terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tertúlia sobre História da JSD Sábado às 16h na Sede Distrital da JSD


Candidatos a JSD Nacional apresentaram as suas ideias no passado Sábado em Santarém



Realizou-se no passado Sábado dia 24 de Outubro em Santarém uma reunião alargada da JSD Distrital, onde os dois candidatos já conhecidos na corrida à nacional apresentaram as suas ideias.
Duarte Marques e Carlos Reis apresentaram as suas ideias perante uma sala cheia de militantes.

A Comissão Política da JSD

Campanha de Sensibilização sobre Bullying da JSD nas Escolas do Concelho




Realizou-se na passada Sexta-feira mais uma etapa da Campanha de Sensibilização contra o Bullying com uma volta pelas Escolas do Concelho.

O objectivo desta campanha é sensibilizar os jovens para os sintomas e consequências do Bullying e sensibilizar para a denúncia imediata de possíveis casos de vitimização discriminatória no seio das escolas ou em qualquer meio socio-cultural no qual os jovens estejam inseridos.

O inicio desta campanha começou com um lançamento de um outdoor no mês de Junho, nesta fase a JSD esteve nas Escolas do Concelho a distribuir flyers e no próximo dia 13 de Novembro na Casa do Brasil pelas 15h00 haverá uma Conferência sobre Bullying em contexto escolar para encerrar a campanha.

A JSD Santarém optou por divulgar esta campanha quer nas escolas da sede de concelho quer nas escolas das Freguesias de Alcanede e Pernes, em todas as escolas tivemos boa aceitação e receptividade por parte dos jovens. Esta acção de sensibilização teve impacto inclusive nos Professores, que em alguns casos aproveitaram o Flyer da JSD para conferir conteúdos nas suas aulas. De salientar que, todo o material de comunicação utilizado na campanha tinha alusões partidárias quase ínfimas, o que denota uma forte convicção na questão social em si e não na partidarização desta matéria. Acreditamos deste modo que é essencial que os partidos jovens cheguem até ao seu público alvo não através de interesses políticos mas sim das causas que afectam a juventude portuguesa.

A Comissão Política da JSD

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Campanha de Sensibilização sobre o Bullying amanhã nas escolas do Concelho


A JSD Secção de Santarém vai estar amanhã nas Escolas Secundárias e EB´s do Concelho, no âmbito da Campanha de Sensibilização sobre o Bullying.
Irá ter inicio às 8h na escola Dr. Ginestal Machado, às 10h15 na Escola Secundária Sá da Bandeira passando por Pernes e terminando na EB de Alcanede.
Esta campanha pelas escolas tem como objectivo sensibilizar os jovens para o problema do Bullying em contexto escolar.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JSD debateu o orçamento e as medidas de austeridade no programa da Rádio Pernes Zona J

A JSD debateu no passado Sábado dia 16 de Outubro o orçamento para 2011 e as medidas de austeridade impostas pelo (des) Governo Socialista.

O pesidente da JSD Diogo Gomes debateu frente a frente com o dirigente da JS Luís Pedro as medidas que vão fazer os Portugueses apertar ainda mais o cinto!
Ficou patente neste debate que o GPS do governo já não funciona e que andam a guiar-se pelas estrelas!

O debate irá passar na Rádio Pernes quarta-feira dia 27 de Outubro às 20h!

JSD Secção de Santarém em Força no Encontro de Jovens Autarcas organizado pela distrital da JSD de Santarém


Realizou-se no passado dia 9 de Outubro na Golegã o Encontro de Jovens Autarcas do Distrito de Santarém, onde a JSD secção de Santarém marcou presença activa e reforçada. (após ter estado presente no Almoço de Convívio do PSD Santarém).

Foram oradores neste encontro o Engº António Campos e Prof. Pedro Saraiva, que respectivamente nos deram um contributo essencial ao nível dos desafios para as autarquias e o QREN. Em reflexão, este Governo Socialista é apelidado de “Governo do NADA” devido à sua constante Negação, Anúncios, Dívida e Arrogância. No decorrer dos trabalhos ficou bem patente que para inverter a situação do país há que apostar na economia, na educação e qualificação da população e no combate ao défice. (através de recursos até então menos bem explorados como o turismo e bem-estar, o mar, o Sol e a floresta).

Após os trabalhos, a JSD Santarém questionou os nossos autarcas sobre como se pode promover a fixação dos jovens em zonas rurais ao que o Vereador João Leite (CM Santarém) respondeu que o projecto “Via Expresso Jovem”, a revisão do PDM e o incentivo à habitação jovem com condições especiais de construção, são sem sombra de dúvida factores que a médio longo prazo promoverão a fixação acima referida. O deputado municipal no Cartaxo, Gonçalo Gaspar, referiu que a criação de um curso profissional de Viticultura e Enologia poderia fixar os jovens no Cartaxo, e o Presidente da Junta de Freguesia do Souto, Diogo Valentim, manifestou com desalento o facto de não serem canalizadas verbas no Município de Abrantes que visem o apoio à Habitação Jovem.

