terça-feira, 30 de novembro de 2010

Duarte Marques eleito Presidente da JSD Nacional


Duarte Marques foi eleito este domingo, em Coimbra, presidente da JSD (Juventude Social Democrata), com 61 por cento dos votos, durante o XXI congresso nacional da organização.

O novo líder da juventude do PSD disputou o lugar com Carlos Reis, presidente da JSD de Braga, que obteve 31 por cento dos votos expressos dos cerca de 600 delegados que participaram na reunião, que teve início na sexta-feira e terminou hoje.

Duarte Marques sucede ao deputado Pedro Rodrigues, que esteve à frente da JSD durante os últimos quatro anos (dois mandatos) e de quem o novo líder era vice-presidente.

A Comissão Política da Secção de Santarém excepto um elemento apoiou o actual Presidente da JSD, demosntrando mais uma vez que está ao lado dos projectos que servem à Juventude Portuguesa.

“É um orgulho para todos a eleição do companheiro Duarte Marques, para mim uma referência em termos de militância e um exemplo a seguir enquanto homem, hoje posso afirmar que iremos ter uma geração com futuro”, afirmou o Presidente dos Jotinhas Scalabitanos Diogo Gomes.

A Comissão Política da Secção de Santarém irá estar representada nos órgãos Nacionais pelo seu Presidente Diogo Gomes que irá integrar o Gabinete de Estudos Nacional, e com fortes probabilidades do Secretário-Geral José Castela e o Vice-Presidente Ricardo Rato virem a integrar o Conselho Nacional órgão ao qual foram Candidatos.

Foi com muita emoção e sentido de responsabilidade que o Presidente da Mesa da Secção e Presidente da Comissão Política Distrital João Teixeira Leite aceitou o desafio de ser o numero três ao Conselho Nacional na lista afecta ao actual Presidente da JSD Nacional Duarte Marques, lugar que honra o Distrito e a Secção de Santarém.

JSD com “força para mudar o país”

Duarte Marques adoptou um discurso ambicioso. «Concorri porque acreditava que era possível, com trabalho, com ideias, com propostas, ganhar a nossa geração. Agora, com esta nova equipa da JSD, alguma coisa vai mudar neste país, que é voltarmos a ter um Governo com a liderança PSD», começou por dizer o novo líder, numa intervenção que durou quase 40 minutos.

Na sua intervenção, o novo presidente da JSD revelou que a sua organização vai propor, à Assembleia da República, através dos seus deputados, a aprovação de legislação no sentido dos partidos serem obrigados a investir em «formação política, pelo menos dois por cento do financiamento» que lhes é atribuído pelo Estado.

A ideia pretende fazer com que os militantes partidários, particularmente os jovens, tenham melhor formação política e, assim, sustentou, possam dar um contributo melhor ao país.

Duarte Marques explicou depois que as principais bandeiras da JSD são agora o combate ao desemprego jovem, a aposta numa educação de qualidade e o incentivo ao exercício físico e a práticas de vida saudáveis para combater problemas como a obesidade e o alcoolismo entre os jovens.

«A JSD não é contra os recibos verdes, é contra os falsos recibos verdes», elucidou.

Pedro Passos Coelho disse, entretanto, que subscreve a proposta, pois, justificou, «na vida do país, como na vida dos partidos» não se «podem impedir investimentos no futuro».

«Não terei nenhum rebuço em acompanhar a iniciativa que a JSD quer levar a efeito», afirmou o presidente do PSD, que falava na sessão de encerramento do congresso.

Duarte Marques também defendeu o direito ao voto para os maiores de 16 anos de idade, embora admita que «isso pode beneficiar», em termos eleitorais, «o PS e o Bloco de Esquerda», disse.

Estiveram presentes vários congressistas da Secção de Santarém, destacando Tiago Gameiro, José Azóia, José Fernando e mesmo não estando presentes devido a obrigações da faculdade estiveram sempre a apoiar e a acompanhar o congresso On-Line os Vice-Presidentes Frederico Barreiros Mota e Rodrigo Farinha.
A Comissão Politica de Secção

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Realizou-se no passado sábado a Conferência sobre o Bullying






Realizou-se no passado Sábado a Conferência sobre o Bullying, integrada na campanha de Sensibilização contra o Bullying lançada pela Comissão Política de Secção da JSD de Santarém.

A oradora da Conferência a Enf. Ana João (Doutorando na área da violência Psicológica), falou para uma casa do brasil com uma audiência de várias idades. Abordou o tema do Bullying desde a sua evolução até ao presente projectando para o futuro dando vários exemplos de solução para esta problemática.

Integraram o painel juntamente com a Enf. Ana João e o Presidente da Concelhia da JSD de Santarém, a Sr.º Eng.ª Carina João Deputada na Assembleia da República, Eng.º Nuno Serra Presidente da Concelhia do PSD de Santarém e o Dr. João Teixeira Leite Presidente da Distrital da JSD de Santarém e actual Vereador da Câmara de Santarém.

Estiveram presentes vários militantes e simpatizantes como também muitos independentes, o que é um sinal claro de abertura da estrutura a sociedade em geral.

Segundo referiu o Presidente da JSD Diogo Gomes “… Esta campanha de sensibilização não podia ser mais oportuna, pois recentemente discutiu-se o diploma na Assembleia da República, é a prova que a JSD está ao lado dos jovens e sabe quais são os seus problemas...” aproveitou também a oportunidade para agradecer a todos os presentes e em especial à Enf. Ana João que fez uma excelente apresentação e respondeu com distinção as perguntas que lhe foram colocadas no período de debate.

