segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Grupo de cidadãos organiza jantar de apoio a recandidatura de Moita Flores

Cerca de uma centena de pessoas juntou-se à mesa na noite de sábado num jantar de apoio à recandidatura de Francisco Moita Flores à presidência da Câmara Municipal de Santarém. O autarca, que só soube da iniciativa na véspera, compareceu a essa organização da sociedade civil mas disse a O MIRANTE que ainda não era tempo para esse tipo de decisões.

“Estou um bocado sem palavras, meio em choque, meio comovido. Não venho anunciar a minha recandidatura nem é essa a ideia. A ideia é a gente encontrar-se, falar do futuro. Vou registar isto. Sei que é uma iniciativa de gente independente, gente descomprometida, e isso agrada-me porque é sinal de que as pessoas compreenderam esta candidatura e compreenderam o que se está a passar e o tamanho do trabalho que está pela frente, que se tem feito e que se está a fazer”, declarou Moita Flores ao nosso jornal.

Nuno Alves Ferreira, um militante não activo do PSD, assumiu-se como porta-voz do grupo de cidadãos onde se encontravam pessoas conotadas com vários quadrantes políticos, do PS ao PSD passando pela CDU e pelo CDS. “A iniciativa partiu de um grupo reduzido de cinco pessoas que pensaram que era importante dar ao dr. Moita Flores um sinal de que a sociedade civil descomprometida de quaisquer máquinas partidárias, de quaisquer lóbis de interesses, aprecia o trabalho dele e pede-lhe para se recandidatar”.

Nuno Alves Ferreira afirmou que para eles é irrelevante a forma como Moita Flores se queira candidatar, seja pelo PSD seja como independente. “O nosso objectivo é unicamente expressar que há uma parte da sociedade civil que o vai apoiar. A forma como vai candidatar-se e os partidos que o apoiam não nos importa”, declarou a O MIRANTE. Na sua óptica, Moita Flores “tem feito um excelente trabalho, voltou a pôr Santarém no mapa e é a pessoa certa para continuar”.


O Mirante

terça-feira, 14 de outubro de 2008

JSD promove “Encontros na Nossa Terra” em Amiais de Baixo


No passado dia 11 de Outubro, a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém promoveu um encontro com os jovens da Freguesia de Amiais de Baixo e ainda com o Presidente da Junta de Freguesia o Sr. Joaquim Lucas. Esta reunião decorreu no âmbito da iniciativa “Encontros na nossa terra”.

O encontro com o Presidente da Junta foi antecedido por um reunião com alguns jovens de Amiais de Baixo que mencionaram o que de bom e mau existe na freguesia. Foram referidos quatro aspectos essenciais: falta de limpeza nas ruas, falta de políticas que incentivem a fixação de jovens e de tecido empresarial, pouca dinamização por parte da Junta de Freguesia na Casa do Povo e por último mencionaram a falta de manutenção dos ecopontos.

Como sugestões os jovens de Amiais de Baixo referiram que a Junta de Freguesia devia promover mais eventos na Casa do Povo, como por exemplo, a Feira do Livro, concursos de Fotografia, promover exposições, devia também criar políticas de incentivo para fixar os jovens e empresas, criar novas práticas de desporto, dando como exemplo a criação de um campo de ténis junto ao jardim e por último a colocação de mais ecopontos.

Depois de reunir com os Jovens, a Comissão Política de Secção da JSD reuniu na Junta de Freguesia com o Presidente Joaquim Lucas, que confrontado com os problemas que os jovens mencionaram, referiu que “a resolução de alguns problemas só é possível com a intervenção da Câmara Municipal”, para o Presidente só resolvendo o problema do PDM é que a Junta de Freguesia consegue fixar os seus jovens e fixar empresas. O Presidente de Amiais refere que era importante criar também uma nova via rodoviária para Santarém.

Quanto à limpeza não concorda com a opinião dos jovens, afirmando que existe um protocolo entre a Câmara e a Junta que está a funcionar muito bem.
No que diz respeito aos ecopontos admite que a manutenção pode não ser a melhor, mas os que existem são suficientes, correspondendo ao rácio estipulado pela União Europeia.

Questionado pela JSD sobre os projectos realizados no actual mandato, o Presidente de Amiais de Baixo admite que neste mandato fez pouca obra: “tenho consciência que fiz pouca obra e sinto que não devo pedir mais ao actual executivo camarário, pois pagou-me quase todas as dívidas que tinha ainda dos Mandatos do Dr. Noras e do Eng. Rui Barreiro, foram quase 400 mil euros”. Para além do pagamento das dívidas, o Presidente de Amiais destaca o alcatroamento de algumas ruas, a aquisição de casas degradadas com o objectivo de criar parques de estacionamento, as obras efectuadas no refeitório da escola, a criação do Posto de Bombeiros e a construção de Habitação Social, sendo também estes três últimos projectos da responsabilidade da Câmara Municipal, liderada pelo Dr. Moita Flores (PSD).

O Presidente de Amiais de Baixo terminou felicitando a JSD pela iniciativa, afirmando que no poder local, não deve haver distinções pelas cores partidárias, “todos devem estar preocupados em resolver os problemas dos cidadãos, independentemente de quem está no poder”, afirma.

O Presidente da JSD de Santarém, João Leite, agradeceu a simpatia e disponibilidade que o Presidente de Amiais de Baixo demonstrou, garantiu que a JSD irá ser mais uma voz na luta pela resolução dos problemas de Amiais. Destacou também que foi com agrado que pode verificar que o executivo camarário liderado pelo Dr. Moita Flores, cumpriu em Amiais uma das suas promessas: tornar a Câmara Municipal numa instituição responsável, cumprindo as suas obrigações financeiras.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

JSD reailiza mais um "Encontros na Nossa Terra"

No próximo Sábado a Comissão Política de Secção da JSD de Santarém realiza mais um “Encontro na Nossa Terra”, desta vez a iniciativa vai ter lugar em Amiais de Baixo às 15.30h. O objectivo é reunir com um conjunto de jovens da Freguesia para que a JSD consiga perceber da melhor forma os problemas que existem em Amiais. Depois da reunião com os jovens de Amiais de Baixo a JSD irá reunir com o Presidente de Junta da respectiva freguesia, o Sr. Joaquim Lucas.