domingo, 30 de agosto de 2009

Arranque da pré-campanha eleitoral para as Legislativas em Santarém

Os candidatos a Deputados pelo PSD, no círculo eleitoral de Santarém, promovem na próxima terça-feira, dia 1 de Setembro, pela 16 horas, o arranque da sua pré-campanha eleitoral, na Quinta de Vale de Lobos, na freguesia da Azóia de Baixo, no concelho de Santarém.
O local tem um valor simbólico para o Distrito de Santarém, porque foi nesta quinta que Alexandre Herculano se retirou com desgosto pela forma como o país estava a ser governado, para se dedicar à agricultura.
José Pacheco Pereira (1º candidato da lista social democrata) proferirá na ocasião uma intervenção.
Para facilitar o acesso à Quinta de Vale de Lobos sugerimos o seguinte percurso: A partir de Santarém, toma a EN3, em direcção a Torres Novas e imediatamente após a indicação de Azóia de Baixo à esquerda, a seguir a uma curva, vira à esquerda para uma entrada de propriedade privada, a Quinta de Vale de Lobos.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Presidente da JSD integra lista de Moita Flores


O Presidente da CPS/JSD de Santarém, João Leite é o quarto da lista da candidatura “Viva Santarém” liderada pelo Dr. Moita Flores.

João Leite com 24 anos é economista na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Deputado Municipal de Santarém, exercendo as funções de Vice-Presidente da liderança da Bancada do PSD na Assembleia Municipal, é também Deputado da Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Conselheiro Distrital da JSD e do PSD de Santarém.

João Leite torna-se no primeiro Presidente da JSD de Santarém a ocupar um lugar elegível numa candidatura à Câmara Municipal, sendo também o mais jovem candidato a vereador no Concelho.

Para a Secção da JSD de Santarém é o reconhecimento do trabalho que foi desenvolvido nos últimos quatro anos. A forma séria, responsável, empenhada e determinada com que a actual Comissão Política da JSD desenvolveu a sua actividade, faz com que hoje a candidatura liderada pelo Dr. Moita Flores seja a única com a capacidade de eleger para o executivo camarário uma voz jovem, que defenda permanentemente os sonhos e ambições da Juventude Escalabitana.

Vários Jovens integram lista de Moita Flores

Para além de João Leite, a lista do Candidato do PSD à Câmara Municipal de Santarém tem ainda mais três jovens, Teresa Azoia com 25 anos ocupando a oitava posição, Luís Piedade com 28 anos no décimo lugar e Pedro Fernandes com 29 anos na décima sétima posição.

Este é um sinal claro de que a Juventude do Concelho de Santarém será como foi nos últimos quatros anos uma prioridade.






(João Leite e Teresa Azoia)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Moita Flores apresentou lista de candidatos à Câmara de Santarém

Francisco Moita Flores apresentou na segunda-feira a lista de candidatos à Câmara Municipal de Santarém, num restaurante da cidade. O presidente da Câmara Municipal de Santarém, novamente candidato pelo PSD disse que procurou escolher uma equipa "com uma eficácia maior e um peso político menos apoteótico" para a corrida eleitoral autárquica de 11 de Outubro próximo.
Com quatro independentes e cinco militantes social-democratas entre os nove primeiros nomes da lista, Moita Flores destacou o facto de esta ser a única candidatura autárquica do PSD no distrito que inclui os presidentes da concelhia (Ricardo Gonçalves, que surge em segundo lugar) e da JSD local (João Leite, em quarto). A lista entregue, na segunda-feira à tarde, no Tribunal de Santarém, inclui ainda os nomes da jurista Catarina Maia (em 3ª na lista), Vítor Gaspar (suspendeu na sexta-feira a função de chefe da divisão de Cultura para poder ser 5º da lista de candidatos), Luísa Féria (chefe de gabinete de Moita Flores), António Valente (actual vereador), Teresa Azóia e João Lucas.
Segundo Ricardo Gonçalves, a lista foi aprovada, por unanimidade, na concelhia social-democrata.
Moita Flores sublinhou ainda a baixa média de idades da sua lista, numa aposta na "preparação dos jovens para o futuro", num concelho que, afirmou, é dos que apresentam "maior potencial no país".Para o autarca, além das obras em curso na cidade e dos projectos apresentados durante o actual mandato e que espera concretizar - o plano de recuperação da zona ribeirinha e a criação da Fundação da Liberdade -, e ainda a reabilitação do Campo Emílio Infante da Câmara, a autarquia tem pela frente a "aposta essencial da mobilidade eléctrica"."Estamos a trabalhar intensamente" no projecto, a que Santarém aderiu, de ser uma das cidades do país dotadas, até ao final de 2010, de equipamentos para carregamentos de carros eléctricos, disse.
Moita Flores afirmou que a ausência da sigla do PSD na propaganda da sua candidatura segue a mesma estratégia de há quatro anos, que "deu resultados".
"O meu único compromisso com o PSD é o de colocar Santarém em primeiro lugar", disse, frisando a abertura a gente de todos os quadrantes políticos que se revêem nesta lógica.
Exemplo disso é a comissão de honra que está a constituir, com uma centena de pessoas "do CDS ao BE", e que é presidida pelo empresário Joaquim Louro, referido como próximo do PS.A sua candidatura volta igualmente a apoiar listas de independentes a várias freguesias, tendo Moita Flores confirmado o apoio aos presidentes de junta eleitos pela CDU há quatro anos, e que entraram em ruptura com o PCP na sequência do processo de expulsão da vereadora e deputada Luísa Mesquita.
"Todos os que querem trabalhar por Santarém são bem-vindos", afirmou.A sua candidatura, que corre sob a sigla "Viva Santarém", volta a apresentar o médico Pinto Correia para a presidência da Assembleia Municipal e tem por mandatário o ex-dirigente do PRD Pedro Canavarro.
O Ribatejo

