segunda-feira, 24 de novembro de 2008

JSD promove “Encontros na Nossa Terra” em São Vicente do Paúl

No passado dia 22 de Novembro, a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém promoveu um encontro com os jovens da Freguesia de São Vicente do Paúl e ainda com o Presidente da Junta de Freguesia o Sr. Ricardo Costa. Esta reunião decorreu no âmbito da iniciativa “Encontros na nossa terra”.

O encontro com o Presidente da Junta foi antecedido por um reunião com alguns jovens de São Vicente do Paúl que mencionaram o que de bom e mau existe na freguesia. Foi com agrado que a Comissão Política da JSD verificou que os jovens estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia, apontando só como aspecto negativo, a falta de um espaço onde os jovens possam ter acesso à internet e a outros meios de informação e cultura, no fundo um local de encontro para os jovens de São Vicente do Paúl. Como factores positivos os jovens destacaram as excelentes condições que existem para a prática desportiva e a rede viária.

Depois de reunir com os Jovens, a Comissão Política de Secção da JSD reuniu na Junta de Freguesia com o Presidente Ricardo Costa, que confrontado com o problema que os jovens mencionaram, afirma que estão a ser criados dois espaços importantes para os jovens poderem ter acesso às novas tecnologias e conviverem. A sede para os Motares e também o futuro Centro Pastoral. Salientou também que no edifício da Junta de Freguesia os jovens podem ter acesso à internet.

Questionado pela JSD sobre os projectos realizados no actual mandato, o Presidente de São Vicente do Paúl afirma que neste mandato foram realizadas obras importantes, como por exemplo, o piso sintético no Gimnodesportivo, pavimentação/requalificação da rede viária e o projecto para a construção de um jardim que terá inicio no próximo ano, investimentos que rondam os 550 mil euros.

No final da reunião o Presidente de Junta fez questão de apresentar à Comissão Politica da JSD as obras que tem efectuado desde que foi eleito Presidente de Junta de Freguesia.

O Padre Ricardo Madeira mostrou também à JSD as obras que estão a ser efectuadas no futuro Centro Pastoral, este projecto visa a construção de várias salas de catequese, sala de internet, biblioteca, ludoteca entre outras valências.

O Presidente da JSD de Santarém, João Leite, agradeceu a simpatia e disponibilidade que o Presidente de São Vicente do Paúl demonstrou, garantindo que a JSD irá ser mais uma voz na luta pela resolução dos problemas de São Vicente.



sexta-feira, 21 de novembro de 2008

JSD realiza mais um "Encontros na Nossa Terra"

No próximo Sábado a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém realiza mais um “Encontro na Nossa Terra”, desta vez a iniciativa vai ter lugar em São Vicente do Paul às 15h.. O objectivo é reunir com um conjunto de jovens da Freguesia para que a JSD consiga perceber da melhor forma os problemas que existem em São Vicente. Depois da reunião com os jovens a JSD irá reunir com o Presidente de Junta da respectiva freguesia, o Sr. Ricardo Costa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Educação: Candidato a líder da JSD Bruno Ventura defende demissão da ministra

Lisboa, 14 Nov (Lusa) -- O candidato a líder da JSD Bruno Ventura defendeu hoje a demissão da ministra da Educação, apelando a que não se prolongue "a situação caótica" das escolas "apenas pela arrogância ou pela teimosia do primeiro-ministro".


Através de um comunicado a que a agência Lusa teve acesso Bruno Ventura defendeu que "para que as condições de ensino-aprendizagem sejam devolvidas às escolas e para que os jovens portugueses possam retomar o seu normal percurso educativo é urgente substituir a ministra da Educação, porquanto esta governante é, em si, o foco do problema".

"Os estudantes e a juventude portuguesa merecem este gesto de humildade por parte do Governo. O que está em causa é demasiado importante para que uma situação caótica seja mantida apenas pela arrogância ou pela teimosia do primeiro-ministro", acrescentou o candidato a líder da JSD.

De acordo com Bruno Ventura, "os acontecimentos dos últimos dias nas escolas provam que esta ministra é hoje parte do problema e não fará parte da solução", mas além da substituição de Maria de Lurdes Rodrigues "é urgente que mudem as políticas e que o diálogo seja restaurado".
"Há poucos dias foram os professores a manifestarem-se contra a ministra da Educação. Hoje, são os alunos que protestam. Qualquer dia, a ministra da Educação só tem mesmo o apoio da Directora Regional de Educação do Norte. Será que chega?", interrogou o jovem social-democrata, que vai defrontar o actual líder da JSD, Pedro Rodrigues, no Congresso de 28, 29 e 30 deste mês, em Penafiel.

Quanto às manifestações de alunos, Bruno Ventura considerou "natural que os alunos se manifestem contra medidas com as quais não concordam, sendo de estranhar, por isso, a atitude o senhor secretário de Estado Ajunto da Educação, que lançou a suspeição sobre a organização dessas manifestações".

