terça-feira, 29 de julho de 2008

JSD reúne com vereadora Lígia Batalha


A Comissão Política de Secção da JSD de Santarém reuniu este mês com a Sra. Vereadora Lígia Batalha.
A reunião insere-se no âmbito da Campanha de Sensibilização Ambiental, que a JSD de Santarém está a levar a cabo, e teve como principais objectivos questionar a Sra. Vereadora com o pelouro da Protecção Ambiental, sobre as medidas que a Câmara tem implementado a este nível e perceber se algumas das propostas que a JSD apresentou em Março deste ano vão ser postas em prática.
A Vereadora Lígia Batalha iniciou a reunião felicitando a JSD pela postura e pela dedicação que esta estrutura partidária tem tido na defesa do Ambiente, salientando que este é um tema que deve merecer a preocupação de todos.
Quanto às propostas apresentadas pela JSD, a Sra. Vereadora referiu que algumas delas já estão a ser postas em prática, como por exemplo, a cobertura eficaz de eco-pontos no Concelho, que segundo a mesma, cumpre os rácios estipulados. No que toca à informatização, a Sra. Vereadora afirmou que: “…vamos começar pelas reuniões do executivo. Anseio que toda a troca de informações com as escolas seja feita on-line, o que nos iria poupar umas toneladas de papel e a sobrecarga dos arquivos, os quais seriam passados para suporte magnético”.
Quanto à proposta da JSD sobre a disponibilização gratuita de eco-pontos domésticos, a Sra. Vereadora referiu que: “…relativamente aos eco-pontos domésticos temos atribuído alguns como prémio mas é uma medida cuja generalização vai sair muito cara, pelo que não sei se será viável. Acho que a aposta pode continuar pelo prémio que, eventualmente, poderá ser alargado em número e público-alvo”.
A JSD mencionou também na sua proposta a importância da utilização do papel reciclado dentro da Câmara Municipal de Santarém. A Sra. Vereadora embora concorde que seja uma mais valia, afirma que “…o papel reciclado, infelizmente, ainda está mais caro do que o normal, daí ser muito difícil a qualquer organismo assumir uma despesa extra. O grande objectivo será apostar na redução do consumo e não na substituição.”
A JSD lançou ainda um desafio à Sra. Vereadora para que esta mencionasse algumas medidas que gostasse de implementar na área do ambiente caso o orçamento da Câmara Municipal de Santarém nesta área fosse ilimitado. De entre várias medidas, a JSD destacou as seguintes:
· “Substituir o uso de sacos de plástico por sacos de papel grosseiro reciclado, este sim, pode ser mais barato porque não tem que ser sujeito a processos de branqueamento ou coloração complicados e caros, envolvendo todos os agentes comerciais.
· Aumentar as áreas não impermeabilizadas no planalto recorrendo a métodos tradicionais de revestimento de superfícies, como calçada à portuguesa e relvados.
· Implementar o uso de dupla canalização para reciclagem de águas residuais.
· Apostar fortemente na educação ambiental generalizada com programas e acções para todas as idades e estratos culturais.
· Envolver a comunidade em geral e a educativa em particular nas grandes acções ambientais do concelho como a estabilização das barreiras ou a despoluição do Alviela e divulgá-las como case studies.”
João Leite, Presidente da JSD de Santarém informou a Sr. Vereadora que a JSD durante o mês de Setembro vai dar mais um passo na sua Campanha de Sensibilização Ambiental, indo junto das escolas do Concelho sensibilizar os jovens para a protecção Ambiental. Importante referir que esta Campanha arrancou com a colocação de um outddoor, onde a JSD, através de uma mensagem forte, alerta para o perigo da poluição.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ricardo Gonçalves eleito presidente da Concelhia do PSD


O vereador da Câmara Municipal de Santarém Ricardo Gonçalves foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia de Santarém do PSD, com 57 votos a favor, quatro brancos e três nulos.


Ricardo Gonçalves liderava a única lista que se apresentou à sucessão de Ramiro Matos, vice-presidente da autarquia, que se mantém na estrutura como presidente da Mesa da Assembleia concelhia, para o qual foi eleito com 53 votos a favor, nove brancos e dois nulos.



segunda-feira, 21 de julho de 2008

Comunicado do candidato à CPS/PSD - Ricardo Gonçalves

No próximo dia 26 de Julho haverá eleições para os órgãos da Concelhia de Santarém do PSD, para o mandato 2008/2010.

Decidi ser candidato a Presidente da Comissão Política de Secção e reunir uma equipa forte, com dois grandes objectivos de mandato, face aos desafios que representam as eleições de 2009:

- Que o PSD volte a ganhar as eleições Autárquicas, com o Dr. Moita Flores como Presidente da Câmara, com mais mandatos e Juntas de Freguesia.

