quarta-feira, 29 de abril de 2009

Contas de 2008 da Câmara de Santarém passam sem votos contra

A dívida da Câmara de Santarém no final de 2008 permanecia na casa dos 60 milhões de euros, as grandes opções do plano tiveram uma execução de apenas 34 por cento (%) e a execução do plano plurianual de investimentos do município não passou dos 22,1%. Dados muito aquém das expectativas expressas no orçamento municipal do ano passado, mas que mesmo assim não levaram ao chumbo das contas da autarquia, como aconteceu em anteriores ocasiões. A oposição, que em conjunto tem mais votos (5) que a maioria PSD (4) que governa o município, optou pela abstenção. Apesar das críticas deixadas durante o debate.

Os vereadores do PS criticaram o facto de a dívida do município ao invés de ter descido ainda ter aumentado 600 mil euros, cifrando-se agora nos 60,9 milhões de euros. Isto apesar do encaixe de cerca de 7 milhões de euros de receitas extraordinárias resultantes da antecipação de rendas da EDP. As horas extraordinárias do pessoal, que o presidente Francisco Moita Flores (PSD) quis cortar drasticamente no início do mandato, subiram também 8,7%. Os resultados operacionais em 2008 tiveram um resultado líquido negativo de 5 milhões de euros.

A vereadora independente Luísa Mesquita apontou outros exemplos críticos da gestão PSD. Pediu mais rigor e realismo na elaboração dos planos de actividades e orçamentos para não surgirem médias de execução tão baixas. “É possível mais contenção nalgumas áreas”, declarou, questionando ainda os critérios e as prioridades da maioria, que levam a que, nas grandes opções do plano, haja taxas de execução em 2008 de 15,3% na área da educação, enquanto a cultura chega aos 55% e o desporto e lazer aos 50%.

A defesa da maioria ficou a cargo de Francisco Moita Flores. O presidente referiu que os números “não são ideologicamente neutros” e reflectem as suas opções políticas. Exemplificou o “esforço de contenção” com a redução de despesas nas rubricas da cultura e publicidade. Salientou o pagamento de quase dois milhões de euros à ADSE que põe as contas da autarquia praticamente em dia com esse sistema estatal e sublinhou o investimento no “ambiente escolar” de cinco milhões de euros.

“Estes são os números do nosso orgulho enquanto executivo”, disse Moita Flores num discurso agregador, em jeito de balanço, onde agradeceu a colaboração de toda a vereação durante o mandato. Realçou ainda a transparência das contas e o facto de as mesmas não reflectirem os avultados investimentos em curso.
O Mirante

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Secção da JSD de Santarém promove Campanha de Sensibilização de Apelo à Participação Cívica



A Comissão Política de Secção da Juventude Social Democrata de Santarém iniciou mais uma Campanha de Sensibilização, tendo como objectivo principal apelar à participação cívica dos cidadãos nos actos eleitorais que se avizinham, designadamente, Europeias, Legislativas e Autárquicas.


No passado dia 04 de Abril a JSD colocou um outdoor alusivo ao tema, tentando assim sensibilizar os jovens para a necessidade de participarem na escolha dos candidatos às eleições de 2009. “Não deixes que escolham por ti, vota!” é a mensagem que a JSD utiliza nesta campanha.


João Leite, Presidente da JSD de Santarém referiu durante o lançamento desta Campanha de Sensibilização a importância de sensibilizar a sociedade para a participação nos próximos actos eleitorais “não temos moral para criticar seja quem for se no dia das eleições não exercermos o direito cívico que nos assiste. Não devemos deixar que escolham por nós!”. João Leite lembrou ainda que esta campanha irá finalizar um ciclo de Campanhas de Sensibilização que tiveram início em 2007, “esta é a sexta Campanha que realizamos, iniciámos com a sensibilização à sinistralidade rodoviária, passando pelo abandono escolar, pela protecção ambiental, abordando ainda a questão de abandono de animais e fomento da respectiva adopção. Incentivámos os jovens a participarem na vida do Concelho e agora finalizamos todo este ciclo com uma Campanha onde apelamos à participação de todos nas eleições de 2009”


A JSD pretende ainda nesta Campanha de Sensibilização distribuir panfletos informativos junto das escolas secundárias do Concelho.