O candidato a líder da JSD referiu que "também hoje, a diligente Directora Regional de Educação do Norte, conhecida por ter institucionalizado a 'bufaria' no seu serviço, lançou a mesma suspeição -- desta vez contra funcionários do próprio ministério".
"A juventude portuguesa rejeita estes paternalismos por parte da tutela educativa. Os jovens são e serão sempre livres de se manifestarem contra o que vai mal no nosso país, por muito que isso custe ao Governo", reagiu Bruno Ventura.

Num balanço da política educativa do Governo, Bruno Ventura assinalou que Portugal passou "a ser o pior país de toda a União Europeia nos números do abandono escolar" e que as escolas públicas desceram no "ranking" dos exames nacionais em relação às escolas privadas, o que atribuiu à "via do facilitismo".

"O Ministério da Educação deixou por concretizar a educação para a Saúde e a educação sexual", deixou "por fazer uma verdadeira reforma relativa aos manuais escolares" e "a verdadeira reforma curricular" e "perdeu a oportunidade de reformar a escola", apontou ainda Bruno Ventura.
2008 LUSA

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vânia Neto candidata à Mesa do Congresso Nacional da JSD

A actual Presidente da JSD Distrital de Santarém apresentou candidatura à Mesa do Congresso Nacional da JSD. A sua candidatura é afecta à de Bruno Ventura, candidato à Comissão Política Nacional da JSD, no próximo Congresso Nacional que se vai realizar nos dias 28, 29, 30 de Novembro em Penafiel.

Vânia Neto é militante da Secção de Santarém. Foi Presidente da Comissão Política de Secção. Em 2005 liderou um grupo de jovens que acreditou que era possível vencer as eleições autárquicas, foi um dos rostos da vitória de 2005 do PSD em Santarém.

Neste corrente ano foi nomeada para coadjuvar o Dr. Luís Filipe Menezes na liderança do PSD Nacional.

Actualmente é Presidente da Distrital da JSD de Santarém e adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Em suma uma militante com muitas provas dadas e que tem honrado sempre a nossa Secção.

Vânia Neto torna-se assim na primeira militante da Secção de Santarém a candidatar-se ao cargo de Presidente da Mesa do Congresso.

A Comissão Política de Secção da JSD de Santarém apoia por unanimidade a sua candidatura como também a candidatura de Bruno Ventura.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

MANUELA FERREIRA LEITE em OURÉM, no próximo dia 12 de Novembro

A Comissão Política Distrital do PSD de Santarém em colaboração com a Comissão Política Concelhia do PSD de Ourém, vai promover no próximo dia 12 de Novembro de 2008 (quarta-feira), pelas 21h00m, no Complexo Turístico D. Nuno (Sala Rochedo), localizado em Boleiros, freguesia de Fátima (em Ourém), o Colóquio “Portugal em crise! Que alternativa?” que contará com a presença da Dra. Manuela Ferreira Leite, Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Manuela Ferreira Leite acusa engenheiro Sócrates de "ilusionismo"

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, acusou José Sócrates de governar o país com políticas de ilusionismo e que a actual situação da economia portuguesa é fruto das opções socialistas. No discurso de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, Manuela Ferreira Leite centrou as suas críticas ao Governo num alvo: o engenheiro Sócrates.

A presidente social-democrata afirma que José Sócrates não tem falado a verdade, não tem cumprido as promessas e traiu a confiança dos portugueses. E deu como exemplo o Orçamento de Estado para 2009, que o PSD considera um orçamento irrealista, que vai precisar de ser rectificado ao longo do ano.

“O Orçamento Rectificativo de 2005 foi o princípio da grande mentira. Quem não se lembra do pretenso défice de 6,83 por cento, transformado por artes mágicas em 6,1 passados poucos meses”, recordou a líder social-democrata.

“Esta mesma prática está a ser utilizada no Orçamento para 2009. Escolheu-se um resultado de acordo com as conveniências políticas do momento, e deu-se largas à criatividade para que tudo bata certo com este resultado. Este Orçamento é um exercício de grande ilusionismo, à medida do estilo a que o engenheiro Sócrates nos habituou”, acusou.

Para Manuela Ferreira Leite o “Orçamento Rectificativo de 2005 partiu de um exercício de ficção, nunca antes ocorrido em democracia e marcou logo o estilo do Governo”.

O Orçamento de Estado para 2009 tem “inúmeros exemplos de duplicidade”, declarou Manuela Ferreira Leite referindo-se ao “episódio de apresentação do Orçamento de Estado para 2009 que foi apresentado por quatro ministros”.

“O Governo introduz uma importante alteração à Lei do financiamento dos partidos, que tentou que passasse despercebida a todos os deputados. Denunciada a iniciativa, o Governo apressou-se a desmentir, acusando a Oposição de erro de interpretação. Depois evoluiu para gralha. Finalmente negou conhecer a existência da norma e do seu autor”, descreveu.