- Que o PSD de Santarém eleja um Deputado à Assembleia da República nas eleições Legislativas.

O PSD deu esperança a Santarém com a vitória em 2005 e a esse trabalho terá de dar continuidade, com a responsabilidade que o poder implica.

Queremos aproximar ainda mais o PSD das pessoas. Cativar novos militantes e eleitores. Potenciar a participação dos mais jovens, criando um ambiente propício à colaboração entre eles e os militantes mais antigos, produzindo, em conjunto, ideias e políticas, pelo Futuro de Santarém.

O PSD de Santarém enfrenta novos e aliciantes desafios e, com o trabalho de todos os seus militantes, estará à altura de voltar a merecer a confiança de Santarém, transformando todas as nossas capacidades em progresso e desenvolvimento, para continuar a antecipar e a realizar o Futuro de Santarém.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ricardo Gonçalves candidato à liderança do PSD/Santarém

O vereador da Câmara de Santarém Ricardo Gonçalves é para já o único candidato conhecido à liderança da concelhia local do PSD, cujas eleições decorrem a 26 de Julho. Como grandes objectivos estão a vitória nas próximas autárquicas, com Moita Flores como presidente da câmara, e a eleição para deputado à Assembleia da República de um militante da concelhia nas legislativas de 2009. A intenção é ainda aumentar os mandatos nos vários órgãos autárquicos e conquistar mais juntas de freguesia.

O Mirante

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Manuela Ferreira Leite exige explicações sobre investimentos públicos

Em entrevista a um canal privado de televisão, Manuela Ferreira Leite exigiu que o Governo informe como e quando vão ser pagas as obras públicas projectadas para as próximas décadas.
A presidente do PSD manifestou estar preocupada com o «volume astronómico de investimento público para o qual o país não tem dinheiro». Além disso, frisou Manuela Ferreira Leite, o país está de tal forma endividado, pelo que «não há legitimidade democrática para um Governo tomar decisões cujas consequências caem em cima de outros sem previamente ter dado essa explicação e essas informações». Atendendo à situação económica do país, a líder do PSD quer evitar que, no futuro, qualquer Governo fique refém de uma política de «factos consumados» e que hipoteque as próximas gerações

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Festa de Verão da Distrital da JSD de Santarém - 12 Julho - Sede Distrital


A Comissão Política Distrital vai organizar uma Festa de Verão no próximo dia 12 de Julho (Sábado) a partir das 13h no Jardim da Sede Distrital, com almoço e música durante a tarde.

A Distrital conta com a ajuda da Secção de Santarém na organização, na sequência daquilo que foi combinado na última reunião da Distrital alargada.

Esta iniciativa tem como objectivos reunir num almoço convívio todas as secções do Distrito, permitir que os militantes conheçam e utilizem a Sede Distrital (costume que com o tempo se tem vindo a perder) e marcar o início das férias.
Durante a manhã, a partir das 10h30, há Conselho Distrital da JSD na Sede Distrital, ao qual se seguirá a Festa.
Quanto às inscrições elas podem ser feitas por mail ou por tel para a Teresa Rodrigues (917050914) até ao próximo dia 9 de Julho! (Almoço - Porco no Espeto - 5€ JSD / 10 € PSD).

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Dois centros escolares com apoios de 3,4 milhões


A Câmara Municipal de Santarém recebeu, na passada sexta-feira, resposta favorável às candidaturas apresentadas ao FEDER para construção dos Centros Escolares de Alcanede e Jardim de Baixo, no âmbito da Carta Educativa.

O valor do global do investimento ascende a 1,7 milhões de euros para cada Centro Escolar.
Com a construção dos dois Centros Escolares, comparticipados em 70%, a autarquia pretende dotar a freguesia de Salvasdor de um equipamento escolar irá centralizar a oferta educativa do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico Salvador deste tipo de equipamento, e no caso de Alcanede, dar uma resposta mais capaz à maior freguesia rural do Concelho, centrando a oferta educativa daquela freguesia num mesmo local de modo a potenciar o sucesso escolar.

Com estas candidaturas aprovadas pela autoridade de gestão do INAlentejo, a Câmara Municipal de Santarém dispõe agora de condições mais favoráveis à prossecução destes investimentos cujos concursos se encontram em fase de análise de propostas.
A formalização destes financiamentos teve lugar na terça-feira, em Beja, com a assinatura por parte da Autoridade de Gestão da INAlentejo e do Município de Santarém, na pessoa do seu presidente, Francisco Moita Flores.
O Ribatejo