sexta-feira, 20 de março de 2009

Moita Flores anuncia recandidatura num banho de multidão

Francisco Moita Flores apresentou esta quinta-feira a sua recandidatura pelo PSD à presidência da Câmara Municipal de Santarém numa sala repleta com mais de 600 pessoas, que ouviram as explicações para uma decisão que foi muito ponderada e discutida com a família.

A requalificação urbana da cidade e da zona ribeirinha foram as razões que mais pesaram para a recandidatura, a par da compreeensão da família. O afecto e os apelos do povo anónimo, o apoio do PSD e a inoperância de uma oposição que, na sua óptica, não tem capacidade para enfrentar os desafios emergentes ajudaram a consolidar essa posição.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Moita Flores anuncia candidatura à Câmara de Santarém na quinta-feira

O actual presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, independente eleito pelo PSD, vai anunciar a recandidatura à autarquia na quinta-feira, feriado municipal em Santarém.


O autarca, independente eleito pelo PSD, confirmou que "na quinta-feira terei uma comunicação a fazer".


O presidente da concelhia de Santarém do PSD e actual vereador na autarquia, Ricardo Gonçalves, confirmou a recandidatura de Moita Flores, que será anunciada quinta-feira, numa unidade hoteleira da cidade.


Segundo o dirigente social-democrata, esta decisão foi unânime na reunião da comissão política concelhia, realizada na segunda-feira, seguindo as directrizes das estruturas nacionais e distritais, que defendiam a apresentação das recandidaturas até ao final de Março.
Nas eleições autárquicas de 2005, Moita Flores pôs termo a 29 anos de gestão socialista no município, primeiro com Ladislau Teles Botas, entre 1976 e 1993, José Miguel Noras, de 1993 a 2001, e Rui Barreiro, até 2005.


O executivo camarário de Santarém é actualmente constituído por quatro eleitos do PSD, quatro do PS e a ex-CDU Luísa Mesquita.


As restantes forças políticas ainda não anunciaram os seus candidatos.

O Mirante

Secção da JSD de Santarém promove “Encontros na Nossa Terra” em São Nicolau


No passado dia 15 de Março, a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém promoveu um encontro com os jovens da Freguesia de São Nicolau e ainda com o membro do executivo da Junta de Freguesia o Sr. João Pando. Esta reunião decorreu no âmbito da iniciativa “Encontros na nossa terra”.

O encontro com o Sr. João Pando foi antecedido por um reunião com alguns jovens de São Nicolau que mencionaram o que de bom e mau existe na freguesia. Como aspectos positivos os jovens referiram as obras de requalificação do espaço público, como é o caso na Avenida Marquês de Pombal, Praceta São João e a construção de uma ciclovia, enunciaram ainda a oferta de vários serviços como o novo centro de saúde, CTT, a delegação da Junta de Freguesia, o espaço verde existente e por último a disponibilização do Parque Insuflável. Os jovens apontaram preocupações relativamente à insegurança, à falta de equipamentos desportivos, à falta de segurança para os peões que circulam na Avenida Nossa Senhora de Fátima e à falta de um espaço para a Associação de Jovens de São Domingos.

Depois de reunir com os Jovens, a Comissão Política de Secção da JSD reuniu na Junta de Freguesia com o membro do executivo João Pando que confrontado com os problemas que os jovens mencionaram, referiu que a falta de espaços desportivos é uma preocupação da Junta de Freguesia e que a requalificação de espaço existentes degradados será uma solução, quanto à insegurança a Junta de Freguesia está a promover um abaixo assinado para potenciar a criação de uma delegação da PSP em São Domingos, no que diz respeito ao espaço para a Associação de Jovens, referiu que a Junta já tem uma solução, que será num edifico onde os mais jovens e os menos jovens possam interagir com a realização de diversas actividades, neste local a Junta de Freguesia pretende colocar, internet, diversas salas e ainda um bar, no fundo será um espaço aberto a toda a sociedade, quanto à insegurança dos peões a solução passará pela colocação de lombas.

Relativamente aos grandes projectos João Pando referiu que foi uma mandato muito produtivo, “São Nicolau teve investimentos muitos grandes nestes quatro anos” referiu, destacando todas as obras que estão a decorrer no espaço público, “foi também alcatroada a estrada de São Domingos e fomos a primeira Junta de Freguesia do País a abrir uma delegação, um espaço utilizado por milhares de cidadãos”.

O Presidente da JSD de Santarém, João Leite, agradeceu a disponibilidade da Junta de Freguesia de São Nicolau em receber a Juventude Social Democrata de Santarém, “conte com a JSD, conte connosco para resolver os problemas de São Nicolau, pretendemos estar ao vosso lado na luta pela resolução dos problemas desta freguesia” referiu ainda João Leite. João Pando felicitou também a preocupação da JSD, “é com muito agrado que vejo a JSD neste tipo de iniciativas, é um sinal muito positivo que vocês estão a dar à sociedade”.


sexta-feira, 13 de março de 2009

Reunião alargada com militantes e simpatizantes da JSD de São Nicolau

A liderança da Secção da JSD de Santarém exige um claro e profundo conhecimento dos problemas específicos de todo o Concelho. Assim, indo ao encontro do programa eleitoral da actual Comissão Política, vamos realizar no dia 15 de Novembro (Domingo) uma reunião alargada com os militantes e simpatizantes da JSD de São Nicolau, a reunião decorrerá no “Café Roseira Brava” pelas 16.00h. No mesmo dia iremos reunir com o Presidente de Junta de São Nicolau o Professor Luís Arrais.