O presidente da secção de Santarém Diogo Gomes felicitou a organização do encontro e reforçou a importância do encontro de jovens autarcas onde fica patente que a irreverência e a energia da juventude pode de facto mudar os destinos das autarquias. (referindo também um autarca de Santarém, Manuel Pedroso, que não tendo tomado a palavra, marcou presença).

Após o encerramento dos trabalhos, a JSD Santarém participou na Inauguração da Sede do PSD Golegã seguida de jantar convívio, que se acumulou com a eleição dos novos órgãos dirigentes da JSD Golegã, tendo sido eleito o companheiro Nuno Castelo e a sua grande equipa.

A JSD de Santarém felicita a JSD Distrital pelo Sucesso do Encontro de Jovens Autarcas.

A JSD marcou presença no almoço convívio do PSD Santarém

A JSD esteve presente no almoço convivio da recem eleita comissão política do PSD.
O almoço decorreu na freguesia de Achete e juntou cerca de 100 militantes e simpatizantes, a comissão política da JSD felicitou o Presidente do PSD pela iniciativa.
A comissão politica da JSD

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

JSD de Santarém participou no programa da Rádio Pernes "Zona J"

No passado dia 2 de Outubro a JSD Santarém participou no programa da Rádio Pernes "Zona J", que tinha como pontos em discussão a despenalização das drogas leves, a deportação de ciganos em França e os pontos fortes e fracos de Santarém.

Em debate esteve um representante da JSD e um representante da JS (José Castela e José Noras respectivamente). O debate começou com a JSD a defender a política em detrimento da politiquice, e apelando para que os jovens políticos sejam exemplo de política saudável. Defendemos o referendo para a despenalização das drogas leves com a condição de a lei que regula a sua utilização seja clara e rígida, para que não haja promiscuidade no separatismo entre drogas leves e drogas pesadas e também para que a produção destas drogas seja incluída num sector económico da sociedade portuguesa devidamente fiscalizado.
Acima de tudo, defendemos que toda e qualquer utilização de drogas leves deva ser realizada com o máximo de condições sanitárias e com o mínimo de prejuízo para a sociedade envolvente. No segundo ponto do debate, ficou patente que existem duas formas para analisar a questão dos ciganos em França, segundo os prismas da cidadania e da ilegalidade. Ao sermos abordados sobre a possibilidade de isso acontecer em Portugal, não deixámos de referir que enquanto cidadãos portugueses legais não poderão ser deportados, mas no entanto a inclusão social de que beneficia o povo cigano (e não só!) não é justa perante cidadãos portugueses ditos caucasianos puros que se encontram em situação de total legalidade e que beneficiam apenas do RSI e nada mais.

Quanto aos pontos fortes e fracos da cidade de Santarém, referimos que a nossa cidade mudou nos últimos 5 anos, todos nós sabemos como Santarém estava há quatro anos atrás, uma cidade desadequada das exigências do séc. XIX, hoje é com muito gosto que vemos todos os dias dezenas de jovens e menos jovens, tanto de noite como de dia a praticar exercício físico, a conviver e a passear no espaço público requalificado.
Isto tudo se deve à dedicação, visão e empenho do nosso Presidente Dr. Moita Flores e do seu executivo Municipal.

A Comissão Política da JSD

domingo, 3 de outubro de 2010

JSD Distrital e de Secção nas escolas Secundárias do Concelho

A JSD promoveu na quarta-feira passada uma acção de distribuição simbólica de horários e flyers explicativos do que é a JSD e do trabalho que desenvolvemos nas escolas Secundárias do Concelho.
Na iniciativa, jovens apoiantes da JSD estiveram presentes para demonstrar o quanto importante é a formação e a educação nos dias de hoje, segundo o Presidente da JSD “ num futuro próximo estarão num mercado de trabalho que se apresenta muito competitivo e na maior parte das vezes saturado e sem oferta para os jovens que hoje estudam”.

A JSD afirma que o desemprego entre os jovens é de 22,2 por cento, citando dados do Eurostat, denunciando as várias políticas catastróficas do actual Governo que em muito prejudicam os jovens em Portugal e em especial os jovens Scalabitanos.

Com o PEC III, a JSD Secção de Santarém vê o IVA a subir 2% que na realidade são 3% e teme um reajuste dos preços de todos os bens e serviços, verificando-se assim uma perda efectiva do poder de comprar de todos os Scalabitanos e em especial dos Jovens.

Lamenta igualmente que não haja um corte efectivo na verdadeira despesa!

E como os cortes podem estar na origem da falta de crescimento, entramos num ciclo vicioso, pois é imperativo que se estimule o crescimento económico.

Contudo acreditamos que é junto dos mais novos que o trabalho da JSD deve começar, explicando o que é a JSD, o que é a Política e fornecendo ferramentas para que possam nas suas escolas começar a dar os primeiros passos ao serviço dos outros e pensando no bem comum.

Para que no futuro não se repitam os erros do passado.

A Comissão Política da JSD