sábado, 31 de outubro de 2009

Autarcas da Câmara de Santarém empossados


Vídeos relacionados com a notícia:
http://www.tv4semanas.com/
O discurso de tomada de posse foi a mais recente oportunidade escolhida por Francisco Moita Flores para reafirmar que este será o seu último mandato à frente da Câmara de Santarém, para onde foi reeleito pelo PSD nas autárquicas de 11 de Outubro. Na manhã de quinta-feira, 29 de Outubro, perante um salão nobre repleto, o autarca vaticinou que Santarém vai viver nos próximos quatro anos “um dos seus maiores desafios”.

A mobilidade eléctrica, a preparação para as energias alternativas, a requalificação urbana e das frentes ribeirinhas, saltando “de projectos para obras”, e ainda a criação da Fundação da Liberdade foram alguns dos desafios que apontou.
“Este projecto iniciado há quatro anos não navega ao sabor do vento. Sabemos para onde queremos ir”, garantiu, sublinhando que quer fazer do concelho uma alternativa de qualidade de vida à grande metrópole de Lisboa, atraindo pessoas, riqueza e emprego e conciliando os direitos do Homem com os direitos da Terra.

Moita Flores pediu ainda aos trabalhadores da autarquia “desculpa por eventuais erros cometidos”, assegurando que não foram intencionais e que, ao contrário dos políticos que se consideram “divinos”, é “apenas um homem livre e de bons costumes, que erra, que hesita, mas que tem a humildade de corrigir os erros e a força para decidir apenas munido com a força da razão, da justiça e da tolerância”.

Na mesma cerimónia tomaram posse os vereadores que vão compor o executivo no mandato que agora começa. São eles: Ricardo Gonçalves (PSD); Catarina Maia (PSD); João Leite (PSD); Vítor Gaspar (PSD); Luísa Féria (PSD); António Valente (PSD); António Carmo (PS); Ludgero Mendes (PS).

Quanto à assembleia municipal, tomaram posse os seus 55 membros. Só o PSD apresentou lista para a mesa, tendo sido reeleito como presidente António Pinto Correia. Como secretários foram investidos Alecta Ferreira e Carlos Marçal.

Campinos, cavaleiros e o Rancho do Bairro, Fontainhas e Grainho marcaram presença no Largo do Município, onde o grupo folclórico tocou e dançou alguns temas populares para os autarcas recém-empossados.
O Mirante

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tomada de posse dos orgãos Autárquicos de Santarém - 29/10/09

A cerimónia pública de tomada de posse será presidida pelo responsável máximo da Assembleia Municipal, António Pinto Correia, e integra a tomada de posse do Executivo Municipal, membros da Assembleia Municipal e presidentes das 28 juntas de Freguesia do concelho de Santarém.

Para a Câmara Municipal vão ser empossados sete representantes do PPD/PSD e dois do PS, para a Assembleia Municipal, vão ser empossados 17 deputados municipais pelo PPD/PSD, 8 pelo PS, 2 pelo PCP-PEV, 1 pelo CDS e 1 pelo B.E. e para as Juntas de Freguesia, são empossados, 20 pelo PPD/PSD, nas freguesias de Abitureiras, Abrã, Achete, Alcanede, Almoster, Amiais de Baixo, Arneiro das Milhariças, Azóia de Baixo, Casével, Gançaria, Marvila, S. Nicolau, S. Salvador, Tremês, sendo que 6, são eleitos por movimentos independentes apoiados pelo PPD/PSD, a saber: Moçarria (MIMO - Movimento Independente da Freguesia da Moçarria), Pombalinho (MICP - Movimento Independente de Cidadãos pelo Pombalinho), Santa Iria da Ribeira de Santarém (IRS - Independentes da Ribeira de Santarém), S. Vicente do Paúl (MISVP - Movimento Independente de São Vicente do Paúl), Vale de Figueira (VFI - Vale de Figueira Independente) e Vaqueiros (MIVA - Movimento de Cidadãos Independentes de Vaqueiros).

Pelo PS vão ser empossados 7, pelas freguesias de Alcanhões, Azóia de Cima, Póvoa da Isenta, Póvoa de Santarém, Romeira, Vale de Santarém e Várzea e 1 pelo PCP-PEV, na freguesia de Pernes.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

João Leite candidato à JSD Distrital

Comunicado


No próximo mês de Dezembro a Distrital da JSD de Santarém vai a votos para eleger os vários órgãos Distritais.

Finalizados quatro anos de muita dedicação e trabalho na Secção de Santarém, considero que foram cumpridos todos os objectivos delineados. Todo o trabalho realizado de forma séria, determinada e coerente, tornou a JSD um pilar determinante para a estrondosa vitória que o PSD e o Dr. Moita Flores alcançaram em Santarém. Pela primeira vez a Secção de Santarém elegeu directamente um vereador para funções executivas.

