segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Comunicado

A Comissão Política de Secção da Juventude Social Democrata de Santarém em resposta ao comunicado da JS de 23 de Janeiro, torna público o seguinte:

A Juventude Socialista chegou agora à vida política do Concelho e por esta razão a JSD dá uma lição de história à JS para que esta não faça mais figuras tristes como as que fez com o seu primeiro comunicado.

Sabiam que o partido socialista (des)governou a Câmara Municipal de Santarém durante 30 anos? Que os jovens e a educação nunca foram uma prioridade para o Partido Socialista? Que foi o Partido Socialista que ao suceder ao Partido Socialista afirmou que a Câmara Municipal de Santarém estava falida? E que os mesmos que faliram Santarém foram os mesmos que afundaram o País?

Então ficam a saber que assim foi!

A JSD pergunta onde andaram os decisores políticos até de 2005?

O PS, a partir de 2005, dedicou-se a fazer uma telenovela socialista de seu nome Águas do Ribatejo, onde o argumentista é um distinto camarada de alta patente do PS Santarém, e onde a moral da história é: “Acima do interesse das pessoas de Santarém, estão os interesses do PS do Ribatejo”. Sobre este folhetim de segunda, a JSD desafia a JS Santarém a perguntar aos seus camaradas da JS Cartaxo o que têm a dizer das “Águas do Ribatejo”.

A JS Santarém, por ser uma estrutura recém nascida, não se lembra que o estacionamento já é tarifado em santarém há mais de 20 de anos, com a grande diferença de que hoje temos um espaço público requalificado em jardim, com ciclovias, vias pedonais, aparelhos geriátricos, parque de jogo e recreio e um parque subterrâneo de estacionamento. Antes desta grande mudança tínhamos, além de um parque de estacionamento à superfície tarifado (com cancela e Tiket), tínhamos também todas as ruas adjacentes tarifadas, bem como todo o centro da cidade e o largo do Município, mas com uma grande diferença, a degradação do espaço público em toda a sua envolvente.

A JS fala em histórias mal contadas, quando nunca as ouviu contar… se calhar o Vereador do Partido Socialista Ludgero Mendes tem razão os “Jovens Scalabitanos andam nas discotecas e depois ficam surdos e não ouvem o que eu digo, se calhar têm que ir ao médico dos ouvidos ” in Reunião de Câmara de 23 de janeiro. Isto talvez signifique que o Sr. Vereador só conhece jovens socialistas.

Os jovens de Santarém sabem bem que a grande diferença entre o PSD e o PS, é a determinação de lutar por Santarém e estar ao lado das gentes de Santarém, custe o que custar e doa a quem doer, por isso a JSD pergunta ao Partido Socialista o que fez em 30 anos de poder em Santarém a nível desportivo em Pernes? Nada! Mas pior que não fazer nada, é ficar ofendido com quem trabalha.

A JSD pergunta à JS se esta sabe quem foram os decisores políticos do governo nos últimos 6 anos, os que levaram o país à falência, obrigando-o a pedir auxílio financeiro externo e a assinar o memorando com a Troika, exigindo múltiplos sacrifícios a todos os Portugueses. Foram esses mesmos decisores que conduziram o país em direcção à bancarrota, foram também eles os cangalheiros de indústrias importantíssimas como a OPEL na Azambuja, a Delphi em ponte Sôr, e tantas outras pelo país. Foram as políticas Socialistas que ao longo de 6 anos atiraram o país para o abismo e as empresas para o layoff e encerramento compulsivo. O que assistimos hoje em Coruche com a TEGAEL e em Santarém com a UNICER é tão somente fruto do desgoverno Socialista à frente do nosso País, que originou consequências negativas inimagináveis para os Portugueses, para as Empresas, para os Municípios e Freguesias.

“Afinal, os responsáveis pelo estado a que Santarém chegou em 2005 são os mesmos que deixaram este País de rastos e são aqueles que, sem nunca pedir perdão, hoje continuam a contestar quem faz obra, quem reforma e quem na realidade está ao lado das pessoas deste Concelho.” In Comunicado PSD Santarém.

Convidamos a JS a juntar-se às centenas de jovens que frequentam os Jardins que o PSD Requalificou e criou, como por exemplo, o Jardim de Vale de Estacas, o Jardim da Republica e o Jardim da Liberdade.