O Presidente da JSD distrital João Teixeira Leite, ele que foi o autor das campanhas de sensibilização na secção de Santarém na altura da sua presidência, referiu que “… hoje mais do que nunca estas campanhas de sensibilização são importantes, a JSD sabe quais são os problemas dos jovens, e está neste caso ao lado deles com uma campanha de Sensibilização…”

Nuno Serra felicitou a iniciativa JSD e disse que a JSD pode contar com o PSD e referiu “…que numa altura em que os jovens estão afastados da política é uma boa forma de cativar com temas concretos sobre o seu dia-a-dia..”

A Sr. ª Deputada da Assembleia da República, a Companheira Carina João mostrou-se muito satisfeita com a conferência e no discurso de encerramento, além de ter enaltecido a iniciativa, há uma frase que resume toda esta campanha e também a maneira de estar desta Comissão Política, “…estas iniciativas são do mais Nobre do que se pode fazer em Política…”

A Comissão Política de Secção

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Balanço do primeiro ano do mandato 2009/2013 do Dr. Francisco Moita Flores e PSD

A Juventude Social-democrata faz um balanço muito positivo do primeiro ano do mandato 2009/2013 do Dr. Francisco Moita Flores e PSD.

O Dr. Moita Flores e o seu executivo mostraram como se governa uma Autarquia num ano de muitas dificuldades e de muitos sacrifícios. A autarquia Scalabitana não é excepção à crise que se abateu sobre o país e que atingiu violentamente a Autarquia.

A JSD sabe que é nos momentos difíceis que se vêem os grandes homens, mesmo perante uma conjuntura difícil fez-se muitas obras, umas imateriais outras bem visíveis ao serviço de todos os munícipes, como o novo e moderno Centro Escolar que vai qualificar o ensino no norte do concelho, o Jardim da Liberdade onde Jovens e menos Jovens fazem exercício e passeiam com as suas famílias.

E mesmo na altura tempestuosa, com muita persistência e mérito para este executivo, o município conseguiu apoios comunitários inimagináveis.

A JSD congratula-se e felicita na pessoa do Sr. Vereador da Juventude João Teixeira Leite, pelo cumprimento da maior parte do desígnio eleitoral no âmbito da Juventude, a criação do Programa “Via Expresso Jovem”, o Lançamento do Portal da Juventude, a criação da I Semana da Juventude, as Comemorações do 25 de Abril em Santarém com a criação da Comissão “Juventude e Liberdade” e pela o assinalar do dia internacional da Juventude.

- O programa de incentivo ao empreendedorismo “via Expresso Jovem”, hoje mais do que nunca é necessário promover o auto emprego e é preciso encontrar políticas de incentivo para os jovens empreendedores.

- A criação do Portal da Juventude, um palco importante para os jovens apresentarem as suas ideias e se informarem sobre as actividades relacionadas com a juventude no nosso Concelho. A Juventude foi nos últimos quatro anos uma aposta do Dr. Moita Flores e do PSD e continua a fazer parte da actual estratégia de desenvolvimento do nosso Concelho.

- A criação da I Semana da Juventude, hoje os jovens Scalabitanos já podem sair e divertirem-se no nosso Concelho, pelo favorecimento de momentos de convívio, partilha e socialização, pela sensibilização para a importância dos comportamentos cívicos, pela enunciação da importância da juventude e do voluntariado, pela exploração das várias oportunidades no âmbito do empreendedorismo, pelo incentivo à aquisição de conhecimentos, pela contribuição para o desenvolvimento integral dos jovens e estimulação do seu espírito crítico, é a prova que a juventude é a prioridade máxima do Sr. Presidente da Câmara e de todo o Executivo Camarário.

- A criação da Comissão Juventude e Liberdade, o objectivo da criação desta Comissão é devolver Abril aos jovens, tendo esta comissão impulsionada e organizado muitas das actividades das comemorações do 25 de Abril.

- O assinalar o dia internacional da Juventude, onde a Autarquia promoveu diversas actividades no Complexo Aquático para todos os Jovens do Concelho.

Sr. Presidente a JSD orgulha-se do que tem feito pela Cidade, tornando-a competitiva, Prestigiada, moderna, com protagonismo político, social e económico.

Continue assim, determinado vencendo todos os desafios que esta caminhada lhe impõe, acreditando nos jovens deste concelho, pois os jovens deste concelho acreditam em si.

Sempre com a coragem que lhe é característica, sem medo do risco, por uma Santarém Livre, jovem e competitiva.

Viva Santarém!

A Comissão Política de Secção da JSD de Santarém

Tertúlia sobre a história da JSD “O tempo dos Líderes” foi um sucesso


A tertúlia muito participada organizada pela Secção de Santarém no Passado sábado que teve como orador o Companheiro Paulo Colaço foi um sucesso.

Paulo Colaço fez uma brilhante apresentação da História e dos momentos marcantes da JSD desde a sua fundação.

Durante a apresentação os militantes foram complementado os factos e gerou-se um debate saudável sobre as bandeiras da JSD ao longo dos tempos.

Segundo o Presidente da JSD Diogo Gomes “… o balanço desta iniciativa é muito positivo, porque se queremos uma JSD preparada para os desafios do futuro os militantes e dirigentes têm que conhecer e honrar a sua história”, agradeceu a presença do companheiro e amigo Paulo Colaço que é neste momento Assessor do Executivo da Câmara de Rio Maior.

Esta foi a primeira tertúlia de um conjunto de 3 que iram acontecer até ao final de 2011.

A Comissão Política de Secção da JSD de Santarém