Tendo sido já cumpridos todos os objectivos que delineámos para a Secção de Santarém, decidi candidatar-me às próximas eleições para a Distrital da JSD de Santarém.

Esta candidatura surge com um propósito essencial: dinamizar e fortalecer a Distrital da JSD de Santarém. Existem agora novos desafios que exigem um novo olhar e novos objectivos.

Conto com todos! Juntos vamos lutar pelos anseios da juventude do Distrito de Santarém, com energia, determinação, garra, espírito crítico, irreverência e vontade de vencer, características inerentes a uma JSD MAIS FORTE.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Presidente da JSD de Santarém eleito vereador


João Leite foi eleito vereador da Câmara Municipal de Santarém no passado dia 11 de Outubro. O líder da JSD de Santarém é o quarto da lista de Moita Flores. Esta foi a primeira vez que a JSD elegeu directamente e em funções executivas um representante na vereação de Santarém.

Para João Leite este é o reconhecimento de todo o trabalho que a JSD desenvolveu nos últimos quatro anos, a postura séria, determinada e confiante da actual Comissão Política, contribui significativamente para que hoje a JSD esteja representada no executivo camarário de Santarém.
O PSD na sua estrondosa vitória em Santarém elegeu sete dos nove membros da vereação e vinte das vinte e oito freguesias do Concelho.

Estrondosa vitória de Moita Flores em Santarém

O PSD e Francisco Moita Flores obtiveram uma estrondosa vitória em Santarém nas eleições autárquicas de domingo, ao eleger sete dos nove membros da vereação, o melhor resultado obtido por uma lista no concelho desde que há poder local democrático.

O PSD e os movimentos independentes por ele apoiados conquistaram ainda 20 as 28 freguesias do concelho, vencendo em redutos tradicionalmente socialistas como Amiais de Baixo, Abitureiras e Pombalinho. PS conquistou sete juntas e a CDU ficou com apenas uma – Pernes.
O PS e a CDU foram os grandes derrotados. Os socialistas perderam dois vereadores no executivo, ficando com apenas dois, o menor número desde que há eleições autárquicas. Os comunistas perderam a sua representação na vereação, não conseguindo eleger José Marcelino. Bloco de Esquerda e CDS-PP também não conseguiram eleger os seus candidatos à câmara.

A noite foi de festa em Santarém, com centenas de pessoas a concentrarem-se no Largo do Seminário para festejar, ouvir os discursos de vitória e o som da Orquestra do Casino, que animou o serão.
O Mirante

Moita Flores consegue resultado histórico

Em Santarém, Moita Flores obteve a mais expressiva maioria absoluta alguma vez registada numa capital de distrito.


É um resultado verdadeiramente histórico para o PSD, que elege sete em nove vereadores, e relega os outros dois para o PS, cuja candidatura de António Carmo registou o pior resultado de sempre no concelho.


A diferença de votos é abissal: 21.602 no PSD, 7.125 no PS, e apenas 1.923 na CDU, que perde assim a representatividade na autarquia.


Este resultado explica-se, em parte, nas freguesias, onde o PSD e os movimentos independentes apoiados por Moita Flores conquistaram 20 das 28 Juntas do concelho.


Além de ganhar folgadamente nas quatro freguesias urbanas, o PSD conseguiu vencer onde poucos acreditariam na vitória, casos de Amiais de Baixo, Almoster, Tremez, Abitureiras ou Pombalinho, só para referir algumas localidades.


O PS, que tinha 10 Juntas em 2005, passa a gerir apenas sete, e a CDU desce de sete para apenas uma, Pernes, onde nem sequer tem maioria absoluta.


Recorde-se que seis dos sete presidentes de Junta da CDU desfiliaram-se do partido aquando da polémica expulsão de Luísa Mesquita do PCP, tendo agora encabeçado movimentos apoiados por Moita Flores.


“Nunca uma força política conseguiu um resultado tão expressivo”, frisou o escritor no seu discurso de vitória.


“Esta vitória é de Santarém e de todos os que acreditam no futuro desta cidade”, afirmou o autarca durante a festa de arromba que decorreu na sua sede da candidatura, no Largo do Seminário, edifício que também serviu de quartel-general a Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais.


Mesmo num clima de euforia perante os resultados, Moita Flores manteve a promessa de não se recandidatar a um próximo mandato.


“Tenho uma outra vida para viver e tenho que viver até aos 150 anos para escrever todos os livros e séries televisivas que tenho na cabeça”, desabafou.


O Ribatejo

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eleições Autárquicas de 2009 - Fotos


Comício em Marvila






___________________________________________________________________



Arruada no Centro Histórico










___________________________________________________________________







Jantar de Apoio à Candidatua - 19/07/09








___________________________________________________________________


Apresentação da Candidatura - Santarém Hotel - 19/03/09