O que os jovens de Santarém querem saber é onde estiveram os decisores políticos durante 30 anos e que pouco fizeram, pois em 6 anos o PSD devolveu o estatuto de Capitalidade a Santarém, construindo, Centros Escolares, Conservatórios de Música, requalificando todo o espaço público, construindo mais de 50 Espaços de Jogo e Recreio por todo o Concelho, climatizando as escolas, construindo novos equipamentos desportivos nas Freguesias, requalificou o Convento de São Francisco que estava completamente ao abandono e degradado, deu dignidade a Salgueiro Maia retirando a estátua deste do estaleiro da Câmara para o novo Jardim dos Cravos, devolveu à população o festejo do Feriado Municipal, honrando a nossa história e as nossas tradições e desenvolveu a política de juventude que praticamente não existia, entre muitas outras obras e conquistas materiais e imateriais.

Lembramos a JS que este executivo está legitimado por mais de 22 mil votos, e que o mandato termina apenas em Outubro de 2013. Até lá a JS pode ainda aprender, pois muitas outras obras importantes irão surgir, nomeadamente a futura cidade judiciária, requalificação da Igreja Santa Cruz, Centro Escolar do Sacapeito e Santarém Norte, requalificação da Avenida 31 de Janeiro e da Estrada da Estação, a requalificação do Mercado Municipal, a Construção dos Pavilhões Desportivos em Pernes e Alcanede.

Onde esteve a JS nos últimos anos?

Santarém, 27 de Janeiro de 2012

A Comissão Política de Secção da Juventude Social Democrata de Santarém

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

JSD Solidária com o Lar de Santo António


Adicionar imagemAntecedendo o Natal, a JSD Santarém realizou uma festa de Solidariedade no Barvila no passado dia 17 de Dezembro, onde foram recolhidos presentes e alguns bens essenciais.
A entrega dos artigos recolhidos na festa solidária de Dezembro foi no passado domingo num clima de grande animação no Lar de Santo António. Devido a terem decorridas várias campanhas solidárias no Concelho, que a JSD de Santarém vê como muito positivo, como o caso de sucesso de O Desporto é Solidário, só agora fizemos a entrega de artigos didáticos e de higiene pessoal.
Todos sabemos que nos tempos difíceis que correm, é essencial ajudar quem mais precisa e dar sinais de esperança a quem não a tem. Um sorriso de uma criança vale mais do que qualquer bandeira política.

A Comissão Politica da JSD

sábado, 14 de janeiro de 2012

Comunicado

A Comissão Política de Secção da Juventude Social Democrata de Santarém na sequência da última Reunião de Câmara, torna público o seguinte:

1- A Secção da JSD de Santarém, não pode deixar de lamentar a visão do Partido Socialista relativamente à vivência da juventude no Concelho em especial na cidade de Santarém. Na intervenção do Sr. Vereador Ludgero Mendes ficou bem patente qual o desejo do Partido Socialista para a Juventude natural e residente do Concelho, a Juventude que teve 30 anos esquecida pelo Partido Socialista é agora lembrada pelo mesmo, para ser caraterizada por um bando de “bêbedos” “desordeiros” que “fazem barulho” a altas horas da madrugada e “vomitam à porta de prédios e nos passeios”.

2-O Partido Socialista quer que os jovens não convivam no centro da cidade, nem perto de pessoas, porque segundo eles incomodam, e fazem a mesma recomendação de sempre, afastar os jovens do centro da cidade.

3-A JSD não se revê nesta caracterização dos jovens de Santarém, dos naturais e dos mais de 4000 residentes que escolheram Santarém para estudar e trabalhar. A JSD quer acreditar que a JS também não se revê nesta visão redutora e distorcida da juventude Scalabitana.

4- A JSD felicita o executivo municipal por estar sempre ao lado dos jovens, por acreditar neles, por pautar a sua atuação direcionada a eles, criando mecanismos de incentivo ao empreendedorismo como o via expresso jovem, mecanismos de divulgação e informação como o Portal da Juventude, por realizar a Semana da Juventude, por comemorar com boas atividades o dia internacional da Juventude.

5- A JSD de Santarém congratula-se e felicita o executivo Municipal pela criação de mais uma medida direcionada para a Juventude, com a consciência que a juventude necessita de respostas concretas que garantam a sua autonomia, o executivo municipal aprovou por unanimidade a criação do Projeto Habitação Jovem no Concelho de Santarém, que tem como objetivo promover a fixação dos jovens no Concelho, em especial no Centro Histórico e nas freguesias rurais.

Os Jovens de Santarém sabem que este executivo não esquece a juventude, e que estará sempre a seu lado acreditando neles e num futuro forte.

A Comissão Política de Secção da Juventude Social Democrata de Santarém