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Viva Santarém: Lista aposta na “renovação e rejuvenescimento”


Francisco Moita Flores apresentou esta segunda-feira, a lista de candidatos à Câmara Municipal de Santarém, num almoço que contou com a presença de Miguel Relvas, coordenador do PSD para as autárquicas.

Confiante na recandidatura, o autarca aposta fortemente na “renovação e rejuvenescimento da equipa” que o acompanha na batalha política de Outubro.

Quanto ao programa eleitoral, Moita Flores diz que só o apresenta para o final de Setembro.

“Nós já percebemos que as outras candidaturas, aquilo que têm nos seus programas eleitorais, é aquilo que nós começámos, eu não vou revelar mais nada. Não quero correr o risco de ser plagiado. Falam da dívida, falam do centro histórico, mas não têm soluções. Como nós temos soluções, eu não as vou divulgar, o segredo é a alma do negócio”, disse.

O autarca reafirmou que Santarém está no caminho da modernidade e não pode deixar de estar no pelotão das grandes cidades, opinião partilhada por Miguel Relvas.

“Hoje ninguém discute que a capital do distrito é Santarém. Há quatro anos atrás, discutia-se se Santarém era ou não. Sabia-se que era a capital administrativa, mas hoje não, hoje é a capital económica, a capital cultural, a capital de várias dinâmicas”, afirmou.

As listas foram entregues segunda-feira à tarde pelo mandatário da candidatura, Pedro Canavarro no Tribunal de Santarém acompanhado de Rosalina Melro, mandatária para as mulheres.

A candidatura integra 18 nomes, ligados às mais diversas áreas da sociedade scalabitana.

1 – Francisco Moita Flores
2 – Ricardo Gonçalves
3 – Catarina Maia
4 – João Leite
5 – Vítor Gaspar
6 – Luísa Féria
7 – António Valente
8 – Teresa Azoia
9 – João Lucas
10 – Luís Piedade
11 – Inês Barroso
12 – Carlos Frazão
13 – Margarida Ribeiro de Almeida
14 – Fernando Azinheira
15 – Maria de Fárima Jacob
16 – Marcia Madeira
17 – Pedro Miguel Fernandes
18 – Helena Stoffel
Rádio Pernes

Moita Flores confiante numa maioria com uma equipa renovada

Ricardo Gonçalves é o número dois da lista de Francisco Moita Flores para a Câmara Municipal de Santarém. Vânia Neto não integra a lista como se previa, uma vez que faz parte da lista para a Assembleia da República.

Catarina Maia, jurista, é a primeira mulher da lista na terceira posição. O líder da JSD, o economista João Leite é o quarto da lista seguido de Vítor Gaspar, quadro superior da câmara, responsável pela divisão da cultura e que Moita Flores elogiou pelo trabalho desenvolvido nas comemorações do 10 de Junho em Santarém. A chefe de gabinete de Moita Flores. Luísa Féria é a sexta da lista e o actual vereador António Valente aparece na sétima posição, antes da jovem Teresa Azóia e do empresário João Lucas. O décimo nome escolhido é Luís Miguel Piedade que integra a Assembleia Municipal de Santarém.
A apresentação decorreu esta tarde num almoço que contou com o coordenador do PSD para as autárquicas, Miguel Relvas.