“Como de pode confiar num Governo que entregou na Assembleia da República um documento com a importância da lei orçamental sem sequer verificar o que ele contém?”, questionou Manuela Ferreira Leite perante os deputados do PSD.

José Sócrates traiu a confiança dos portugueses

A presidente social-democrata acusa José Sócrates de ser um político em quem não se pode confiar e de ter traído a confiança dos portugueses.

“Não podemos confiar em alguém que diz hoje uma coisa e amanhã o seu contrário, que afirma algo como se fosse verdade e depois age exactamente ao contrário do que apregoou”, defendeu Manuela Ferreira Leite.

“O Engenheiro Sócrates traiu a confiança dos portugueses, traçou o seu caminho e não quis que nada lhe tolhesse o passo, porque tinha os olhos postos no horizonte das eleições de 2009”, afirmou Manuela Ferreira Leite perante os deputados sociais-democratas.

“Quando deixa de se acreditar, naqueles em quem se confia porque não vão olhar pelos nossos interesses e vão utilizar o poder que lhes atribuímos para nos enganar, instala-se a desconfiança”, acrescentou.

Crise financeira

A líder do PSD afirmou “que com o engenheiro Sócrates nunca se sabe de que lado está a verdade”, e apontou como exemplo “o que se passou com a crise financeira”.

“Por um lado, actuou sempre como se tivesse sido apanhado de surpresa. Depois assegurou que Portugal era imune à crise. Afinal há dez dias numa entrevista afirmou ‘que a crise financeira já era visível no início deste ano’. Como se pode confiar num primeiro-ministro que não tomou em consideração na sua actuação política um facto desta gravidade? E agora confessa que afinal já a conhecia desde o início do ano?”, questionou.

Para Manuela Ferreira Leite “a crise internacional veio precipitar as consequências mais óbvias de uma política de exibicionismo que o PSD tem denunciado”.

Segundo Manuela Ferreira Leite, “fala-se hoje numa profunda crise de confiança a nível internacional, mas a nível nacional sente-se a mesma descrença”.

Governo tenta calar a Oposição

Manuela Ferreira Leite acusa o Governo de trabalhar contra a Oposição, tentando mandá-la calar.

“Em vez de ouvir atentamente e ponderar nas melhores soluções, o engenheiro Sócrates manda os seus ministros responder desabridamente a que ousou pensar diferente e melhor do que ele.

Em vez de ter ministros para resolver problemas dos portugueses, o primeiro-ministro tem ministros ocupados em tomar conta da Oposição, tem ministros com funções jornalísticas, ministros que fazem de comentadores e ministros com vocação comercial”, acusou.

“O engenheiro Sócrates não aceita conselhos, acha mesmo que nem vale a pena parar para pensar”, disse a líder social-democrata.

“Bem pode o engenheiro Sócrates usar e abusar da sua maioria absoluta, bem pode o engenheiro Sócrates organizar eventos e espectáculos de luz e som com que pretende distrair, encandear ou ensurdecer os portugueses. Bem pode querer calar a Oposição e todos os que ousam passar sem fazer a devida vénia”, rematou.

Cristina Sambado, RTP

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PSD lamenta aumento do desemprego no distrito

A Distrital de Santarém do PSD lamenta em comunicado, o “significativo aumento” do desemprego na região, referindo os 327 novos inscritos nos centros de emprego do distrito em Setembro, mais 12,4 por cento relativamente a Setembro de 2007.

No final de Setembro “havia um acréscimo de um por cento quando em comparação com o período homólogo de 2007”, afirma o comunicado resultante de uma reunião da Comissão Política Distrital com todas as concelhias, a JSD, os trabalhadores e os autarcas sociais-democratas.

Para os sociais-democratas, quaisquer que sejam os indicadores oficiais, “a realidade desmente o discurso oficial”, pois “há mais desemprego e, infelizmente, a sua tendência é para o crescimento”.

Afirmando que a promessa do Governo de criação de 150.000 novos empregos “não tem qualquer significado nem qualquer aplicação” na região, a Distrital do PSD lamenta o anúncio de “projectos atrás de projectos” apresentados como “geradores de muito emprego” quando a realidade é a do crescimento do desemprego, “apenas atenuado pela geração de emprego que muitas micro e pequenas e médias empresas ainda vão conseguindo”. “São estas empresas que têm suportado a economia da região e do país”, afirma o comunicado.

O Mirante

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Tempo dos Líderes - História da JSD

No passado dia 19 de Julho, 34ª aniversário da JSD, foi lançado “O Tempo dos Líderes”, um historial das lideranças nacionais da Juventude Social Democrata, vistas à luz dos acontecimentos que marcaram Portugal e o Mundo.

DOWNLOAD .::. VERSÃO PDF (30mb)