quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Academia do Poder Local - Formação Autárquica Distrital


A Comissão Política Distrital da JSD de Santarém (CPD) torna público que no âmbito da realização do seu plano de actividades em matéria de Formação Autárquica irá realizar, nos próximos dias 7 e 8 de Março (Sábado), no Auditório do Centro de Estágios de Rio Maior, uma Academia do Poder Local, formação autárquica destinada a actuais e futuros jovens autarcas. A Academia tem como objectivo formar os jovens da JSD, de forma a prepará-los melhor para os desafios do poder local.


A Academia decorrerá durante o dia de Sábado e a manhã de Domingo e contará com diversos painéis de debate onde estarão presentes jovens autarcas do PSD do Distrito que dão a cara, quer no exercício do poder, quer na oposição, nos diversos órgãos autárquicos, como Nuno Serra e António Nobre, líderes da bancada do PSD nas Assembleias Municipais de Santarém e Torres Novas, respectivamente.


A iniciativa contará ainda com a presença de oradores, figuras conhecidas do Poder Local, como Luís Castelhano, Membro do Conselho Directivo da ANAFRE, Isabel Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, em representação da ANMP, Miguel Relvas, Deputado e Presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Fernando Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Odivelas, António Paiva, representante dos Municípios na Comissão Executiva do PO Centro e Isaura Morais, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Está bem... façamos de conta

Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.
Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação.
Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus.
Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

3ª Universidade da Europa - Candidaturas abertas


O processo de candidaturas já está aberto. Podes ver como foi a 1ª edição, ver a carta-convite, o programa com os temas e fazer o download da Ficha de Candidatura ou candidatares-te online em: http://www.psdeuropa.org/univeuropa.

JSD lança Programa Nacional de Voluntariado e Estágios Políticos

A JSD acaba de lançar o seu primeiro Programa Nacional de Voluntariado e Estágios Políticos.
A JSD pretende abrir-se cada vez mais à participação e intervenção política dos jovens portugueses, sejam ou não militantes ou simpatizantes da JSD e do PSD.
Para estimular esse gosto pela participação na Política, a JSD quer dar a oportunidade a um grupo de jovens portugueses de se envolverem no processo de produção política de uma das maiores organizações partidárias portuguesas.

Os Voluntários e Estagiários a serem escolhidos neste Programa terão a oportunidade de estar no coração da actividade política portuguesa, de contactar e conhecer vários dos principais dirigentes políticos, económicos e sociais de Portugal, de analisar e discutir os principais assuntos do País, de fazer propostas e denunciar casos que serão ouvidos nacionalmente.
O sucesso deste Programa é muito importante para a qualidade da acção política da JSD, e naturalmente para os resultados no ciclo eleitoral que se avizinha!
Todos os detalhes sobre o Programa no site: www.jsd.pt/voluntariado .
O prazo de candidaturas termina a 20 de Fevereiro!
Para quaisquer dúvidas contactar o e-mail oficial do Programa: voluntariado@jsd.pt.
É uma grande oportunidade para a JSD e para Portugal!

Plenário de Secção e Conselho Distrital

Realizou-se no passado dia 6 de Fevereiro o Plenário de Secção da JSD de Santarém, foram aprovados por unanimidade o Relatório de Contas de 2008 e o orçamento para 2009 e foi também discutido o tema para a próxima Campanha de Sensibilização que a Secção pretende elaborar. Quanto à análise Politica João Leite apresentou o Plano de actividades para 2009 e o Relatório de Actividades de 2008, ambos os documentos espelham o empenho e a determinação da actual Comissão Política.

Relatório de Actividades desde 9 de Maio de 2008 até 6 de Fevereiro de 2009:


→ Elaboração de um Comunicado - Relatório de Contas de 2007 da CMS
→ Reunião com Presidente da JSD Nacional em Santarém
- Visita da CPN/JSD a Santarém
→ Participação activa nas eleições do PSD Nacional:
- Apoio à candidatura do Dr. Pedro Passos Coelho
- João Leite nomeado Director de Campanha Distrital de Santarém para a candidatura do Dr. Pedro Passos Coelho
- Eleições para o Congresso Nacional do PSD: João Leite e Carla Neto foram eleitos
→ Participação na organização da Festa de Verão da JSD Distrital
→ Participação activa nas eleições do PSD Concelhio
- Apoio ao candidato Dr. Ricardo Gonçalves
→ Campanha de Sensibilização Ambiental
- Reunião com Vereadora Lígia Batalha
- Lançamento de um Outdoor
- Distribuição de panfletos junto as Escolas do Concelho
→ Participação na Universidade de Verão – Diogo Gomes
→ “Encontros na Nossa Terra” – Amiais de Baixo
- Reunião com Jovens
- Reunião com Presidente de Junta de Freguesia
→ Participação activa nas eleições da JSD Nacional e no Congresso Nacional:
- Apoio à candidatura de Bruno Ventura e Vânia Neto
- Diogo Gomes eleito Conselheiro Nacional e Carolina Figueira eleita para a Jurisdição Nacional
→ “Encontros na Nossa Terra” – São Vicente do Paúl
- Reunião com Jovens
- Reunião com Presidente de Junta de Freguesia
→ Participação na organização do Jantar de Natal do PSD e JSD
→ Campanha de Solidariedade
- Reunião com Instituições de Solidariedade do nosso Concelho
- Recolha de Presentes no Jantar de Natal do PSD e JSD
- III Espectáculo de Solidariedade
- Entrega de Presentes pelas crianças do Lar de Santo António
→ Participação nas eleições para a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIM-LT): João Leite foi eleito
→ “Encontros na Nossa Terra” – Pernes
- Reunião com Jovens
- Reunião com Presidente de Junta de Freguesia
→ Participação em todas as iniciativas organizadas pelas restantes estruturas do Partido
- CPN/JSD
- CPD/JSD
- CPD/PSD
- CPS/PSD
→ Presença em todas as reuniões
- CPS/PSD (quinzenalmente – 2 elementos)
- CPD/JSD
- Reuniões Preparatórias da Assembleia Municipal
- Conselhos Distritais da JSD e PSD
→ Intervenção activa na Assembleia Municipal e Conselho Municipal da Juventude
→ Informação permanente através do Blog, sms e envio de e-mails