As listas foram entregues esta tarde pelo mandatário Pedro Canavarro no Tribunal de Santarém acompanhado de Rosalina Melro, mandatária para as mulheres.
O Mirante

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Candidatura de Moita Flores apresenta candidatos às Juntas de Freguesia

O recinto ao ar livre da Ribacoop, em Tremês, foi pequeno para os 600 cidadãos, apoiantes e amigos, que participaram no jantar de apresentação da equipa de candidatos, às Juntas de Freguesia da candidatura Viva Santarém.O clima de festa foi abrilhantado com a amizade expressa e talento musical de Carlos Mendes e Nucha.



Lista de Candidatos às Juntas de Freguesia

Abitureiras – Carlos Santos

Abrã – Rui Ferreira

Achete – Joaquim Saramago

Alcanede – Manuel Joaquim Vieira

Alcanhões – Tiago Cordeiro

Almoster – João Neves

Amiais de Baixo – César Rei

Arneiro das Milhariças – Basílio Oleiro

Azoia de Baixo – Edmundo Lima

Azoia de Cima – Saul Batista

Casével – Carlos Trigo

Gançaria – Joaquim Aniceto

Marvila – Carlos Marçal

Moçarria – Carlos Beja

Pernes – Sérgio Tormenta

Pombalinho – A confirmar

Povoa da Isenta – José António Madeira

Póvoa de Santarém – Eurico Ribeiro

Romeira – José Costa

S. Nicolau – Nuno Ferreira

S. Salvador – Abílio Ribeiro

S. Vicente do Paúl – Ricardo Costa

Stª. Iria Ribeira de Santarém – Fernando Rodrigues

Tremês – Maria Emília

Vale de Figueira – Manuel Cordeiro

Vale de Santarém – António Sá Alves

Vaqueiros – Firmino Oliveira

Várzea – Armando Gomes

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Águas de Santarém conseguem 6,8 milhões de fundos comunitários

A empresa municipal Águas de Santarém (AS) viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários no valor total de 9 milhões de euros para obras de saneamento básico. A empresa vai obter de apoios da União Europeia 6,8 milhões de euros e já contratou com o BPI um empréstimo no valor de três milhões de euros para assegurar a sua parte no custo das obras.

O montante de financiamento europeu agora obtido é superior ao que a Águas do Ribatejo, empresa intermunicipal liderada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), pretendia dar a Santarém se a autarquia não tivesse saído deste sistema. Recorde-se que a Águas do Ribatejo reservava 6,7 milhões de investimento para o concelho de Santarém. Para o presidente do conselho de administração da AS e presidente da câmara, Moita Flores (PSD), a aprovação da candidatura é “uma grande vitória que prova a justeza dos princípios assumidos” pelo município.

O dinheiro vai ser empregue na construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Alcanede, Póvoa de Santarém, Pernes e Amiais de Baixo. Bem como no alargamento da rede de esgotos às localidades de Póvoa das Mós, Arneiro das Milhariças, Casais das Milhariças e Amiais de Cima. Para Alcanede, que não dispõe de esgotos, está também prevista a construção da rede de saneamento em quase toda a localidade.

Na conferência de imprensa em que foi divulgada a aprovação da candidatura, esta terça-feira à tarde, Moita Flores lembrou a guerra que o opôs à CIMLT e que o levou a sair da Águas do Ribatejo. Recordando que Santarém ia entrar para a empresa com um património avaliado em 30 milhões de euros e só ia receber investimentos de 6,7 milhões. E destacou que a CIMLT na altura dizia que Santarém tinha um dever de solidariedade para com os outros municípios da Lezíria. “O nosso primeiro acto de solidariedade é para com aqueles que vivem no concelho, preservando o nosso património”, realçou.

Moita Flores realçou também que as obras em causa têm uma grande importância ambiental, porque vão reduzir os impactos no rio Alviela. O autarca referiu também que quando 49 por cento do capital das AS for alienado a um parceiro privado a empresa será “a mais poderosa do sector das águas na região”. Sobre a escolha do privado esclareceu que o júri do concurso vai apresentar a classificação dos concorrentes até final do mês, mas a decisão sobre o que vai ser escolhido vai ficar para depois das eleições autárquicas.

Para Moita Flores, a aprovação da candidatura é a prova de que a Câmara de Santarém estava certa quando decidiu abandonar o projecto das Águas do Ribatejo, criticando quem questionou a decisão. Aproveitou a oportunidade para mais uma vez tecer duras críticas aos responsáveis da CIMLT. “Conseguiram com cumplicidades devassas no Ministério do Ambiente que fosse forjado um despacho falso que informava o senhor ministro do ambiente de que Santarém e o Cartaxo tinham saído da comunidade e por isso não havia sustentação para receberem fundos comunitários”.
O Mirante