ideais muito genuínos e progressistas da Social-democracia.

A todos os meus amigos, família e apoiantes, obrigado por me terem ajudado nesta caminhada.

Viva a JSD.