quinta-feira, 31 de maio de 2007

PSD responde à conferência de imprensa do PS

COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DE SANTARÉM DO PSD

A Comissão Política Concelhia de Santarém do PPD/PSD, tendo tomado conhecimento do conteúdo de uma conferência de imprensa do PS Santarém, vem difundir o seguinte COMUNICADO:

1- Os eleitos do PS, a quem seria exigível uma oposição séria e colaborante na resolução dos problemas do concelho, de que aquele partido é o único responsável, prefere distrair a opinião pública com fait-divers que em nada contribuem para a melhoria de Santarém;


2- Também não deixa de ser curioso o sentido de oportunidade deste partido. A escassos dias do inicio da Feira Nacional da Agricultura e Feira do Ribatejo, evento complementado por Corridas de Touros e animações promovidas pela Câmara Municipal, vêm proferir ataques de mera partidarite (ou má digestão de pela primeira vez se conseguirem grandes eventos em Santarém, que atraem milhares de turistas) podendo pôr em causa o sucesso destes ícones do concelho;


3- Os pretensos conflitos que são criticados, têm na sua base situações criadas pelo próprio partido socialista. Foram estes protagonistas que de tanto dialogarem depauperaram os cofres municipais com injecções de capital no CNEMA, superiores a 5 Milhões de Euros, dando força a uma sociedade anónima até que esta se sinta no direito de afrontar a própria autarquia (a mesma que lhe legou as principais manifestações de tradição do concelho), enxovalhando as suas memórias colectivas, relegando para uma praça desmontável e ambulante as afamadas corridas da nossa Monumental;


4-Já quanto à CULT se é conflituoso defender os interesses de Santarém, assegurando o controlo pela Autarquia de 51% do capital social da empresa que deterá o negócio de duas àreas essenciais como a água e o saneamento básico, contra negócios cinzentos e mal conduzidos, não sabemos então agir de outra forma para alcançar o nosso único objectivo: a defesa de Santarém;


5- Permitimo-nos rectificar o alegado tempo de atraso nas obras de saneamento no concelho. Não são dezoito meses, nem sequer dezoito anos, mas sim 30 anos de poder socialista no concelho de Santarém que não conseguiu mais do que cerca de 60% de cobertura de rede de saneamento básico em Santarém. O tão famoso, fantástico e aprimorado negócio “Águas do Ribatejo” foi apresentado em 2003, e em 2007 ainda não seria possível criar esta empresa por falta do fundo de coesão no montante de 18 Milhões de Euros. Será que estes quatro anos de estagnação em obras de saneamento, de iniciativa do PS não contam nas contas desse partido? Certamente será da memória curta que não permite, àqueles que foram penalizados no último acto eleitoral, de discernirem e separarem o que é real e essencial do que é mera arma de arremesso de areia para os olhos dos munícipes.


6- E a conferência de imprensa continuo com chorrilhos de asneiras. Lembramos que a equipa contratada para a revisão do PDM não recebia há largos meses da autarquia e tinha, no final do anterior mandato, suspendido os seus trabalhos. A carta de REN contratada a outra empresa foi adulterada por assessores do executivo anterior o que provocou a sua devolução ao município para confirmação se aquela carta efectivamente prosseguiria os interesses de desafectação, nomeadamente de freguesias onde a impossibilidade de construção estagna as aspirações de jovens em construírem o seu lar;


7- Quanto ao novo nó da A1 mais estranhamos que seja o PS a relembrar este triste episódio. Quando o Cartaxo conseguiu reivindicar um nó para esta cidade (obra inaugurada pelo actual governo PS), o executivo camarário de Santarém (PS) nada conseguiu, por falta de empenho do então Presidente da Câmara. Se de repente foram embuidos deste espírito não percebemos porque não propuseram essa obra no executivo ou directamente ao governo da sua cor. Efectivamente as conferências de imprensa e os comunicados são mais fáceis porque inibem o contraditório directo.


8- Os projectos suspensos: O complexo desportivo foi previsto para uma área quatro vezes superior ao terreno da autarquia. Parou naturalmente por falta de autorização de abate de sobreiros que já lá se encontravam há largos anos. Foi reprogramado para uma área mais central e com concentração de equipamentos. O Projecto anterior do Jardim Sá da Bandeira não é sequer comparável com a requalificação de eixos estruturantes proposta pelo actual executivo. A devolução de espaço público aos munícipes e a construção de um grande parque de estacionamento subterrâneo é de longe uma obra melhor para a nossa cidade. O Jardim das Portas do Sol estava a ir pelo mesmo caminho do Largo do Seminário. A equipa contratada pelo anterior executivo estava a fugir do caderno de encargos e a ser alvo de recomendações e inviabilizações pelo IPPAR. Com recurso aos técnicos da Autarquia conseguiu-se avançar com o processo e brevemente será lançado o concurso para reabilitação deste nobre e importante espaço da cidade. O projecto do campo da feira existente era inexequível. Requeria largos milhões de euros de investimento público que é, neste momento, inviável. Só com uma parceria público-privada se conseguirá revitalizar este espaço central. Sobre os citados planos de pormenor será proposta a sua anulação com base em informação técnica fundamentada sob a sua fraca qualidade técnica e de ordenamento do território (informação do Prof. Nunes da Silva).