O debate interno activo e participado é sinónimo de uma estrutura partidária sã, dinâmica e atenta às ideias dos seus militantes. Por isso, não deixes de comparecer nesta iniciativa. Desafiamos-te a levares para esta reunião simpatizantes da nossa estrutura.

Com a participação de todos construiremos um Concelho e uma JSD mais forte.

Contamos com a tua participação!

terça-feira, 10 de março de 2009

Distrital da JSD de Santarém promoveu Academia do Poder Local


A Comissão Política Distrital da JSD de Santarém (CPD), no âmbito da realização do seu plano de actividades em matéria de Formação Autárquica realizou, no passado fim-de-semana de 7 e 8 de Março, no Centro de Estágios de Rio Maior, uma Academia do Poder Local, formação autárquica destinada a actuais e futuros jovens autarcas.

A Academia teve como principal objectivo, formar os jovens da JSD, de forma a prepará-los melhor para os desafios do poder local. A Academia decorreu durante o dia de Sábado e a manhã de Domingo e contou com diversos painéis de debate que abordaram os temas mais relevantes em matéria de Poder Local.


A formação iniciou-se com uma palestra sobre o Poder Local em Portugal da responsabilidade do Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, professor de Direito e mandatário da candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara de Lisboa.


Durante a manhã houve ainda tempo para debater as Freguesias, tendo como convidado Luís Castelhano, Membro do Conselho Directivo da ANAFRE.


Após o almoço, que contou com a presença do Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, Joaquim Cruz, a tarde intensa de trabalho começou com um debate sobre o papel dos representantes na Assembleia Municipal, que contou com a presença de Miguel Relvas, Deputado e Presidente da Assembleia Municipal de Tomar, e de Nuno Serra e António Nobre, líderes da bancada do PSD nas Assembleias Municipais de Santarém e Torres Novas, respectivamente.


Seguiu a formação com a intervenção de Isabel Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, em representação da ANMP, que falou do papel dos presidentes de Câmara, e da sua experiência pessoal enquanto “mulher autarca”.


Finalmente, para terminar o primeiro dia de formação foi a vez de se ouvir António Paiva, representante dos Municípios na Comissão Executiva do PO Centro e de debater os desafios do QREN para as Autarquias Locais.
Em época de Tasquinhas em Rio Maior houve também lugar a um jantar e noite de diversão no evento que decorreu em Rio Maior.
No Domingo de manhã e para encerrar com chave de ouro, foi a vez do debate sobe as diversas formas de exercício do poder nas Câmaras Municipais, tendo como oradores Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que ganhou as eleições mas governa sem maioria e Fernando Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Odivelas, que aceitou pelouros embora não seja do partido de venceu as eleições.
O almoço de encerramento da Academia contou com a presença de Isaura Morais, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior e de Vasco Cunha, Presidente da Distrital do PSD, que se juntaram aos formandos e aos dirigentes responsáveis pela iniciativa, Vânia Neto, Presidente da Distrital da JSD de Santarém e Leandro Jorge, Presidente da JSD de Rio Maior, anfitrião do evento.
O resultado final da Academia de formação foi extremamente positivo, tendo os objectivos sido plenamente cumpridos, permitiu aos cerca de 30 jovens inscritos, aprender e aprofundar conhecimentos em matéria de Poder Local, fortalecendo a capacidade de potenciais futuros jovens autarcas do PSD no Distrito.

terça-feira, 3 de março de 2009

Vânia Neto substitui Lígia Batalha na Vereação de Santarém

A vereadora da Cultura e Acção Social na Câmara de Santarém, Lígia Batalha suspendeu esta tarde o mandato por um período de seis meses. A autarca do PSD vai ser substituída por Vânia Neto, que era adjunta do presidente Francisco Moita Flores.
Lígia Batalha justificou a suspensão com motivos pessoais, políticos e profissionais.

Vânia Neto, 29 anos, jurista, exercia as funções de adjunta do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores (independente eleito pelo PSD).

Além dos pelouros que pertenciam a Lígia Batalha - património cultural e ambiente -, Vânia Neto fica ainda com pelouros que estavam na alçada do presidente da autarquia - recursos humanos, modernização administrativa e gestão da informação, central de compras, património municipal, assuntos jurídicos e contencioso, desenvolvimento económico, gabinete de apoio ao investidor e ao sector empresarial e auditoria.

Frisando que acompanhava já a maioria dos assuntos de que agora assume a responsabilidade política, Vânia Neto disse à agência Lusa que não poderia recusar assumir uma função para a qual se candidatou ao integrar a lista liderada por Moita Flores.