Neste Plenário foi criado formalmente o Gabinete de Apoio à Comissão Política de Secção, composto pelos seguintes elementos: José Duarte, Duarte Cerveira, Ricardo Rato, Andreia Ribeiro, Alexandre Paulo, José Fernando, Cátia Carvalho, Francisco Peres, José Azoia e Hugo Rodrigues. O objectivo deste Gabinete é coadjuvar a Comissão Política no exercício das duas funções.

No dia seguinte em Abrantes realizou-se mais um Conselho Distrital onde foram também aprovados por unanimidade o Relatório de Contas de 2008 e Orçamento para 2009. João Leite apresentou aos Conselheiros Distritais as principais iniciativas que a Secção da JSD de Santarém tem vindo a elaborar. Este Conselho Distrital teve também como objectivo apresentar a estratégia da Distrital para enfrentar os próximos três combates eleitorais de 2009.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Plenário de Secção da JSD de Santarém


Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, convoca-se a Assembleia de Secção da JSD de Santarém para reunir no próximo dia 6 de Fevereiro de 2009 pelas 21h30, na Sede do PSD de Santarém, sita na Calçada Mem Ramires, n.º 10, com a seguinte ordem de trabalhos:
1 – Informações e análise da situação política;
2 – Apreciação e votação do relatório de Contas de 2008;
3 – Apresentação do Plano de actividades e votação do Orçamento para 2009;
4 – Discussão do tema para a próxima Campanha de Sensibilização.
O Presidente da Mesa do Plenário
Luís Valente

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Secção da JSD de Santarém promove “Encontros na Nossa Terra” em Pernes

No passado dia 30 de Janeiro, a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém promoveu um encontro com os jovens da Freguesia de Pernes e ainda com o Presidente da Junta de Freguesia o Sr. José Viegas. Esta reunião decorreu no âmbito da iniciativa “Encontros na nossa terra”.

O encontro com o Presidente da Junta foi antecedido por um reunião com alguns jovens de Pernes que mencionaram o que de bom e mau existe na freguesia. Os jovens mostraram alguma preocupação relativamente à ausência de medidas para criar postos de trabalho, à falta de equipamentos desportivos e por último mencionaram a necessidade da criação de um espaço de lazer que possa servir como local de encontro entre os jovens.

Depois de reunir com os Jovens, a Comissão Política de Secção da JSD reuniu na Junta de Freguesia com o Presidente José Viegas, que confrontado com os problemas que os jovens mencionaram, afirmou que estão em curso projectos muito importantes que resolvem grande parte dos problemas existentes, como por exemplo, a zona industrial, a requalificação do Mouchão, a zona desportiva que envolve a construção de um campo de futebol, pavilhão desportivo e sede do Atlético de Pernes e por último o Presidente de Pernes destacou a importância da concretização dos projectos que envolvem as compensações Ota-Alcochete, estas irão permitir criar centenas de postos de trabalho directa e indirectamente. José Viegas afirmou que “todos estes projectos esperavam por uma resolução à mais de 30 anos, foi o mandato que me deu mais prazer mas também foi o mandato que me deu mais trabalho”, o responsável pela Freguesia destacou também que tudo isto só é possível devido a determinação, vontade e empenho do actual executivo PSD liderado por Moita Flores, “foi sem dúvida a melhor Câmara que tivemos em Santarém depois do 25 de Abril”, afirmou.
José Viegas referiu que neste mandato foram ainda concretizados outros projectos, como por exemplo, a requalificação do Largo do Rossio, do Jardim do Alviela, climatização de todas as escolas da Freguesia e foram dados os passos mais importantes na luta contra a poluição do Alviela.

O Presidente da JSD de Santarém, João Leite, agradeceu a simpatia e disponibilidade que o Presidente de Pernes demonstrou, referindo também que a JSD será mais uma voz na resolução dos problemas de Pernes, “disponha do nosso empenho e da nossa determinação para ajudar a resolver os problemas de Pernes” disse João Leite. José Viegas felicitou também a postura da JSD, referindo que é importante ter jovens preocupados com Pernes.