9- Curiosa é também a parte final da conferência de imprensa. O Partido Socialista, que perdeu as últimas eleições autárquicas vem arrogar-se de representar todos os munícipes do concelho. Veremos na Feira Nacional da Agricultura e nas Corridas de Touros da Celestino Graça se efectivamente os munícipes se irão rever nas posições de mero ataque politico-partidário, ultrapassando as memórias de Santarém e das suas gentes, que agora, e na véspera são assumidas por este partido, com interesses que não vislumbramos, mas que certamente não são os do concelho.


10- Enquanto o PS tenta distrair a opinião pública, o PSD vai trabalhando. Climatizámos a esmagadora maioria das escolas do concelho. Dotámos os Bombeiros Municipais com mais três viaturas de combate a incêndios e socorro. Regulamentámos o apoio às associações desportivas, com atribuição transparente e justa das verbas; Temos em lançamento quatro grandes empreitadas de requalificação de espaços verdes e eixos estruturantes da cidade. Está em fase de conclusão a reabilitação do ginásio do seminário que albergará um espaço de cultura, uma sala de leitura, um posto de turismo e a casa do ambiente; Está em curso a requalificação da Rua do Mercado; Está em concurso a reabilitação do moinho de fau; Construímos 10 espaços de jogo e recreio; Estamos a recuperar diversas artérias das freguesias urbanas com repavimentação; Criámos a Casa do Associativismo; Desbloqueámos o processo dos fogos de habitação social em construção com entrega de casas a famílias carenciadas; Estamos a avançar com os processos das Zonas de Desenvolvimento Económico de Pernes e Alcanede, do Plano de Pormenor da Zona Industrial e Parquiscalabis; Reduzimos drasticamente a divida de curto prazo da autarquia e o número de credores, entre muitas outras obras e iniciativas de interesse municipal.


11- Gostávamos que o PS se comportasse com sentido de responsabilidade, que seria exigível a quem num passado recente geriu os destinos deste concelho e que é responsável pelo estado de abandono e perda de oportunidades sucessivas. Gostávamos que a oposição dos eleitos do Partido Socialista, mais que contrariar por contrariar (veja-se a não aprovação do empréstimo para a Reabilitação da Ribeira de Santarém, o voto contra nas soluções de saneamento financeiro, o voto contra nas empresas municipais e nas Águas de Santarém, no projecto das portas do Sol e na Reabilitação da Avenida Sá da Bandeira) deveriam contribuir para o sucesso do nosso concelho.


A Comissão Política Concelhia do PSD

sexta-feira, 25 de maio de 2007

CPS/JSD de Santarém apoia Movimento Pró-aeroporto da Ota

A Comissão Política de Secção da JSD de Santarém participou no passado dia 23 de Maio no jantar que serviu de apoio ao Movimento Pró-aeroporto da Ota. Nesta noite foi aprovado um compromisso cívico que reclama a construção do novo aeroporto.

A CPS/JSD de Santarém associa-se assim à Concelhia do PSD de Santarém e ao Presidente da Câmara Municipal de Santarém, na defesa da localização do aeroporto.

Para a JSD esta obra é essencial para o país e irá trazer benefícios claros para o nosso concelho, pois Santarém passará a ser a capital de distrito mais perto do novo aeroporto.

sábado, 12 de maio de 2007

JSD reuniu com ASPA

A Comissão Política de Secção da Juventude Social Democrata (JSD) de Santarém reuniu no dia 10 de Maio com a direcção da Associação Scalabitana de Protecção dos Animais (ASPA). A reunião foi promovida pela JSD, para esta perceber e conhecer melhor a associação que tem como objectivo essencial a protecção animal.

Ao longo da reunião, a direcção da ASPA foi apresentando à JSD, as dificuldades com que a associação se depara diariamente. Infelizmente são vários os problemas que a associação enfrenta, foi com muita preocupação que a JSD ouviu os seus desabafos, e as angústias de quem com poucos meios tem que fazer muito.

Com base nas dificuldades que foram apresentadas, a JSD vai apresentar um conjunto de propostas ao actual executivo camarário para minimizar ou resolver os problemas desta associação que tem ao seu abrigo perto de 200 animais, que na sua grande maioria são abandonados pelos seus donos.

No final da reunião João Teixeira Leite (Presidente da CPS/JSD de Santarém) garantiu que a associação pode contar com todo o apoio da Juventude Social Democrata, garantindo ainda na reunião, que no mês de Junho a JSD irá fazer uma campanha de sensibilização contra o abandono dos animais, que segundo a associação acontece com maior frequência nos meses de Verão, e durante esta campanha a JSD irá também promover a adopção de alguns animais.

A ASPA felicitou a postura da JSD, afirmando que o facto de esta mostrar preocupação já é um passo muito importante, chegando mesmo a afirmar: “…vocês estão de parabéns, pois é muito raro o poder político mostrar interesse pelos animais, talvez porque este tipo de animais não votam!”.