segunda-feira, 16 de agosto de 2010

JSD felicita Autarquia pelas iniciativas que realizou no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Juventude

A Câmara de Santarém promoveu diversas actividades no Complexo Aquático, para celebrar o Dia Internacional da Juventude, apenas possíveis graças à parceria de uma série de entidades e empresas de Santarém, tais como a Scalabisport, El Galego, Ginásio Viva Fit, Sport ROX, Aventur Insufláveis aquáticos, Jumbo, IPJ - Instituto Português da Juventude – Delegação de Santarém e Projecto cogitações - Escolhas de Pernes.

O Vereador João Leite congratulou-se por verificar que os jovens aderiram à iniciativa, participando nas diversas actividades que a autarquia Scalabitana, juntamente com a Comissão Juventude e Liberdade, com a Scalabisport e com o IPJ – Instituto Português da Juventude prepararam, nomeadamente, passatempos, jogos e concursos, DJ’s, insufláveis aquáticos e Mega aulas de hidroginástica durante vários períodos do dia.

João Leite defende que Santarém “está a apostar cada vez mais, nos jovens”, esperando que iniciativas como esta, bem como a continuidade da organização da Semana da Juventude, Feira do Emprego, entre outras mais valias que a autarquia Scalabitana disponibiliza, tais como a adesão ao INOV Contacto, que possibilita que jovens até aos 30 anos realizem Estágios Internacionais para Jovens Quadros ou a criação do Via Expresso Jovem, criado para jovens dos 18 aos 35 anos que tenham ideias inovadoras de criação ou expansão de Microempresas, em qualquer sector de actividade, encontrem incentivos à criação ou expansão de microempresas em Santarém, promovidas por jovens empreendedores e que simultaneamente fomentam o aumento da criação de postos de trabalho.

As comemorações prosseguiram à noite, no Jardim da República, com uma Festa abrilhantada pelos Dj´s Gonçalo Amorim e Pedro Maria.
A JSD felicita o Vereador da Juventude pela maneira como assinalou este dia tão importante para a Juventude Scalabitana.

JSD assinala o dia Internacional da Juventude com acção de rua junto dos jovens


A JSD secção de Santarém assinalou o dia internacional da Juventude com uma campanha de rua junto dos jovens, distribuindo flyers que pedia aos jovens para tomarem uma atitude: "TOMA UMA ATITUDE - em relação ao desemprego, injustiças, poluíção, drogas e corrupção" e onde esplanava as ideias da JSD para as várias temáticas, combate ao desemprego jovem em Portugal, acesso dos Jovens à habitação, políticas de promoção da familia, liberdade de ensino entre outras.

Distribuiu-se vários flyers desde o passeio junto ao W Shopping, passando pelo recem criado Jardim Liberdade e terminando no jardim da República com reunião de Comissão Politica ao ar livre.
Esta iniciativa teve grande receptividade junto dos jovens e dos menos jovens segundo referiu o Presidente da JSD Diogo Gomes "... É junto dos jovens, na rua ou nos jardins que a JSD está habituada a estar e não fechada numa sede a falar para se ouvir, daí o sucesso desta iniciativa..."

A JSD assinalou assim o dia Internacional da Juventude da melhor maneira, junto dos jovens, ouvindo os seus anseios e preocupações, demonstrando que está ao seu lado para enfrentar os desafios do futuro.

A ONU elegeu 2010 como o Ano Internacional da Juventude. O Diálogo e entendimento mútuo é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Ano Internacional da Juventude, que se inicia oficialmente no dia 12 de Agosto.A Assembleia Geral da ONU, com o olhar voltado para a juventude, pediu apoio local e internacional para encorajar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade.O objectivo é estimular os jovens à promoção do progresso, com ênfase nas Metas do Milênio, que incluem a redução de uma série de males sociais até 2015, como a extrema pobreza, a fome, a mortalidade materna e infantil, a falta de acesso à educação e aos cuidados com a saúde.